Autor Tópico: Conectando o celular com speedLights ou flashes de estudio  (Lida 8748 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Maio de 2019, 14:21:35
Eu gostaria de produzir fotos com o celular usando flashes externos, sejam speedlights ou de estúdio, mas como esse assunto é meio novo pra mim abri esse tópico para junto dos colegas discutir e aprender a melhor maneira de como fazer esse tipo de conexão.

Acredito que esse conhecimento seria tbm útil para muitos colegas, por exemplo, alguém precisando produzir fotos de produto para internet (STILL) mas com o orçamento curto, com pouco espaço, ou ainda com o tempo do workflow reduzido, poderia se beneficiar com essa informação. Sim, claro, existem varias outras situações tbm, como retratos, ensaios externos, eventos, etc...

Obviamente que é a mesma coisa que se pode fazer hoje em dia com luz continua, mas a pesquisa aqui é exclusivamente para flash, pois em algumas situações, dependendo do tamanho do assunto, do local, da portabilidade, o flash seria bem mais útil pela potencia e qualidade de luz.
« Última modificação: 28 de Maio de 2019, 14:22:08 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2019, 14:27:06
Alguma coisa já foi conversada em outro tópico, com a ajuda do colega Vangelis:

Eu estava procurando um jeito de acionar o flash de estúdio pelo celular, ainda não encontrei nada que fosse barato, pois quero fazer fotografia still com o celular, mas obviamente sem luz continua.
Se alguém souber como fazer agradeço.


O godox tem um comunicador Bluetooth para celular, esse comunicador conversa e controla com qualquer flash e tocha godox.


Grato pela resposta, tenho vários flashes aqui, mas nenhum deles Godox, preciso de alguma coisa genérica...


Basta colocar um rádio godox na sapata de cada flash. Se forem ttl vai ter controle total. Manual só faz disparar.
O novo rádio master da godox, o xt2, já tem Bluetooth e dispensa a compra desse A1.


Ei explica ai melhor como funciona, precisa de um sftw no celular??? Se puder, por favor... Mais especificamente, qual o kit que alguém que não tem nada Godox precisaria comprar???
Agradeço a atenção!


https://www.youtube.com/watch?v=YsQXPPyV2GE


ok vou abrir um topico a respeito.  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2019, 14:35:16
Vanguelis, pelo que eu entendi, o Godox X2T controla a potencia dos flashes, mas não dispara, é isso???

ajuda ai...

https://www.diyphotography.net/godox-officially-announces-the-x2t-trigger-an-upgraded-x1t-with-built-in-bluetooth/
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2019, 20:03:31
Vanguelis, pelo que eu entendi, o Godox X2T controla a potencia dos flashes, mas não dispara, é isso???

ajuda ai...

https://www.diyphotography.net/godox-officially-announces-the-x2t-trigger-an-upgraded-x1t-with-built-in-bluetooth/

Dispara sim, é como um pocket wizard ou os famosos radios youngnuo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2019, 20:14:01
Dispara sim, é como um pocket wizard ou os famosos radios youngnuo.
Como é que ele funciona junto do sftw da câmera??? Basta ligar a câmera do celular, conectar com o Bluetooth e o disparo do flash é automático???
estamos falando do X2t, certo???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2019, 20:42:02
Na play store as specs do SFTW tem o seguinte:

GodoxPhoto




Features:
This APP is a software to combine photography with flash. It can also be used to control Godox flashes and LED video lights. It offers:
1.Shooting with external xenon flash A1;
2.Control the Godox flashes that has built-in Godox wireless X system;
3.Control the Godox LED video lights with wireless transmission.
4. Compatible Smartphone Models of Shooting Function:
HUAWEI Mate9 Pro, HUAWEI mate9, HUAWEI p10, HUAWEI p10plus;
SAMSUNG S8, SAMSUNG S8+, SAMSUNG note8, SAMSUNG s9, SAMSUNG s9+.


https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Linkiing.GodoxPhoto&hl=pt-BR

Conhecimento importa mais que equipamento.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2019, 07:57:37
Bom, até onde eu sei, hj, só com o godox A1, somente usando iPhone e tochas da Godox mesmo, não é compatível com nenhum outro flash... e o vi na época que saiu sobre o X2T é que vc tem o controle da configuração do Flash no celular (como as tochas da Bronclolor ja faziam), e não para disparar.
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2019, 09:28:09
O suporte para Android veio depois, com a funcionalidade de tirar foto pelo celular restrita a alguns modelos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2019, 10:34:51
Não entendo o porque não inventaram essa coisa ainda, será que só meia dúzia de caras desejam isso???
Conhecimento importa mais que equipamento.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2019, 10:46:27
Não entendo o porque não inventaram essa coisa ainda, será que só meia dúzia de caras desejam isso???

Pior que sim... a ideia é legal, divertida e tal, "prática" em alguns casos, mas profissionalmente falando não faz muito sentido (claro que cada caso é um caso), eu to afim de comprar um para fazer umas fotos e postar mais por que gera conteúdo para midias (no caso de postar fotos clicadas com celular) mas não faz muito sentido algum em deixar de fotografar com uma câmera onde vai ter muito mais qualidade e recursos (câmeras e lentes) por um celular, e não da nem pra falar da "praticidade de ja clicar e postar" por que pode ser feito o mesmo compartilhando as fotos da câmera por wi-fi para o celular (se a câmera n tiver só comprar um cartão que tenha)...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2019, 10:50:24
O suporte para Android veio depois, com a funcionalidade de tirar foto pelo celular restrita a alguns modelos.

Legal, vou baixar pra ver se rola no meu... mas isso para o A1, e para trabalhar apenas com as tochas da Godox, pelo que vi do X2T (mesmo agora fui ler de novo no site deles) ele só controla (e tb só flashes da godox), não é para fazer fotos com ele, tem algum outro lugar que fale a respeito?
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2019, 11:08:18
Pior que sim... a ideia é legal, divertida e tal, "prática" em alguns casos, mas profissionalmente falando não faz muito sentido (claro que cada caso é um caso), eu to afim de comprar um para fazer umas fotos e postar mais por que gera conteúdo para midias (no caso de postar fotos clicadas com celular) mas não faz muito sentido algum em deixar de fotografar com uma câmera onde vai ter muito mais qualidade e recursos (câmeras e lentes) por um celular, e não da nem pra falar da "praticidade de ja clicar e postar" por que pode ser feito o mesmo compartilhando as fotos da câmera por wi-fi para o celular (se a câmera n tiver só comprar um cartão que tenha)...
Sim, para um profissional ou ainda quem quer investir em câmeras, lentes e equipamentos. Existem situações onde a estética e qualidade das fotos de um celular resolve, milhares de fotos circulando nas redes sociais por ai. E o workflow é muito mais pratico é rápido, agilidade e velocidade. Pelo jeito só mesmo a Godox sacou isso, mas ainda muito restrito ao A1 e alguns modelos de celular.

Conhecimento importa mais que equipamento.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2019, 11:24:35
Sim, para um profissional ou ainda quem quer investir em câmeras, lentes e equipamentos. Existem situações onde a estética e qualidade das fotos de um celular resolve, milhares de fotos circulando nas redes sociais por ai. E o workflow é muito mais pratico é rápido, agilidade e velocidade. Pelo jeito só mesmo a Godox sacou isso, mas ainda muito restrito ao A1 e alguns modelos de celular.

Bom, muito uma questão de gosto talvez, eu ja usei e não achei mais prático não, testei uma vez o A1 pra clicar e não achei nada de prático fazer um ensaio com celular, nem fotos de comida, que foram as duas situações que eu usei, o no caso do ensaio foi muito pior, ficar focando, enquadrar, zoom, é infinitamente mais prático fotografar com dslr, e o workflow é o mesmo que clicar e mandar as fotos para o celular (mesmo por que vc pode deixar alguem fazendo isso enquanto vc se preocupa em clicar, ja clicando com o celular vai ter que parar de clicar pra isso), com a vantagem de ter muito mais qualidade com a câmera do que com o telefone... e a godox fez isso por que atira para todos os lados, tanto que ja tem faz tempo e só é visto em videos onde o pessoal quer fazer uma "média" fotografando com celular, por que da views, na prática mesmo teve muito pouca aceitação, por isso que eu mencionei que só meia dúzia que talvez queira mesmo, mas nada contra quem quer usar isso para trabalhar ou outros fins... o dia que for melhor clicar com celular (seja em qualidade ou praticidade) eu vou ser o primeiro a aderir, mas hj esta muito longe disso acontecer.
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 11:28:39 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Maio de 2019, 11:26:41
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2019, 11:29:59
Bom, muito uma questão de gosto talvez, eu ja usei e não achei mais prático não, testei uma vez o A1 pra clicar e não achei nada de prático fazer um ensaio com celular, nem fotos de comida, que foram as duas situações eu eu usei, o ensaio foi muito pior, ficar focando, enquadrar, zoom, é infinitamente mais prático fotografar com dslr, e o workflow é o mesmo que clicar e mandar as fotos para o celular (mesmo por que vc pode deixar alguem fazendo isso enquanto vc se preocupa em clicar, ja clicando com o celular vai ter que parar de clicar pra isso), com a vantagem de ter muito mais qualidade com a câmera do que com o telefone... e a godox fez isso por que atira para todos os lados, tanto que ja tem faz tempo e só é visto em videos onde o pessoal quer fazer uma "média" fotografando com celular, por que fa views, na prática mesmo teve muito pouca aceitação, por isso que eu mencionei que só meia dúzia que talvez queira mesmo, mas nada contra quem quer usar isso para trabalhar ou outros fins... o dia que for melhor clicar com celular (seja em qualidade ou praticidade) eu vou ser o primeiro a aderir, mas hj esta muito longe disso acontecer.
Mas vc é profissional, o seu parâmetro é outro.

Vou dar um exemplo, tem uma colega que trabalha com publicidade no bairro do Morumbi, ela não é fotografa, mas entende um pouco de fotografia e até que faz umas fotos bacaninhas com o celular. Ela mantém há uns dois anos um grupo no fb onde divulga os estabelecimentos comerciais da região para os moradores dali. É uma versão moderna, digital e independente daquelas revistinhas de publicidade de bairro.
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 11:30:36 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.