Autor Tópico: A posição do jogo frontal de lentes da objetiva implica na qualidade de imagem?  (Lida 1742 vezes)

João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Ontem desmontei a lente frontal de uma 18-55 para realizar a limpeza, porém eu esqueci de marcar a posição exata em que o vidro frontal estava em relação ao corpo da objetiva  :doh: (Me guiei por marcas de afundado de parafuso no corpo da lente e pela posição do vidro frontal de outra lente que possuía aqui.

Poderiam me confirmar se está corretamente posicionado ou se faz alguma diferença a posição do jogo de elementos frontal? Digo isso pois fisicamente falando sobre a questão óptica, por ser uma lente circular côncava/convexa sem inclinação, em tese não deveria existir diferença prática associada a posição em que foi parafusada, porém minha dúvida surge pois diversos tutoriais de desmontagem de lente indicam sinalizar com um adesivo ou marca a posição exata de desmanche. Desde já obrigado!

*movi o tópico da subseção da Canon para cá pois acredito que acabe sendo um tema de interesse geral caso alguém algum dia possua a mesma dúvida que eu.

Imagem: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20190519_171551-jpg

É uma 18-55 EFs sem o anel prateado no indicador de 18-55 E com o ponto branco guia sem auto relevo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Os elementos tem curvatura idêntica independente da rotação no eixo. Não faz diferença.

Não são como lentes de óculos para correção de astigmatismo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Em algumas lentes faz diferença, a combinação dos parafusos que seguram o elemento frontal é usada para alinhamento.
Por isso marcam a posição na hora de remover ele.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Em algumas lentes faz diferença, a combinação dos parafusos que seguram o elemento frontal é usada para alinhamento.
Por isso marcam a posição na hora de remover ele.

Cara em anos de manutenção nunca vi isso. E digo bons anos.
Quando tem ajuste de colimação nunca é por parafusos presos lateralmente
« Última modificação: 20 de Maio de 2019, 10:11:24 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
https://www.lensrentals.com/blog/2012/09/a-peak-inside-the-canon-24-70-f2-8-mk-ii/

A 24-70 mki é um exemplo disso.

Ah ta, eu tinha entendido outra coisa. Esse é por rampas, comum com elementos frontais muito grandes.
Mas não adianta nada marcar a posição porque esse ajuste é muito sutil, qualquer decimo de milimetro errado sai de eixo completamente, já sofri com isso. Sem colimador nem pensar.
É mais comum com plástico
« Última modificação: 20 de Maio de 2019, 10:32:25 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Eu não entendo nada disso mas gosto de ler e assisti videos desmontando lentes.



Na Canon 17-55, cada parafuso do frontal pode vim em 3 lugares diferentes, precisa marcar o lugar de cada parafuso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Esses da frente geralmente são para controlar o curso de giro, os laterais quando são montados em ranhuras diagonais servem para alinhamento no eixo. Me espanta essa lente ter isso, provavelmente por ser em plastico, marcar ajuda, mas não garante a colimação, isso é um porre de alinhar sem colimador. Quando não se tem, tem que fotografar um alvo que tenha marcas nos cantos e ir verificando se eles estão em foco ou não. Tem uma outra técnica que se verifica uma projeção de um anel circular, se estiver em forma de elipse, está fora. Mas é bem sutil.

Obrigado pela informação, eu não sabia que essas L precisavam disso, geralmente esses ajustes são feitos com laminas finissimas de metal e muita paciencia. As vezes a correção é feita no mount e não no elemento, mas aí só se o conjunto todo tiver boa precisão de moldagem/ usinagem.
« Última modificação: 20 de Maio de 2019, 14:01:25 por AFShalders »