Nas discussões sobre o uso de câmeras mirrorless pra casamentos volta e meia me deparo com essa questão da luz auxiliar de foco que os flashes emitem (aquela grade vermelha piscante). Pra quem trabalha com casamentos e festas, que muitas vezes acontecem em locais absurdamente escuros, essa luz auxiliar de foco é absurdamente útil. Ajuda demais no foco e, por ter uma duração de décimos de segundo, não chama a atenção, não incomoda os fotografados e quase não atrapalha o pessoal do vídeo
Mas aparentemente as câmeras mirrorless não são capazes de detectar essa luz auxiliar, por uma série de razões técnicas, e aí são obrigadas a "apelar" pra luzinha laranja da câmera, ou então pra luz auxiliar de flashes chineses, que ficam acesos durante um tempo bem maior, chamando mais atenção, incomodando mais os fotografados e atrapalhando mais o vídeo:
https://www.dpreview.com/articles/0349022850/the-essential-pro-feature-that-no-mirrorless-camera-offersEm teoria, as câmeras mirrorless no geral são capazes de focar em cenas mais escuras que as DSLR, mas até que ponto conseguem se virar bem nessas situações? Do que eu li das pessoas que usam Canon R e RP, elas se viram bem sem essa luz auxiliar, mas não sei o quão escuro foram as situações.
Alguém que trabalhe com mirrorless em casamentos de noite pode relatar sua experiência?