Autor Tópico: Atualização de Note para edição em 2019  (Lida 5447 vezes)

padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Online: 20 de Maio de 2019, 22:25:17
Falaê! Um minutinho pra ler este post e me ajudar, pleaase  :D

Meu note de edição deu pau na placa mãe :(
Fui feliz com ele por alguns anos e ainda hoje me atendia bem, mas não rola importar uma outra placa nos sites da china (+- 50 dias pra chegar, uns mil reais, fora possível taxação).

Pesquisando aqui na net encontrei um Acer com uma configuração bacana pra rodar LR e PS, e eventualmente, A. Premiere (para vídeos da família apenas, nada profissional).

i7 7700HQ (7a geração)
Vídeo Geforce 1050 TI 4gb
RAM 16 gb
HD 1 tb
Tela de 15,6” FHD com Painel IPS

Irei adicionar um ssd de 240 gb (pesquisei e está baratinho no ML, cerca de 250 reais).

No estúdio eu uso um monitor externo pra editar (Dell P1719H).
Porém, sempre edito alguma coisa em casa pois nem todo dia estou no estúdio.

Minha maior dúvida é quanto a tela.
Alguém tem ou já teve contato com algum note da Acer com tela IPS pra fazer uma avaliação dela?
Depois de calibrada, ele fica decente para edição?

Sobre a Acer, alguma opinião sobre a marca? Nunca comprei nada deles.

 :ok:





spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2019, 22:48:42
Ventilador ou ventoinha para note. Se for trabalhar com vídeo, pões um bom e de preferência monitore a temperatura

Tenho Dell, ele desliga antes de fritar tudo. A patroa tem Acer com placa dedicada, ela gosta e faz desenho digital no PS


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2019, 09:47:46
Os Acer que conheci eram bem ruinzinhos, mas era linha de entrada também. Veja se tem opção de colocar um SSD M2, vale muito mais a pena que um SSD Sata!

As demais specs estão boas, a questão fica na tela mesmo, tente ver pessoalmente, leve uma foto sua para testar (ou abra o flickr nele) :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2019, 10:09:27
Assim... Olhando as configurações tá joia. Bom pra trabalhar com LR e PS - pro Premier já não sei se não vai te dar nervoso... 4Gb é bem justo pro Premier - mais que suficiente pro PS.
Eu diria que o principal a pesquisar é a possibilidade de upgrade. Se esse note não tiver opções claras de upgrade, cai fora.

A opção de ter um SSD M.2 é beeem interessante... Fiz isso imediatamente quando comprei meu note há 2 anos... Sistema, programas e catálogos do LR nele é felicidade pura.

Ter opção de melhorar a memória é INDISPENSÁVEL no meu ponto de vista... Mais de um slot, obviamente.
Isso aumenta em muito a vida útil do note.

Agora, você não falou uma das coisas mais importantes: quanto?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2019, 21:53:35
Veja se tem opção de colocar um SSD M2, vale muito mais a pena que um SSD Sata!

Só um detalhe.
Para SSD usando conector M.2 existe dois tipos no mercado: opção SATA e NVME. Verifique qual seu notebook vai aceitar. Não são compatíveis entre si.

M.2 SSD SATA XYZ vai ter a mesma perfomance de um SSD 2.5" SATA XYZ. O único que tem desempenho superior ao SATA são os M.2 SSD NVME.

Existe 3 tamanhos para M.2 SSD's: 2242, 2260, and 2280. O mais comum sendo 2280 (maior). Verifique este detalhe também.

 :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2019, 23:35:59
Ventilador ou ventoinha para note. Se for trabalhar com vídeo, pões um bom e de preferência monitore a temperatura

Tenho Dell, ele desliga antes de fritar tudo. A patroa tem Acer com placa dedicada, ela gosta e faz desenho digital no PS

Não havia pensado nisso.
No meu note antigo nunca usei. Mas vou comprar para este. Obrigado pela dica.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2019, 23:40:03
Os Acer que conheci eram bem ruinzinhos, mas era linha de entrada também. Veja se tem opção de colocar um SSD M2, vale muito mais a pena que um SSD Sata!

As demais specs estão boas, a questão fica na tela mesmo, tente ver pessoalmente, leve uma foto sua para testar (ou abra o flickr nele) :ok:

Eu tenho um ssd msata parado aqui. Mas este note da Acer é compatível apenas com o padrão M2.
Quanto a testar o note antes da compra, infelizmente não será possível. Aqui nesta colônia chamada Paraty não tem loja que venda este tipo de note. Logo, precisarei comprar pela net mesmo.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2019, 23:47:39
Assim... Olhando as configurações tá joia. Bom pra trabalhar com LR e PS - pro Premier já não sei se não vai te dar nervoso... 4Gb é bem justo pro Premier - mais que suficiente pro PS.
Eu diria que o principal a pesquisar é a possibilidade de upgrade. Se esse note não tiver opções claras de upgrade, cai fora.

A opção de ter um SSD M.2 é beeem interessante... Fiz isso imediatamente quando comprei meu note há 2 anos... Sistema, programas e catálogos do LR nele é felicidade pura.

Ter opção de melhorar a memória é INDISPENSÁVEL no meu ponto de vista... Mais de um slot, obviamente.
Isso aumenta em muito a vida útil do note.

Agora, você não falou uma das coisas mais importantes: quanto?

Lendo a respeito, tem opções de expansão. Possui dois slots para memória ram (vem com 1x 16gb, expansível até 32gb), um padrão m2 e outro Sata para hd e ssd.
Não sei dizer sobre upgrade de processador e gpu.
O objetivo é usar para trabalho de tratamento de imagem apenas, LR e PS. O uso do Premiere será bem esporádico e apenas para uso pessoal (vídeos de família), sem pretensões profissionais.
Quanto ao preço, está na faixa de R$ 4.500 a 5 mil, novo.  :ponder:


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2019, 23:53:06
Só um detalhe.
Para SSD usando conector M.2 existe dois tipos no mercado: opção SATA e NVME. Verifique qual seu notebook vai aceitar. Não são compatíveis entre si.

M.2 SSD SATA XYZ vai ter a mesma perfomance de um SSD 2.5" SATA XYZ. O único que tem desempenho superior ao SATA são os M.2 SSD NVME.

Existe 3 tamanhos para M.2 SSD's: 2242, 2260, and 2280. O mais comum sendo 2280 (maior). Verifique este detalhe também.

 :ok:

Tem uns 5 anos que não leio nada sobre informática (notebook, pc e periféricos). Fiquei totalmente confuso com esse tanto de conectores para ssd. No meu antigo note tem um ssd mSata (o conector é menor que o Sata normal). Achei que poderia aproveitá-lo neste novo note, mas já vi que não vai dar.

Nas especificações, diz isso:

Expansão Slot M.2 tipos M (2280)
SATA 6 Gb/s ou PCIe (4x) com NVMe

 :ponder:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2019, 08:51:57
O Sata é padrão para notebook, todo computador tem e funciona retroativo, então um hd ou ssd sata antigo funciona em uma porta sata nova.

Pela descrição que você postou sua placa mãe tem ambas, sata e pcie com suporte a nvme  (esse é mais rápido)

De uma lida nesse artigo para entender melhor:
https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e-sata-express-sata-m2-ssds-pcie-e-nvme/
(O sata express que é o “diferente” não existe em notebooks que eu saiba, por isso se resume a sata e pcie)


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2019, 11:26:29
O Sata é padrão para notebook, todo computador tem e funciona retroativo, então um hd ou ssd sata antigo funciona em uma porta sata nova.

Pela descrição que você postou sua placa mãe tem ambas, sata e pcie com suporte a nvme  (esse é mais rápido)

De uma lida nesse artigo para entender melhor:
https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e-sata-express-sata-m2-ssds-pcie-e-nvme/
(O sata express que é o “diferente” não existe em notebooks que eu saiba, por isso se resume a sata e pcie)

Gostei do artigo. Eu, que estou longe de ser expert no assunto, consegui entender as diferenças.

Quanto a eu não poder conectar meu ssd antigo, disse isso por ele ser sata, assim como o hd já instalado de fábrica neste note. Como a placa mãe possui apenas uma entrada sata, eu precisarei escolher entre manter o hd de fábrica (significa ter mais armazenamento e menos velocidade) ou substituir este pelo meu ssd antigo de 240 gb (significa ter mais velocidade e menos armazenamento). Por isso penso em manter o hd original e comprar um ssd para colocar no conector m.2, deixando no ssd o SO, programas e os catálogos do LR com os trabalhos em andamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2019, 09:46:26
Gostei do artigo. Eu, que estou longe de ser expert no assunto, consegui entender as diferenças.

Quanto a eu não poder conectar meu ssd antigo, disse isso por ele ser sata, assim como o hd já instalado de fábrica neste note. Como a placa mãe possui apenas uma entrada sata, eu precisarei escolher entre manter o hd de fábrica (significa ter mais armazenamento e menos velocidade) ou substituir este pelo meu ssd antigo de 240 gb (significa ter mais velocidade e menos armazenamento). Por isso penso em manter o hd original e comprar um ssd para colocar no conector m.2, deixando no ssd o SO, programas e os catálogos do LR com os trabalhos em andamento.
Ou você pode tirar o HDD que vier e colocá-lo numa gaveta ou Doc Station pra usar como HD Externo.
Usando assim o seu SATA + SSD M.2 NMVE no slot PCI Express.
Como disse anteriormente, ajuda MUITO ter o sistema, LR e bibliotecas no M.2. Deixando o SSD ou HDD somente pros arquivos gerais.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2019, 19:47:21
Como disse anteriormente, ajuda MUITO ter o sistema, LR e bibliotecas no M.2. Deixando o SSD ou HDD somente pros arquivos gerais.

Farei isso!
Batendo o martelo na compra deste note Acer. Espero que a tela IPS dele fique bacana depois de calibrada.