Autor Tópico: PENTAX  (Lida 1182 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Junho de 2019, 22:12:11

Não sei se viram mas correu o rumor de que o nome Pentax deixaria de ser usado em 2020 pela Ricoh uma vez que a marca, ao que tudo indica, pertence a Hoya. Estas 3 marcas passaram por processo de fusão, compra, etc ao longo dos anos.

Sei lá, foi desmentido pela Ricoh, mas onde tem fumaça há fogo.

Que seria uma pena seria, um fim tão melancólico para uma marca com uma história tão rica no mercado japonês/mundial que impulsionou/popularizou a fotografia no mundo:

- 1a. reflex japonesa (baixo custo) antes de Nikon e Canon que faziam rangefinder nos moldes da Contax e Leica.
- 1a. reflex com retorno automático do espelho
- 1a. reflex com pentaprisma. Nascia o termo Pentax que acabou ofuscando o nome do fabricante, Asahi.
- 1a. reflex com medicação TTL
- 1a. reflex eletrônica com prioridade por abertura

Quem não conhece hoje o mount M42 (acho que é da Contax) popularizado nas Spotmatic e beirando 60anos? E o mount PK das lentes SMC Pentax dos anos 70 compatíveis ainda com as DSLR Pentax atuais sem adaptadores.

Parece saudosismo e confesso, é mesmo.  Tenho xodó pela marca.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2019, 23:03:35

Infelizmente tudo que é muito bom dura muito pouco .
Obras primas de engenharia mecânica e eletrônica.
Sempre gostei muito da marca , e tive várias , ME Super , Super A , LX , 6x7 ....
O unico senão era que na minha época , encontrar algo da Pentax , cameras , motores , lentes , era bastante dificil , mesmo na rua da fotografia ( conselheiro crispiniano ) em SP ou no centro do RJ ( rua da quitanda , alfandega , 13 de maio ) ... tendo sido essa a razão principal por ter - me afastado da marca . Mas nunca deixei de admirar .
Será uma grande pena se a marca acabar
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !