Autor Tópico: Filtro ND variável [Defeito?]  (Lida 1617 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 27 de Maio de 2019, 14:48:33
Pessoal, comprei um ND variável, e o resultado foi absurdamente ruim, devolvi o filtro e já resolvi o problema, mas estou intrigado, não é possível um resultado tão ruim, a marca que escolhi foi da Zomei, que pelas pesquisas que fiz, dos filtros baratos é a "melhorzinha", mas mesmo sendo barato, ruim, de baixa qualidade, etc, o que vi não pode ser, se eu fotografar através do box do banheiro não pede nitidez como perdeu com esse filtro.

Ai fiquei na duvida, será defeito ou característica do filtro? Ou eu fiz barberagem no uso?





As imagens estão com a mesma abertura e ISO, alterei apenas velocidade.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2019, 14:51:43
Perceba que a aberração cromática no fundo da lata sumiu, ou seja, ali está em foco, deu back focus com o filtro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2019, 15:16:29
Até os melhores ND variáveis são ruins... os mais baratos então são sofríveis...


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2019, 15:18:28
Perceba que a aberração cromática no fundo da lata sumiu, ou seja, ali está em foco, deu back focus com o filtro.

Cara, acho que não. Se acompanharmos o muro onde está a lata percebemos que nada está nítido, e que o menos ruim ainda é o mesmo ponto focado da foto anterior, a lateral da lata que está de frente.

Jesus!! :o


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2019, 15:36:43
Cara, acho que não. Se acompanharmos o muro onde está a lata percebemos que nada está nítido, e que o menos ruim ainda é o mesmo ponto focado da foto anterior, a lateral da lata que está de frente.

Jesus!! :o

Eu ia justamente dizer isso, acompanhando o muro da pra perceber que nada é nítido.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2019, 15:37:02
Cara, acho que não. Se acompanharmos o muro onde está a lata percebemos que nada está nítido, e que o menos ruim ainda é o mesmo ponto focado da foto anterior, a lateral da lata que está de frente.

Jesus!! :o

Se olhar o muro, vai ver que o foco está mais pra tras.
Olhe logo embaixo da palavra cinza.
Mas concordo que só isso não explica a queda na nitidez.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2019, 00:11:25
Tenho um Hoya mais top e vai bem. O problema é o padrão de um X mais pro maior escurecimento. Nitidez sempre vai perder alguma coisa, mas não vi nada de grave no meu e o af crava padrão. Até a contaminação de cor é bem controlada. Em termos de imagem  diria q é muito  bom e é bem prático. No geral satisfeito, mas Foi Caro pra caiaio.....
« Última modificação: 12 de Junho de 2019, 00:13:12 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.