Autor Tópico: Mirrorless e a luz auxiliar de foco dos flashes  (Lida 13230 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Outubro de 2023, 07:55:46
Eu tinha no flash yn, testei e quase nunca a luz coincida com o ponto de foco, aí desencanei.
Pode acontecer dependendo da câmera.
Lembro de quando tinha o YN era mais forte do que do Godox.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 26 de Outubro de 2023, 08:29:52
Os flashs originais, Canon e Nikon em Dslr são uma maravilha o IR,
Os flashs genéricos são muito ruins mesmo neste aspecto.

Eu imagino que as ML sofram na pista de dança sim, por exemplo. Os Ir dos flashs DSLR é fantástico pra qdo não tem luz nenhuma, a camera foca sem (muito) problema até 5metros.
Eu imagino que no contra-luz tb as ML possam sofrer um pouco.

Eu não fotografo mais casamentos, mas se eu fizesse, continuaria com minhas Dslr pra festa com certeza!
« Última modificação: 26 de Outubro de 2023, 08:43:13 por galeno »
Nikon D810


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 26 de Outubro de 2023, 08:46:31
É a situação de exceção que tentam fazer ser regra.

Nunca tive problema em pista de dança em casamentos e aniversários, as luzes da pista sempre foram suficientes para focar com o ponto de foco cruzado.
E nunca tive DSLR de ponta.......

Acho que os eventos daqui são diferentes, nunca tive que fazer foto no breu rsrsrs

Em ensaios já senti falta, tanto que levava uma lanterna para auxiliar o foco.
Mas era a situação depois do sol se por, em que a praia e o casal ficavam completamente no escuro, mas o céu ainda estava claro e colorido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 26 de Outubro de 2023, 09:13:55
Depende também do DJ e como a equipe de iluminação organizou o evento.

O meu segundo fotógrafo geralmente fica sem flash (sem o auxílio de led/ir) com lentes prime 1.8 e ele perde muita foto nessas situações pois simplesmente não foca.
Fica pescando e pescando e pescando rsrs
Isso em uma 6D no ponto central.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 26 de Outubro de 2023, 09:43:49
E nesse caso ele esta usando que iso? Só pra eu ter ideia da escuridão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 26 de Outubro de 2023, 11:14:12
6400 para cima


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 26 de Outubro de 2023, 12:22:33
Pega um flash ou led e resolve a parada.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 26 de Outubro de 2023, 12:31:19
Depende também do DJ e como a equipe de iluminação organizou o evento.

O meu segundo fotógrafo geralmente fica sem flash (sem o auxílio de led/ir) com lentes prime 1.8 e ele perde muita foto nessas situações pois simplesmente não foca.
Fica pescando e pescando e pescando rsrs
Isso em uma 6D no ponto central.

Os flashs da canon permitem serem usados apenas como AF_assistente, sem que dispare o flash. Nas CFNs
Nikon D810


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 26 de Outubro de 2023, 13:49:19
Pega um flash ou led e resolve a parada.
Mas como disse é relativo.

Tem outras festas que até olhei antes estava numa boa com iso 800~1000
Depende muuuuito do DJ/iluminação.

Como sou o primeiro garanto com flash na câmera/off.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 26 de Outubro de 2023, 15:49:09
Pega um flash ou led e resolve a parada.

sem polemizar é isso aí...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 27 de Outubro de 2023, 08:33:50
sem polemizar é isso aí...

Tem que ver o t stop da lente. Um exemplo, a Sigma 50mm 1.4 art, o t stop e 1.8 e o t sop da 50mm 1.8 s e 1.9 .
Uma diferenca de apenas um terco de stop. Todas as outras Sigmas sao tem t stop 1.7.

As lentes Canon L 85mm 1.4 e 1.2 tem t stop 1.5, as 35mm1.4 I e II tem t stop  1.6 e as 50mm 1.2 ef e rf tem t stop 1.4 e 1.5.
As lentes Nikon 85mm e 35mm 1.4 tem t stop 1.6, a 105mm tem t stop 1.7. A 50mm 1.2 s provavelmente tem o t stop 1.5.

Agora pense em lentes com um campo de foco com menos curvatura, e motores apropriados. O grande problema e nao terem pontos de foco cruzados. Entao estao inventando outro modo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #41 Online: 27 de Outubro de 2023, 09:13:11
Pronto, tópico sequestrado com sucesso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 27 de Outubro de 2023, 09:29:08
Pronto, tópico sequestrado com sucesso.

eu to quieto...  :assobi: >:D
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Outubro de 2023, 09:37:29
Pronto, tópico sequestrado com sucesso.

Vangelismm me desculpe, o que tem de errado em falar sobre t stops? Tem como mensurar a facilidade ou dificuldade  com o foco no escuro? Basta dizer eu consigo com uma câmera mais simples?  Ou dizer aqui não fotografamos em lugares tão escuros ? Você têm alguma dica sobre iluminação com led ou outra sugestão para que o tópico não se desvirtue?  Manda ver e se eu escrevi besteira, me desculpem.  :ok: Fala aí pô!



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 27 de Outubro de 2023, 11:12:01
Vangelismm me desculpe, o que tem de errado em falar sobre t stops? Tem como mensurar a facilidade ou dificuldade  com o foco no escuro? Basta dizer eu consigo com uma câmera mais simples?  Ou dizer aqui não fotografamos em lugares tão escuros ? Você têm alguma dica sobre iluminação com led ou outra sugestão para que o tópico não se desvirtue?  Manda ver e se eu escrevi besteira, me desculpem.  :ok: Fala aí pô!

Leo, se estivermos falando sobre foco sem luz auxiliar em ML, faz sentido falarmos sobre T-stop. Mas com luz auxiliar (qualquer que seja), temos certeza que vai funcionar, ou que vai reconhecer objetos (acertar o foco é outro assunto), mesmo em lente fechada.

Uma vez, no casamento de um amigo, fui o convidado chato da pista de dança com uma câmera na mão. No caso, até antiguinha, uma Fujifilm X-E2 sem flash (ou flash da própria câmera). Tirei várias fotos bem legais, apesar do nível alcoolico. Mas só conseguia fotografar sem flash quando a iluminação piscava forte. Então, sim, depende da iluminação. Com flash, dá pra mitigar (um pouco) a imprecisão do foco com fechamento da lente. Sem flash, no escuro, fica bem difícil. Mas acho que não é o caso sendo discutido aqui.