Autor Tópico: Para fotografia: 6D clássica ou 6D Mark II??  (Lida 6879 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #30 Online: 22 de Maio de 2019, 10:37:50
Você fala isso só pra tirar sarro, sabe bem que tem situações que precisa...

 :assobi:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 22 de Maio de 2019, 11:11:27
Trabalho no mínimo com 3200... Tento não chegar a 6400.. Mas na maioria das vezes fica mais confortável trabalhar com 6400.
A 80D não chega lá com qualidade em ambiente escuro.  :ok:
Qual o limite aceitável para a 80D Nando???
Digo, mesmo com ruído mas que seja passível de remover na edição.
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #32 Online: 22 de Maio de 2019, 11:56:11
Qual o limite aceitável para a 80D Nando???
Digo, mesmo com ruído mas que seja passível de remover na edição.
Pra mim 4000.. Já tem ruído bem visível em 2500. Mas até 4000 dá pra recuperar bem na pós.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #33 Online: 23 de Maio de 2019, 09:30:48
Pra mim 4000.. Já tem ruído bem visível em 2500. Mas até 4000 dá pra recuperar bem na pós.
Nando, seria pedir muito que vc postasse umas fotinhas de teste?
Sempre tive essa curiosidade sobre a 80D... Pq esse lance do ISO é um tanto subjetivo. Algumas pessoas olha uma foto com um pouco de ruido e ja fica de mimimi... pra outros uma foto com bastante ruído é de boa.
Eu por exemplo na velha T5i que ainda tenho de bkp evitava passar de 1600 pq ficava "pesado" o ruído ao meu ver". Leio de gent4e que ja acha absurdo passar de 800 "nessas crops".
Na 5D II faço em 6400 e fica bem de boas.

Então ajuda a gente aí, cada um chegar a sua própria conclusão.

O meu teste seria assim... faria fotos noturnas, no tripé se possível, da mesma cena, com ela a partir de ISO 1600 até 6400 (ou mais se quiser), mas postar um crop da foto em 100% pra gente analisar o ruído, sem tratamento nenhum, convertido direto do RAW.

To pedindo demais né? rsrs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 23 de Maio de 2019, 09:33:17
Nando, seria pedir muito que vc postasse umas fotinhas de teste?
Sempre tive essa curiosidade sobre a 80D... Pq esse lance do ISO é um tanto subjetivo. Algumas pessoas olha uma foto com um pouco de ruido e ja fica de mimimi... pra outros uma foto com bastante ruído é de boa.
Eu por exemplo na velha T5i que ainda tenho de bkp evitava passar de 1600 pq ficava "pesado" o ruído ao meu ver". Leio de gent4e que ja acha absurdo passar de 800 "nessas crops".
Na 5D II faço em 6400 e fica bem de boas.

Então ajuda a gente aí, cada um chegar a sua própria conclusão.

O meu teste seria assim... faria fotos noturnas, no tripé se possível, da mesma cena, com ela a partir de ISO 1600 até 6400 (ou mais se quiser), mas postar um crop da foto em 100% pra gente analisar o ruído, sem tratamento nenhum, convertido direto do RAW.

To pedindo demais né? rsrs

Com certeza o DPReview tem esse teste.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #35 Online: 23 de Maio de 2019, 10:52:46
Com certeza o DPReview tem esse teste.
Tem sim.. Melhor até.. Eles usam um target padrão e é possível comparar as fotos de um modelo de câmera com outro lado a lado.

Nando, seria pedir muito que vc postasse umas fotinhas de teste?
Não seria útil, no meu ponto de vista... Uma vez que a condição de iluminação interfere diretamente no ruído. Além do que, pode ter interferência da objetiva no quesito nitidez, o que atrapalharia mais a análise geral.

Eu tinha a mesma impressão que tens em relação à T5i, quando tinha a T3i. Então nossa "tolerância" ao ruído deve ser semelhante. Embora eu perceba que isso se alterou com o tempo. Principalmente depois que mudei pra um monitor IPS, onde tudo fica mais evidente.

Mas como eu disse anteriormente, minhas condições de trabalho são bem ruins na questão de iluminação, então é natural que eu conviva com mais ruido nas imagens.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #36 Online: 23 de Maio de 2019, 15:46:59
Com certeza o DPReview tem esse teste.

Verdade... tem os comparativos do Dpreview.... eu pensava em algo mais "mundo real".... mas o comparativo do Dpreview ajuda bastante... nele da pra ver que minha velha 5D mk II se sai muito bem ainda até 6400! kkkk

E o que é aquela Pentax K-1 mk II hein gente!!!


DiKC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #37 Online: 01 de Junho de 2019, 20:27:30
Cardoso,

Isso que você falou, do ruído ser subjetivo faz muito sentido.

Dependendo da intenção do fotógrafo, se por exemplo for uma fotografia autoral ou artística, o ruído pode ser bem-vindo.

Já aconteceu comigo de tirar uma foto a noite em um celular antigo (quando as câmeras de celular ainda estavam engatinhando) e a foto sair com ruídos. Na hora eu olhei e fiquei na dúvida se excluía ou não a imagem. Eu decidi por manter ela guardada.

Tempos depois, quando fui trocar de celular eu vi novamente essa foto quando eu estava fazendo backup. Olhei a imagem e pensei que até que ela estava interessante. De alguma forma, aquele ruído me agradou. Ficou como aquelas fotos granuladas do tempo da fotografia analógica.

Como eu disse, tudo depende do trabalho que você está fazendo. No meu caso, eu fotografo por hobby. Então, eu não me importo em ter imagens com até um certo nível de ruídos. Mas se for um trabalho sério  como casamento, eventos corporativos e festas que exijam imagens mais nítidas e menos artísticas talvez deva mesmo ter cuidado com esses ruídos. Ou não, se o fotógrafo demonstrar essa intenção durante a negociação com o cliente.

Nando, seria pedir muito que vc postasse umas fotinhas de teste?
Sempre tive essa curiosidade sobre a 80D... Pq esse lance do ISO é um tanto subjetivo. Algumas pessoas olha uma foto com um pouco de ruido e ja fica de mimimi... pra outros uma foto com bastante ruído é de boa.
Eu por exemplo na velha T5i que ainda tenho de bkp evitava passar de 1600 pq ficava "pesado" o ruído ao meu ver". Leio de gent4e que ja acha absurdo passar de 800 "nessas crops".
Na 5D II faço em 6400 e fica bem de boas.

Então ajuda a gente aí, cada um chegar a sua própria conclusão.

O meu teste seria assim... faria fotos noturnas, no tripé se possível, da mesma cena, com ela a partir de ISO 1600 até 6400 (ou mais se quiser), mas postar um crop da foto em 100% pra gente analisar o ruído, sem tratamento nenhum, convertido direto do RAW.

To pedindo demais né? rsrs
Canon EOS 77D
Olympus OM-D E-M 10
Instagram: @diogokc


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #38 Online: 04 de Junho de 2019, 12:42:26
A 6D1 ainda pode ser encontrada, a venda, nova, em algumas lojas.
Só que, colocando "um pouco" mais de dinheiro (15 - 20% a mais), é possível levar a 6D2.
A diferença pode chegar a mil reais.
A economia vale a pena, para quem só pretende fazer fotos?

Ubuntu 18.04 LTS

Tenho as duas (6D1 há 5 anos e 6D2 há 5 meses).
Ambas entregam muita qualidade de imagem.
A grande diferença está realmente no AF.

Na 6D1, o ponto central atende muito bem em praticamente todas as situações, enquanto os pontos periféricos são bem mais lentos e menos precisos. Para o uso em família, viagens etc, tudo ok. Para o uso profissional, acaba ficando escravo do ponto central quase sempre.

Já o sistema presente na 6D2 (e câmeras de outras marcas que trabalham com sistema semelhante de af) está num outro patamar. É uma mudança (pra melhor) bem radical e creio que, aos poucos, todas as novas câmeras abandonarão o sistema “antigo” e adotarão este novo, inclusive as câmeras de entrada. Creio que será natural, pela exigência de mercado, como aconteceu nas décadas passadas (MF > AF > AF cruzado etc...). 

Mas é como comentaram aqui. Existe vida sem o digital, sem o AF, sem os ISOs exorbitantes. Por isso, creio que a 6D1 continuará sendo uma ótima câmera, tanto para uso pessoal quanto profissional, por muitos e muitos anos, mesmo com a chegada de novas tecnologias. Eu mesmo devo permanecer com ao menos uma 6D1 até ela rachar.
« Última modificação: 04 de Junho de 2019, 12:47:02 por padilhadim »


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 05 de Junho de 2019, 19:35:41
Pois é...
Mas os caras querem incluir "o valor sentimental" no preço da usada...



 :hysterical: :hysterical: Ta brincando né?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #40 Online: 13 de Junho de 2019, 12:54:57
:hysterical: :hysterical: Ta brincando né?

Não cara, não é brincadeira não... se isso não é de proposito entao é algo meio subjetivo, porque a poucos dias atrás vi um colega anunciando uma 5D mk II por 5500,00 reais com uma 50mm 1.8.
Só me restou rir da cara dele!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #41 Online: 20 de Junho de 2019, 20:04:59
Esse povo que usa ISO acima de 6400 é só por não saber usar flash mesmo ou trabalham dentro de caverna? :ponder:

Nenhuma das duas opções. Tem lugar que é inconveniente ou proibido usar flash. Tenta fotografar um ballet ou peça de teatro com flash pra ver rsrsrs nesses casos a única opção é subir o ISO mesmo e fotografando em RAW com ISO 6400 e expondo pra direita, dá pra melhorar bastante o granulado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #42 Online: 20 de Junho de 2019, 20:10:21
Não cara, não é brincadeira não... se isso não é de proposito entao é algo meio subjetivo, porque a poucos dias atrás vi um colega anunciando uma 5D mk II por 5500,00 reais com uma 50mm 1.8.
Só me restou rir da cara dele!

sério ? hahahahaha com esse valor dá pra comprar uma 6D mark 2 praticamente rs

Um amigo meu comprou uma 5D Mark 2 só o corpo + 3 baterias + cartão, máquina zerada, com 30.000 cliques e super bem conservada no Mercadolivre por 2.000,00 reais .


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #43 Online: 23 de Junho de 2019, 18:12:00
Tive um 6d mark2 por uns meses e apesar da câmera ser de ótima usabilidade, ter um autofoco sensacional e um flipscreen que é uma beleza só, peca demais no alcance dinâmico. O ruído não me incomoda nem um pouco, mas o alcance dinâmico é pífio. Já um amigo meu tem uma 6d classica e a câmera é razoavelmente melhor nesse quesito, apesar de perder em autofoco e falta de flipscreen. Qual eu escolheria? Nenhuma destas. Certamente eu pegaria uma cropada ou a 6d classica para gastar menos, capitalizar e fazer um salto direto para a eos-r ou a mark iv.

Eu acabei optando pela EOS R, que é uma câmera muito cara para o que oferece, mas que estou gostando bastante do que tem me entregado.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #44 Online: 24 de Junho de 2019, 21:19:53
Gente e alguém aí sabe me dizer como seria o foco da 6DII comparado com uma 5DIII, EM BAIXA LUZ??
A 6DII tem uma coisa que MUITO me encanta... a possibilidade de focar e disparar pelo touch. A 5DIII não tem isso, mas se o foco dela for tão bom ou melhor do que a 6DII, é algo a se pensar, pra mim. Eu não tô mais aguentando a incapacidade da 6DI de focar em baixa luz.