Autor Tópico: Mercado japonês FF ML em abril/2019 !  (Lida 903 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Trader
Online: 21 de Maio de 2019, 14:52:24
A Sony segue forte mas a Canon avançou bem !

Sony 50%
Canon 30%
Nikon 15%

https://photorumors.com/2019/05/21/japanese-full-frame-mirrorless-market-share-for-april-sony-50-canon-30-nikon-15/

Tá ruim pra Nikon mas tb não é nada que se faça com que ela abra falência do Z... reestruturação, sim. falência não

Rick99

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • Amador
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2019, 17:31:15
Não está ruim para a Nikon...está péssimo!
A empresa praticamente não consegue reagir nesse mercado das FF ML.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2019, 19:41:30
Não está ruim para a Nikon...está péssimo!
A empresa praticamente não consegue reagir nesse mercado das FF ML.

Bem, a característica de destaque da Nikon sempre foi em aplicações com Flash

E Flash é o "Calcanhar de Aquiles" do Mirrorless (em especial com o AF IR do Flash que não funciona com nenhuma Mirrorless do mercado)

Além disso, a vantagem do EVF fica subjetiva, com Flash

Acho que isto caracteriza o público da Nikon de forma bem diferente e houve um grande erro estratégico aí. Temos públicos bem diferentes e com necessidades diferentes que são, sumariamente ignorados, pelo marketing
« Última modificação: 21 de Maio de 2019, 19:44:12 por Ernesto »

galeno

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2019, 19:50:18
Eu li em algum lugar que a Sony tinha resolvido esse lance do AF assistente nas suas ML.
Mamiya 645 AFD, ZD Back, 80mm e 55-110mm, Nikon
D800,18-35mm, 50mm 1.8G, D5100 + 18-55mm

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2019, 19:59:05
Eu li em algum lugar que a Sony tinha resolvido esse lance do AF assistente nas suas ML.

Pode ser...

Mas a Nikon Z não resolveu...

O público Canon sempre foi sem flash (o próprio Flash Canon sempre foi criticado até +-2012 e o público nunca ligou para isso... e a Canon era líder absoluta no Digital (até +-2012) sem boa solução de Flash)

Então a migração do usuário Canon, com o excelente DualPixel, é fácil

E a Nikon com o foco de contraste, maltrata...

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2019, 09:48:11
Bem, a característica de destaque da Nikon sempre foi em aplicações com Flash

E Flash é o "Calcanhar de Aquiles" do Mirrorless (em especial com o AF IR do Flash que não funciona com nenhuma Mirrorless do mercado)

Além disso, a vantagem do EVF fica subjetiva, com Flash

Acho que isto caracteriza o público da Nikon de forma bem diferente e houve um grande erro estratégico aí. Temos públicos bem diferentes e com necessidades diferentes que são, sumariamente ignorados, pelo marketing
Ernesto, adquiri o Godox e ele funciona muito bem na Sony. O legal é que quando você espeta o rádio flash na Sony, o EVF/LCD não simula mais a exposição mas mostra bem grande na parte de baixo a medição do fotômetro como se fosse uma DSLR.
Uma vez eu tinha visto que para fotografia com flash em estúdio onde você quer suprimir a luz ambiente, por exemplo, tinha que ir no menu e desabilitar a função do EVF/LCD fotometrar em tempo real mas, com esse rádio flash na minha Sony A7III eu não precisei fazer nada. A própria câmera e rádio flash conversam sozinho.
Sobre colocar o flash na câmera, acredita que até agora eu não usei?! Só usei no meu softbox. Aliás, fiquei de postar algumas fotos da brincadeira do mini estúdio que montei esses dias no meu Instagram e esqueci.
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 24 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2019, 09:55:18
Sobre os números, o contraditório é que para mim a Nikon está com a melhor estratégia de lançamentos de lentes comparado à Canon.
A Canon soltou só lentes tops e super premium mas muito caras. A Nikon lançou 2 lentes 1.8 e uma f/4 no início. Agora soltou a grande angular f/4 e a 24-70 2.8 que são oticamente impecáveis.
Eu ainda acredito mas creio que terão de acelerar melhorias no sistema de foco seja por firmware ou por um modelo novo a ser lançado rápido para tentar reverter a imagem.
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 24 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg

galeno

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2019, 10:45:49
Ernesto, adquiri o Godox e ele funciona muito bem na Sony. O legal é que quando você espeta o rádio flash na Sony, o EVF/LCD não simula mais a exposição mas mostra bem grande na parte de baixo a medição do fotômetro como se fosse uma DSLR.
Uma vez eu tinha visto que para fotografia com flash em estúdio onde você quer suprimir a luz ambiente, por exemplo, tinha que ir no menu e desabilitar a função do EVF/LCD fotometrar em tempo real mas, com esse rádio flash na minha Sony A7III eu não precisei fazer nada. A própria câmera e rádio flash conversam sozinho.
Sobre colocar o flash na câmera, acredita que até agora eu não usei?! Só usei no meu softbox. Aliás, fiquei de postar algumas fotos da brincadeira do mini estúdio que montei esses dias no meu Instagram e esqueci.

O problema real do Flash nos ML é o Assistente. TTL não faz falta alguma. O af assist, em um casamento é simplesmente imprescindível, simplesmente. Eu não penso fortemente em sair do mundo dSLR pq não consigo me imaginar fotografando sem Infra vermelho de AF nunca.
Mamiya 645 AFD, ZD Back, 80mm e 55-110mm, Nikon
D800,18-35mm, 50mm 1.8G, D5100 + 18-55mm

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2019, 18:45:42

O problema real do Flash nos ML é o Assistente. TTL não faz falta alguma. O af assist, em um casamento é simplesmente imprescindível, simplesmente. Eu não penso fortemente em sair do mundo dSLR pq não consigo me imaginar fotografando sem Infra vermelho de AF nunca.
Para falar a verdade é a primeira vez que eu vejo alguém dizendo que o flash em cima da ML não dispara a luz auxiliar. Sabia não. Depois vou testar o meu Godox.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2019, 18:55:27
Para falar a verdade é a primeira vez que eu vejo alguém dizendo que o flash em cima da ML não dispara a luz auxiliar. Sabia não. Depois vou testar o meu Godox.

A cada dia surgem mais deficiências conforme estas câmeras são de fato, utilizadas por profissionais...  :(

Como eu sempre digo, os problemas do ML são sumariamente omitidos em todos os reviews "profissionais". O que caracteriza um forte jabá ou amadorismo nesses reviews

E o efeito rebote, dos revoltados que quebrarem a cara em eventos de casamentos... pode ser forte

E a Pentax pode estar certa...  :assobi:
« Última modificação: 22 de Maio de 2019, 18:57:24 por Ernesto »

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2019, 21:26:23
Da minha parte, a Nikon poderia ter feito a solução da Sigma de manter i mesmo mount das DSLR nas MLs.

Te garanto que a Nikon estaria sendo parabenizada pelos fãs.

O fã e o profissional Nikon tem mais de 100mil em equipamentos... chegar de uma hora para outra com esse papo de mudar mount por causa de flange ... não "cola"...  :no: pq:

- O cliente Nikon de FF sabe que as MF sempre tiveram flanges maiores que qq 35mm e sempre tiveram mais qualidade. Ou seja, esse "papo" não "cola' entre profissionais.

Se é para desvalorizar mais de 100k nos nossos equipamentos, então o povo vai pra Sony e pra Fuji e a Nikon que durma com o problema que ela criou

A Hasselblad X foi outra que "apanhou" igual dos usuários
« Última modificação: 22 de Maio de 2019, 21:29:49 por Ernesto »

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2019, 22:30:51
Sobre os números, o contraditório é que para mim a Nikon está com a melhor estratégia de lançamentos de lentes comparado à Canon.
A Canon soltou só lentes tops e super premium mas muito caras.

Acho a estratégia da canon bem melhor.
Ela está vendendo sonhos, como sempre fez com as 1.2.
E quem não pode comprar, usa lente ef.
Vai passar a Sony antes do fim do ano nesse ritmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2019, 22:35:03
Acho a estratégia da canon bem melhor.
Ela está vendendo sonhos, como sempre fez com as 1.2.
E quem não pode comprar, usa lente ef.

E a Canon tem um sensor que, segundo os números, foca bem melhor...

Que eu saiba, são 60Milhões de sensores atuando no foco...

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2019, 12:44:15
Eles vão passar pelo simples fato de ser a maior marca do mercado e porque a RP está super barata (mesmo com suas limitações) e também porque o mercado profissional também está começando a abraçar mais as ML (principalmente eventos e arquitetura).