Autor Tópico: Conectando o celular com speedLights ou flashes de estudio  (Lida 8649 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #15 Online: 29 de Maio de 2019, 11:35:01
Mas vc é profissional, o seu parâmetro é outro.

Vou dar um exemplo, tem uma colega que trabalha com publicidade no bairro do Morumbi, ela não é fotografa, mas entende um pouco de fotografia e até que faz umas fotos bacaninhas com o celular. Ela mantém há uns dois anos um grupo no fb onde divulga os estabelecimentos comerciais da região para os moradores dali. É uma versão moderna, digital e independente daquelas revistinhas de publicidade de bairro.

Pra esse tipo de público resolve luz natural, que é oq muita gente ja faz hj, inclusive fotos ótimas com celulares, melhor que muito profissional por ai, mas ai montar um setup de tochas pra isso ja sai fora da curva, no meu ver quebra um pouco a ideia de "praticidade"...
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 11:37:35 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 29 de Maio de 2019, 11:48:33
Pra esse tipo de público resolve luz natural, que é oq muita gente ja faz hj, inclusive fotos ótimas com celulares, melhor que muito profissional por ai, mas ai montar um setup de tochas pra isso ja sai fora da curva, no meu ver quebra um pouco a ideia de "praticidade"...
To falando que seu raciocínio esta no âmbito super profissional, não é mesmo??? Diminui um pouco esse exagero ai, nada de um monte de tochas. Alguma coisa parecida com um speedlite, uma luz é suficiente, talvez duas. Inclusive aqui pra mim, eu adoro os retratos com apenas uma luz. Mas obviamente que é questão de gosto e opinião. Respeitando a sua  :ok:
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 11:52:32 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 29 de Maio de 2019, 11:52:18
Na BH o A1 que custa relativamente barato, é listado como Top Seller. Imagino aqui o dia que isso funcionar com qq celular, vai vender muuuito mais.

Conhecimento importa mais que equipamento.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #18 Online: 29 de Maio de 2019, 11:55:58
To falando que ser raciocínio esta no âmbito super profissional, não é mesmo??? Diminui um pouco esse exagero ai, nada de um monte de tochas. Alguma coisa parecida com um speedlite, uma luz é suficiente, talvez duas. Inclusive aqui pra mim, eu adoro os retratos com apenas uma luz. Mas obviamente que é questão de gosto e opinião. Respeitando a sua  :ok:

Não to falando como profissional, eu lido com dezenas de hobbistas e, profissionais  não profissionais todos os dias, desde alunos até o pessoal que vem fotografar ou acompanha quem vem ser fotografado e fala sobre o gosto ou necessidade (para suprir eles mesmo seja suas redes sociais ou seus negócios) de fotografar, seja com celular ou com uma câmera melhor, vou ser até mais prático, é muito mais fácil alguém que quer fazer uma foto melhor comprar uma câmera, e ainda não usar flash, do que ele comprar um flash (mesmo que seja um speedlite) para usar no celular dele... pra ir além, se nem aqui no fórum, que é munido de profissionais e hobbitas envolvidos, de alguma forma, com fotografia, o pessoal adere ao flash (muita gente que usa e quer usar, mas infinitamente maior o número de pessoas do "prefiro luz natural"), imagina a galera que clica com celular...
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 12:08:11 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 29 de Maio de 2019, 12:10:17
Não to falando como profissional, eu lido com dezenas de hobbistas e não profissionais todos os dias, desde alunos até o pessoal que vem fotografar ou acompanha quem vem ser fotografado e fala sobre o gosto ou necessidade (para suprir eles mesmo seja suas redes sociais ou seus negócios) de fotografar, seja com celular ou com uma câmera melhor, vou ser até mais prático, é muito mais fácil alguém que quer fazer uma foto melhor comprar uma câmera, e ainda não usar flash, do que ele comprar um flash (mesmo que seja um speedlite) para usar no celular dele... pra ir além, se nem aqui no fórum, que é munido de profissionais e hobbitas o pessoal adere ao flash (muita gente que usa e quer usar, mas infinitamente maior o número de pessoas do "prefiro luz natural"), imagina a galera que clica com celular...
Ok, bom, já do meu lado aqui é completamente diferente, vejo muita gente interessada nisso, retrato, balada, produto, arte, etc...

Bom, mas isso já esta virando outro assunto...

Minha pesquisa aqui é apenas entender se existe alguma maneira de se resolver a pergunta do inicio do tópico!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 29 de Maio de 2019, 12:21:42
Minha pesquisa aqui é apenas entender se existe alguma maneira de se resolver a pergunta do inicio do tópico!!!

Aprendi que é possível fazer disparar um Speedlight através de um celular.  ;) :clap:
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 12:24:02 por nandoespinosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 12:27:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 29 de Maio de 2019, 12:34:57
tinha essa solução https://www.popphoto.com/gear/2013/06/triggertrap-can-now-control-your-flash-your-smartphone/

mas parece que faliu
Seguindo esse caminho encontrei o seguinte:

https://www.miops.com/products/flash-adapter

Parece tão fácil.... vou estudar a respeito.


Editando: acho que falei merda, não é isso...
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 12:36:59 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #24 Online: 29 de Maio de 2019, 12:47:28
tinha essa solução https://www.popphoto.com/gear/2013/06/triggertrap-can-now-control-your-flash-your-smartphone/
mas parece que faliu

Ja tinha visto esse, é só pra disparar o flash com o celular, e não pra fotografar com o celular...

Até fiz uma pesquisa novamente pra ver se tinha alguma novidade sobre o assunto mas até onde achei continua na mesma, só da pra fotografar com o A1 e usando o Iphone (no app "diz" que é compatível o disparo com alguns celulares, mas não vi ninguém usando).
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 12:49:41 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 29 de Maio de 2019, 12:57:10
Ja tinha visto esse, é só pra disparar o flash com o celular, e não pra fotografar com o celular...

Até fiz uma pesquisa novamente pra ver se tinha alguma novidade sobre o assunto mas até onde achei continua na mesma, só da pra fotografar com o A1 e usando o Iphone (no app "diz" que é compatível o disparo com alguns celulares, mas não vi ninguém usando).

https://www.thephoblographer.com/2014/12/05/shooting-strobist-style-shooting-phone/

Olha esse artigo, ele não está fotografando com o flash no tripe?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 29 de Maio de 2019, 13:00:27
é, não é como pensei.

nesse artigo está usando uma funcionalidade que ativa o flash pelo som e precisa usar velocidades baixas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #27 Online: 29 de Maio de 2019, 13:16:14
é, não é como pensei.
nesse artigo está usando uma funcionalidade que ativa o flash pelo som e precisa usar velocidades baixas.

Sim, só pra disparar mesmo...

Sobre velocidade tb inclusive umas das coisas me me atrapalhou em fotografar com o A1 é velocidade baixa e que demora muito pra fazer a foto, depois que vc clica para disparar ainda tem um tempo (alguns segundos) para ele realmente clicar e depois pra voltar a leitura da câmera... cansativo...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 16:12:40 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 29 de Maio de 2019, 16:12:07



Estou pensando aqui, vs lembram aqueles pau de selfie com cabinho P2???



Imaginando aqui, isso tinha algum software para disparar a câmera??? Ou bastava ligar a câmera e o cabinho espetado funcionava automaticamente???

Pensando o seguinte:

Se eu pegar um trigger como o YONGNUO RF605C, para usar como disparador do shutter da camera, e conectar um cabo diretamente no P2 do celular, será que ele funciona, será que consegue disparar a câmera do celular???



esse esquema, só que colocando o celular no lugar da câmera.
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 16:12:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.