Autor Tópico: Mirrorless e a luz auxiliar de foco dos flashes  (Lida 12670 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Outubro de 2023, 11:30:04
Depende também do DJ e como a equipe de iluminação organizou o evento.

O meu segundo fotógrafo geralmente fica sem flash (sem o auxílio de led/ir) com lentes prime 1.8 e ele perde muita foto nessas situações pois simplesmente não foca.
Fica pescando e pescando e pescando rsrs
Isso em uma 6D no ponto central.

 Felipe, o tema apareceu no topico, e esta proximamente relacionado ao assunto. low light. Sim, eu entendi que a falta de contraste em algumas situacoes de luz, girando para um lado e para outro. contra luz e tal... Mas valeu.

 Fica aqui um link de como funciona o  flash em cima  da camera Nikon e como o modo de utilizar tornou se diferente.


https://youtu.be/14Rx7u2O3Fs?si=XL2nBwIyTk5EQTTl

Imagino que outras marcas funcionem do mesmo modo.... ?  Nao sei.
 


 

« Última modificação: 27 de Outubro de 2023, 11:32:30 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #46 Online: 27 de Outubro de 2023, 11:42:45
Vangelismm me desculpe, o que tem de errado em falar sobre t stops? Tem como mensurar a facilidade ou dificuldade  com o foco no escuro? Basta dizer eu consigo com uma câmera mais simples?  Ou dizer aqui não fotografamos em lugares tão escuros ? Você têm alguma dica sobre iluminação com led ou outra sugestão para que o tópico não se desvirtue?  Manda ver e se eu escrevi besteira, me desculpem.  :ok: Fala aí pô!

T-stop, curvatura de plano, motor de foco, ai começa a falar de lente x ou y, aí começa a ciranda eterna que todo tópico vira um FLAxFLU atrasado de DSLR x ML, ou Nikon contra o universo.

Eu comentei sobre minha experiencia real com luz auxiliar de foco, tanto em DSLR e ML, e tentei entender o cenário em que o colega descreveu porque era diferente do meu.

Resumindo, eu tentei usar luz vermelha visível dos flashs YN e desisti.
Fiz fotos de balada em casamentos e aniversários sem muitos problemas com DSLR e ML.
Minhas ML focaram melhor no escuro que minhas DSLR.
Em ensaios na blue hour, eu já usei lanterna apenas para adquirir o foco.
Não acho que LED é uma solução para minha fotografia por alguns motivos, entre eles, luz dura se em cima da câmera, fora da precisa de assistente e luz continua faz o assunto perceber que está sendo fotografado.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 27 de Outubro de 2023, 12:10:24
Vangelismm, bom que voce nao fotografa em situacoes tao escuras.
Assim sendo, se eu fosse ele,  eu sacrificaria um pouco a estetica se nao tivesse outro modo.
Eu vi alguns reviews no youtube, mas muitos fazem casamentos bem pequenos e de dia.
Nao se compara ao que e feito no Brasil.
Bom final de semana!





« Última modificação: 27 de Outubro de 2023, 12:11:53 por Leonardo Tonin »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 27 de Outubro de 2023, 14:19:38
...
Minhas ML focaram melhor no escuro que minhas DSLR.
...
só pra complementar,
qual lente usou?
seria da mesma família? abertura?

pergunto isso pois se analisar usar uma lente 24-120 f4 em uma dslr e uma 50mm 1.4 em ML vai gerar uma diferença absurda de foco.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2023, 14:20:49 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #49 Online: 27 de Outubro de 2023, 15:08:46
só pra complementar,
qual lente usou?
seria da mesma família? abertura?

pergunto isso pois se analisar usar uma lente 24-120 f4 em uma dslr e uma 50mm 1.4 em ML vai gerar uma diferença absurda de foco.

As mesma lentes que eu usava nas DSLR Canon, usei na Canon M50 e M6 mark ii.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 27 de Outubro de 2023, 15:46:28
Off topic-  Situacoes de luz distintas , sistemas de cameras distintos, marcas distintas, lentes distintas.
Sobraram apenas as cameras que sao garantidas pela maioria de comentarios positivos nos foruns  na internet como boas no escuro.

 Vamos voltar ao topico. rrsrs... 
 





 
 
   
 
« Última modificação: 27 de Outubro de 2023, 15:46:47 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 27 de Outubro de 2023, 16:45:04
só pra complementar,
qual lente usou?
seria da mesma família? abertura?

pergunto isso pois se analisar usar uma lente 24-120 f4 em uma dslr e uma 50mm 1.4 em ML vai gerar uma diferença absurda de foco.

Eu li em algum lugar que lentes projetadas pra ML são projetadas diferente das lentes DSLR, justamente por causa do sistema de foco. As lentes pra DSLR têm uma faixa de posições de foco ótimo, enquanto as ML têm um ponto. O exemplo abaixo é de astrofoto, mas é bem ilustrativo. O gráfico tem no eixo horizontal as posições de foco e no eixo vertical a acurácia do foco, no ponto de foco selecionado. As ML varrem todo o gráfico (a caça ao foco), e encontram o ponto mínimo (mais preciso). Enquanto isso pode ser mais lento, também é mais preciso. As DSLR lêem duas posições e calculam onde é o ponto de foco. Por causa de erros de medição, folga mecânica, etc., a base do gráfico  tem que ser achatado, pra que a lente confirme foco. A linha branca é o ajuste de curva baseado nas amostra (pontos brancos), e a linha azul é a aproximação usada. Em astrofoto, pode-se usar aproximação linear (duas linhas que se cruzam no ponto ótimo), hiperbólico (o da imagem abaixo, uma curva "bicuda"), ou parabólico (uma curva suave). As ML podem usar lentes com curvas mais "bicudas" porque vão encontrar o ponto ótimo com mais precisão. Imagino que cada fabricante tenha curvas e aproximações diferentes, mas a ideia é a mesma.

Ou pode ser que eu esteja 100% errado.



EDIT: Achei:
https://www.thephoblographer.com/2018/07/05/lens-design-matters-why-focusing-dslr-lenses-on-mirrorless-cameras-is-such-a-pain/

Na verdade é porque lentes pra DSLR são feitas pra ir de um ponto até o outro enquanto lentes ML são feitas pra varrer o curso do foco, ou parte do curso. Ainda tem a ver com o que eu disse acima, mas não é exatamente a mesma coisa. 50% certo!  :ok:
« Última modificação: 27 de Outubro de 2023, 16:51:41 por felipemendes »