Autor Tópico: Como apresentar as fotos ao cliente  (Lida 23707 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #30 Online: 13 de Maio de 2012, 00:39:46
Nos trabalhos q já fiz dou pouca possibilidade de escolha de fotos e envo pra escolha um número reduzido, com somente as q considero boas. No máximo, em caso de albúm, dou o direito de escolher 20 fotos para entrar na composição. Em Book, não tem escolha, e  faço a seleção e envio todas as selecionadas por mim e já com tratamento final. Também não mando o album diagramado para avaliação antes da encadernação, é o q eu fizer e ponto. Se fizeram serviço comigo já fizeram sabendo isso tudo e viram alguns dos meus (não muito)  trabalhos e sabem o q esperar. Se deixar com muita liberdade para escolher fotos ou compisição do albúm a coisa não rende. Nos albúns é pior, pois quem faz um trabalho q terá como resultado final um albúm diagramado, deve saber q vc escolhe a ordem e as fotos de forma coerente com o seu estilo e história do evento. Se o cara escolhe um monte de fotos para entrar no albúm vc pode ficar sem ter como fazer uma diagramação coerente com o evento e amarrado criativamente por ter a obrigação de encaixar fotos q não fazem sentido no albúm e nem no seu estilo artístico de diagramação.
Outra coisa q explico ao contratante é q faço as fotos pensando no albúm e muitas de forma idividual, fora da diagramação , não tem muita graça. O cliente tem de saber disso. Isso acontece muito em aniversários infantis e pouco menos em casamentos. Acontece de vc fazer um sequencia com 3 ou 4 fotos de um momento e estas fotos isoladas não tem a menor graça. Ainda mais q muitas vezes nestes casos o q importa e o momento e não tanto a perfeição técnica. Muitas fotos q podem parecer estar perdidas viram arte dentro de uma diagramação e vc com o tempo normalmente já sabe na hora q tal foto 'ruim" vai ficar linda no albúm editado. Assim, como deixar a pessoa escolher as fotos? Deixo escolher 20 e fim de papo e ainda evito de mandar estas fotos q eles possivlemnte podem achar ruins, mas q eu sei pq fiz o sei q vaqi ficar perfeita no album diagramado. Espero não ter complicado.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #31 Online: 15 de Maio de 2012, 00:37:25
O número é hipotético, pessoal. Estou aqui no meio de 5000 mil fotos de formatura, aí saíram os 950.

Pensem em um casamento, por exemplo. Quantas fotos vocês apresentam ao cliente?

Esta apresentação na casa do cliente não é desgastante não?

Por outro lado, deixar o CD seria melhor?

Num Casamento (minha área) costumo clicar em torno de 2000 e entregar 900 em media.
Envio um link para download. Estou planejando trazer o cliente até meu estúdio e apresentar uma sugestão para o livro, deve funcionar legal.
« Última modificação: 15 de Maio de 2012, 00:38:37 por Willian Lima »
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


fredperes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • www.fredperes.net
Resposta #32 Online: 15 de Maio de 2012, 11:51:22
Num Casamento (minha área) costumo clicar em torno de 2000 e entregar 900 em media.
Envio um link para download. Estou planejando trazer o cliente até meu estúdio e apresentar uma sugestão para o livro, deve funcionar legal.

Willian, e o cliente escolhe em média quantas fotos para o álbum?


fredperes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • www.fredperes.net
Resposta #33 Online: 15 de Maio de 2012, 12:11:30
Outra coisa q explico ao contratante é q faço as fotos pensando no albúm e muitas de forma idividual, fora da diagramação , não tem muita graça. O cliente tem de saber disso. Isso acontece muito em aniversários infantis e pouco menos em casamentos. Acontece de vc fazer um sequencia com 3 ou 4 fotos de um momento e estas fotos isoladas não tem a menor graça. Ainda mais q muitas vezes nestes casos o q importa e o momento e não tanto a perfeição técnica. Muitas fotos q podem parecer estar perdidas viram arte dentro de uma diagramação e vc com o tempo normalmente já sabe na hora q tal foto 'ruim" vai ficar linda no albúm editado. Assim, como deixar a pessoa escolher as fotos? Deixo escolher 20 e fim de papo e ainda evito de mandar estas fotos q eles possivlemnte podem achar ruins, mas q eu sei pq fiz o sei q vaqi ficar perfeita no album diagramado. Espero não ter complicado.

Eu concordo com seu ponto de vista, mas tenho problemas com formandos. Eu não dou a chance de ver ou opinar na diagramação. Mas tenho cerca de 80 fotos por aluno, e eles podem escolher 35 para o álbum.


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #34 Online: 15 de Maio de 2012, 14:39:16
Willian, e o cliente escolhe em média quantas fotos para o álbum?

Hoje é bem variável, dependendo de meu relacionamento com o cliente pode chegar até 230 fotos. Para se tirar uma média, seguimos com em torno de 130 a 150 fotos.
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


skydivebr

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 15 de Maio de 2012, 23:49:42
Bom, eu costumo dar as seguintes opções:

1. Link especial no meu site com uma galeria para o cliente escolher.
2. CD com as fotos em baixa para ele escolher.
3. Eles vem até o estúdio para escolher as fotos em um outro dia.

A melhor opção tem sido a 1, normalmente em casa com mais calma e sozinhos acabam escolhendo mais fotos :ok:

Também faço assim Leo, mas como utilizo o LR para a revelação, na aba WEB ele tem uma série de templates. Criei um que vai com meus contatos, email, link, etc... ele exporta a biblioteca selecionada, de acordo com o template selecionado e ainda faz o upload.

Depois é só passar o link para o cliente!

Fácil, prático e rápido!

Abrazzzzzzzzzz


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #36 Online: 15 de Maio de 2012, 23:52:11
Tenho sofrido com a entrega de poucas fotos. As pessoas estão acostumadas com quantidade.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #37 Online: 07 de Junho de 2014, 16:43:05
Pessoal, desculpe por reviver o tópico, no entanto essa questão não foi abordada e gostaria de saber se alguém conhece algum programa para PC/iPad (free) ou mesmo site em que dê essa opção de escolha para o cliente selecionar as fotos. Alguém conhece algo parecido?
Encontrei alguns sites gringos e brasileiro, mas tudo pago.

Grato.   :ok: :ok:


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #38 Online: 07 de Junho de 2014, 18:46:14
Gostei do tópico, mas queria saber se entregar uma mídia com as fotos seria a melhor opção hoje.
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


faovilela

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • fábio vilela . fotografia
Resposta #39 Online: 07 de Junho de 2014, 20:40:03
Eu uso temas Free do Wordpress  :ok:

Um para cada cliente ou vai trocando com o tempo?
Nikon D5200 // AF-S DX Nikkor 35MM f/1.8G // AF-S DX Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR
Flash Yongnuo YN-468 II
http://www.fabiovilela.com.br
https://www.flickr.com/photos/faovilela/


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 07 de Junho de 2014, 21:53:33
Coloco as fotos em um site e mando o link.  Muito prático.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #41 Online: 20 de Outubro de 2014, 23:45:17
Revivendo o tópico novamente...

Conversando com uma amigo aqui do fórum, falei que entregava 90% das fotos do ensaio em um CD ou site (selpics.net) para o cliente escolher, já com um tratamento básico... cor, contraste, corp... feito em lote no Lr!
Ele comentou que acha errado... entregar 250 fotos para o cliente se torna cansativo para o cliente escolher as 30.. 50 que fecho no pacote! Faço isso como um diferencial... ninguém por aqui passa todas as fotos do ensaio para o cliente escolher! E quando falo que entrego todas as fotos do ensaio já com um tratamento básico, cresce os olhos deles! :P
E ai, notei que alguns não entregam nem a metade que eu entrego... mas fico na dúvida de fazer a seleção para o cliente, noto que muitas fotos que gosto muito, o cliente não escolhe!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Dassaiev Jesus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #42 Online: 04 de Junho de 2019, 15:57:21
Lendo o tópico em 2019

Muitas ferramentas on-line estão disponíveis para todos os gostos.


Encontrei uma interessante para testar vimember.com