Autor Tópico: sistema de baioneta da Pentax P3 x K1000  (Lida 2356 vezes)

sorocab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
    • http://
Online: 24 de Janeiro de 2007, 16:57:51
Alguém saberia dizer se o sistema de baioneta da Pentax P3 serve para a K1000?

Obrigado


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2007, 17:11:19
Até onde eu sei, a Pentax sempre teve o mesmo encaixe, ou seja, o "K mount", depois que abandonou a rosca m42. Ao longo dos anos, o que mudou foi os contatos elétricos incluídos nas lentes com abertura automática e, posteriormente, nas autofoco.

Parece-me que todas as lentes manuais funcionam nas câmeras Pentax autofoco, mas nem todas as autofoco funcionam nas câmeras antigas, pois algumas lentes Pentax modernas não possuem anel de foco manual ou anel de aberturas na própria lente, o que inviabilizaria seu uso na K1000, por exemplo.

A dúvida que eu tenho é se câmeras com abertura automática (como a Pentax ME) aceitariam lentes sem anel de aberturas na lente (mas com anel de foco). Será que a câmera conseguiria controlar a abertura?
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2007, 17:12:54 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2007, 17:26:03
Citar
Até onde eu sei, a Pentax sempre teve o mesmo encaixe, ou seja, o "K mount", depois que abandonou a rosca m42. Ao longo dos anos, o que mudou foi os contatos elétricos incluídos nas lentes com abertura automática e, posteriormente, nas autofoco.

Parece-me que todas as lentes manuais funcionam nas câmeras Pentax autofoco, mas nem todas as autofoco funcionam nas câmeras antigas, pois algumas lentes Pentax modernas não possuem anel de foco manual ou anel de aberturas na própria lente, o que inviabilizaria seu uso na K1000, por exemplo.

A dúvida que eu tenho é se câmeras com abertura automática (como a Pentax ME) aceitariam lentes sem anel de aberturas na lente (mas com anel de foco). Será que a câmera conseguiria controlar a abertura?
A ME não tem abertura automatica (Tv), e sim Av.
Não, ela nao pode controlar a abertura.


Parece-me que todas as lentes manuais funcionam nas câmeras Pentax autofoco

Errado, as MZ-x0 não aceitam obejtivas que não tenham a posição A no anel de aberturas, elas possuem o chamado crippled-KAF. Tirando essa excessão, a afirmação está correta. PS: a ressalva vale só para as MZ-10, MZ-50, etc. As MZ-3, MZ-5 e outras aceitam sem problema, incluindo a sua P3.

mas nem todas as autofoco funcionam nas câmeras antigas, pois algumas lentes Pentax modernas não possuem anel de foco manual ou anel de aberturas.
Elas não possuem o anel de abertura mas o anel de foco possuem sim. São as FAJ e as modernas DA(cropadas) para digital. Fico de confirmar se as DFA tem ou não o anel, mas creio que não.

EDIT: confundi um pouco as bolas mas agora arrumei. A ME tem Av, ou seja abertua é manual e tempo é automático. Foi mal.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2007, 14:20:11 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2007, 03:03:38
Valeu, totok.

Informações precisas são sempre bem-vindas. A minha experiência com Pentax é baseada na minha MX e nas lentes M e A. Pensei que a Pentax ME tivesse prioridade à exposição.
 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


victor schiffel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 11:55:59
Caros amigos, eu sempre trabalhei com as pentax spotimatic spII e K1000, e agora adquiri uma pentax P3 sem objetiva Ctentei uma da k mas as aberturas não funcionam, e tambem a alavanca da mesma não avança, será que preciso colocar as baterias para ela avançar?