Autor Tópico: Ajuda Lightroom  (Lida 4496 vezes)

caio_gomes789

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 27 de Maio de 2019, 02:34:55
Pessoal, estou com um problema que penso ser uma coisa super idiota, mas tô começando agora e não achei nenhum tutorial online que me ajudasse a solucionar. Quando eu importo a foto em Raw pro Lightroom, na biblioteca aparece a foto com essa ''Visualização integrada'', porém quando eu vou para o modo revelação a foto muda e fica diferente, menos luz. Tem alguma forma de editar a foto no modo revelação utilizando esse ''pré ajuste'' que aparece na biblioteca? Pois em algumas fotos ele já deixa a imagem com uma base para começar a edição. Vou deixar imagens com Print da tela no modo biblioteca e revelação com a mesma foto. Agradeço muito se alguém puder me ajudar.  :ok:



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2019, 08:18:23
Tem sim.
Isso deve ocorrer por que o perfil e o espaço de cores estão diferentes na câmera e no LR
Veja qual perfil você usa na câmera (neutro, fiel, etc) e coloque o mesmo "câmera neutro", "câmera fiel", etc. No LR.
Sobre o espaço de cor. Eu recomendo que você selecione sRGB em todos os dispositivos. A não ser que seu foco seja a impressão de fotos. Daí é interessante ver com a gráfica o que eles utilizam.


caio_gomes789

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2019, 12:16:02
Tem sim.
Isso deve ocorrer por que o perfil e o espaço de cores estão diferentes na câmera e no LR
Veja qual perfil você usa na câmera (neutro, fiel, etc) e coloque o mesmo "câmera neutro", "câmera fiel", etc. No LR.
Sobre o espaço de cor. Eu recomendo que você selecione sRGB em todos os dispositivos. A não ser que seu foco seja a impressão de fotos. Daí é interessante ver com a gráfica o que eles utilizam.

CARA VOCÊ É UM ANJO!!!!!! Sabe se tem como eu definir isso como padrão, pra eu não ter que ficar colocando em todas as fotos?
« Última modificação: 27 de Maio de 2019, 12:16:56 por caio_gomes789 »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2019, 13:40:05
CARA VOCÊ É UM ANJO!!!!!! Sabe se tem como eu definir isso como padrão, pra eu não ter que ficar colocando em todas as fotos?
Você pode criar um preset desse "ajuste" e marcar pra aplicar ele durante a importação das fotos.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2019, 13:42:36
CARA VOCÊ É UM ANJO!!!!!! Sabe se tem como eu definir isso como padrão, pra eu não ter que ficar colocando em todas as fotos?
:D Estamos aqui pra nos ajudar!  :ok:
Tem sim, Caio.
Tem várias formas, mas vou te explicar as 2 mais fáceis.

1) Você abre qualquer foto no LR, define o perfil que você costuma deixar na câmera (a câmera mantém o que você selecionar) e SEM FAZER NENHUMA OUTRA ALTERAÇÃO, no painel REVELAÇÃO, clica em ALT e no botão "Definir Padrão" que aparecerá no lugar do botão "Redefinir".
A partir de agora o LR entenderá que o padrão pra ESSA CÂMERA é o que está alterado para essa foto.
É importantíssimo que você só faça alterações que se apliquem a TODAS as imagens.

2) É bem semelhante... Porém você irá fazer a seleção do perfil e depois irá salvar uma PREDEFINIÇÃO. Salve com nome "Importação".
Eu costumo já aplicar junto as correções de lente também.
Daí, quando você for importar os arquivos, seleciona para aplicar a predefinição "Importação", na aba "Aplicar durante a importação".
Eu ainda gosto de criar uma predefinição de importação, pois tenho como padrão daí a pasta de destino, tipo de visualizações criadas, metadados e as revelações básicas.
« Última modificação: 27 de Maio de 2019, 13:42:50 por nandoespinosa »


caio_gomes789

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2019, 02:35:57
:D Estamos aqui pra nos ajudar!  :ok:
Tem sim, Caio.
Tem várias formas, mas vou te explicar as 2 mais fáceis.

1) Você abre qualquer foto no LR, define o perfil que você costuma deixar na câmera (a câmera mantém o que você selecionar) e SEM FAZER NENHUMA OUTRA ALTERAÇÃO, no painel REVELAÇÃO, clica em ALT e no botão "Definir Padrão" que aparecerá no lugar do botão "Redefinir".
A partir de agora o LR entenderá que o padrão pra ESSA CÂMERA é o que está alterado para essa foto.
É importantíssimo que você só faça alterações que se apliquem a TODAS as imagens.

2) É bem semelhante... Porém você irá fazer a seleção do perfil e depois irá salvar uma PREDEFINIÇÃO. Salve com nome "Importação".
Eu costumo já aplicar junto as correções de lente também.
Daí, quando você for importar os arquivos, seleciona para aplicar a predefinição "Importação", na aba "Aplicar durante a importação".
Eu ainda gosto de criar uma predefinição de importação, pois tenho como padrão daí a pasta de destino, tipo de visualizações criadas, metadados e as revelações básicas.

Tudo até agora deu certo! Meu muito obrigado!!! Porém eu reparei que apenas mudando o perfil de cores no Lightroom eu não consegui o resultado exato da visualização integrada (algumas áreas de sombra, e o contraste, ficam mais bacanas nessa do que quando levo para a revelação). Daí lembrei que fotografei com o D-Lighting ativo, será que é por causa dessa configuração que eu tenho essa diferença? Se sim, existe um ajuste pro D-Lighting dentro da revelação do Lightroom?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2019, 08:03:45
Tudo até agora deu certo! Meu muito obrigado!!! Porém eu reparei que apenas mudando o perfil de cores no Lightroom eu não consegui o resultado exato da visualização integrada (algumas áreas de sombra, e o contraste, ficam mais bacanas nessa do que quando levo para a revelação). Daí lembrei que fotografei com o D-Lighting ativo, será que é por causa dessa configuração que eu tenho essa diferença? Se sim, existe um ajuste pro D-Lighting dentro da revelação do Lightroom?
Deve ser por isso sim, pois o D-lighting não é aplicado ao RAW.
Você pode criar um preset com os "mesmos" ajustes e aplicá-lo durante a importação, como explicado anteriormente. Mas é mais recomendado que você faça esse ajuste a cada foto.