Autor Tópico: (Dúvida) Qual a umidade relativa ideal para armazenar equipamentos?  (Lida 5883 vezes)

João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Bom pessoal, visando garantir a melhor conservação do meu equipamento, decidi por investir em uma dry box caseira. Basicamente eu comprei um caixote transparente 12 litros, limpei bem com isopropilico e colei EVA nas bordas da tampa como forma de vedar ele, então coloquei um anti modo à base de contrato de cálcio de 180 gramas dentro.

Minha duvida é, haveria algum meio de aumentar um pouco a umidade na caixa? Digo isso pois ela está cada vez ficando mais seca, 12 horas após colocar tudo dentro e vedar está indicando uma umidade relativa de 34% (vale citar que no teste de calibragem do meu higrometro ele apresentou uma indicação de 2% à 3% acima da real humidade), portanto creio que ela deve estar próxima dos 30% já.

Seria essa umidade de 30% prejudicial aos aparelhos? Se sim, como posso aumentar controladamente a umidade da caixa? :ponder:

Link com imagens da caixa e do antimofo para ilustrar o post: https://imgur.com/a/g53SmQb


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2019, 19:49:12
Segundo um ex-professor de polímeros da universidade, a umidade relativa depende muito do tipo da borracha (pode ser natural ou artificial). Então isso vai variar conforme o tipo, mas é quase um consenso que abaixo dos 30% é prejudicial ao material (pode ressecar o elastômero). Eu deixo meus equipamentos entre 35% a 50% (uso um anti-mofo).

Vc não consegue controlar a umidade retirando um pouco dessa mistura de cálcio?


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2019, 20:16:52
Segundo um ex-professor de polímeros da universidade, a umidade relativa depende muito do tipo da borracha (pode ser natural ou artificial). Então isso vai variar conforme o tipo, mas é quase um consenso que abaixo dos 30% é prejudicial ao material (pode ressecar o elastômero). Eu deixo meus equipamentos entre 35% a 50% (uso um anti-mofo).

Vc não consegue controlar a umidade retirando um pouco dessa mistura de cálcio?

O potinho tem uma espécie de tecido poroso na parte superior (acredito que seja para não ocorrer o retorno da umidade que acumula-se no pote à caixa) será há problema em abrir um furinho ali e remover algumas bolinhas? (depois colocar um pedacinho pequeno de durex para vedar novamente))
Ademais, qual anti mofo você usa? Estava cogitando um eletrônico porém tenho medo de ocorrer condensação. :(


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2019, 20:30:23
O potinho tem uma espécie de tecido poroso na parte superior (acredito que seja para não ocorrer o retorno da umidade que acumula-se no pote à caixa) será há problema em abrir um furinho ali e remover algumas bolinhas? (depois colocar um pedacinho pequeno de durex para vedar novamente))
Ademais, qual anti mofo você usa? Estava cogitando um eletrônico porém tenho medo de ocorrer condensação. :(

Perdão, eu não tinha visto esse link que mostra a sua caixa com o anti-mofo.  :doh:
O anti-mofo é praticamente do mesmo tipo que eu uso (o meu é da Secar). Não faça um furo no tecido, não é necessário e nem é recomendado. Talvez trocar por um anti-mofo menor ajude. Eu uso o grande (de 180 gramas), mas quando a umidade começa a baixar muito, troco pelo de 80 gramas e para mim resolve.
Alguns colegas usam a sílica gel em grãos e dizem que é mais fácil de controlar (eu não testei). Quando ficar saturado é só secar.

Eu comprei esse anti-mofo eletrônico, mas fiquei com receio de usar, justamente pela possível condensação (ainda mais que a caixa fica fechada). Uso o Secar há anos e nunca tive problemas, só controlando para evitar que a umidade fique inferior a 30-35% ou superior a 50-55%.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2019, 20:48:36
]Se sim, como posso aumentar controladamente a umidade da caixa? :ponder:

Link com imagens da caixa e do antimofo para ilustrar o post: https://imgur.com/a/g53SmQb

SIM ... 30% já há uma tendência a prejudicar seu equipamento , ficou seco demais ...

SIM ... voce pode controlar a humidade no interior da caixa , diminuindo a vedação da caixa. Deixe um pequeno pedaço SEM vedação , será na base da tentativa e acerto .

Voce tambem pode aumentar essa mesma humidade , diminuindo o tamanho do secante.

Eu tenho equipamentos com 50 anos de uso , sem jamais terem tido fungos . Uso sempre o desumidificador eletronico ( sterilair ) ... encontra - se em casas de produtos ortopedicos e em algumad farmacias . Custa por volta de 80 reais e dura a vida toda , vale a pena . Alem disso há luz constante dentro do armario das cameras e lentes . NÃO SEI O QUE SÃO FUNGOS .... voce precisa de TRES coisas para ter fungos em material otico .
1... ausência de luz
2... temperatura abaixo dos 27 graus
3... humidade acima dos 65% ( mais ou menos nessa faixa )

Se eliminares 2 dessas 3 condições , muito dificilmente haverá a proliferação de fungos .
No meu caso , eu eliminei as 3 condições.

Espero ter ajudado

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2019, 22:27:22
Perdão, eu não tinha visto esse link que mostra a sua caixa com o anti-mofo.  :doh:
O anti-mofo é praticamente do mesmo tipo que eu uso (o meu é da Secar). Não faça um furo no tecido, não é necessário e nem é recomendado. Talvez trocar por um anti-mofo menor ajude. Eu uso o grande (de 180 gramas), mas quando a umidade começa a baixar muito, troco pelo de 80 gramas e para mim resolve.
Alguns colegas usam a sílica gel em grãos e dizem que é mais fácil de controlar (eu não testei). Quando ficar saturado é só secar.

Eu comprei esse anti-mofo eletrônico, mas fiquei com receio de usar, justamente pela possível condensação (ainda mais que a caixa fica fechada). Uso o Secar há anos e nunca tive problemas, só controlando para evitar que a umidade fique inferior a 30-35% ou superior a 50-55%.

Segunda feira comprarei um potinho menor no mercado e vamos ver se resolve :ok:


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2019, 22:30:08
SIM ... 30% já há uma tendência a prejudicar seu equipamento , ficou seco demais ...

SIM ... voce pode controlar a humidade no interior da caixa , diminuindo a vedação da caixa. Deixe um pequeno pedaço SEM vedação , será na base da tentativa e acerto .

Voce tambem pode aumentar essa mesma humidade , diminuindo o tamanho do secante.

Eu tenho equipamentos com 50 anos de uso , sem jamais terem tido fungos . Uso sempre o desumidificador eletronico ( sterilair ) ... encontra - se em casas de produtos ortopedicos e em algumad farmacias . Custa por volta de 80 reais e dura a vida toda , vale a pena . Alem disso há luz constante dentro do armario das cameras e lentes . NÃO SEI O QUE SÃO FUNGOS .... voce precisa de TRES coisas para ter fungos em material otico .
1... ausência de luz
2... temperatura abaixo dos 27 graus
3... humidade acima dos 65% ( mais ou menos nessa faixa )

Se eliminares 2 dessas 3 condições , muito dificilmente haverá a proliferação de fungos .
No meu caso , eu eliminei as 3 condições.

Espero ter ajudado

Aqui a caixa fica de frente à sacada, onde durante boa parte do dia há incidência de claridade (porém cuidei para que não fique exposta diretamente ao sol) e durante a noite a luz fluorescente do quarto fica acesa até meia noite aproximadamente, essa claridade da fluorescente ajuda na prevenção de fungos também?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2019, 02:09:16

Luz fluorescente gera muito menos calor do que as de tungstênio e as de leds tambem .
Tenho lampadas " fluorescentes " de leds ...  :hysterical: ...  na verdade são no formato de fluorescentes mas com leds internamente .
Os fungos são transparentes nas lampadas fluorescentes . Cansei de examinar lentes usadas no Rio e Sao Paulo , aparentemente sem fungos , e que causavam raiva ao chegar em casa , onde descobria alguns moradores indesejaveis . Levei um certo tempo até descobrir isso .... JAMAIS examine uma lente contraluz em iluminação fluorescente , pois voce NÃO descobrirá NENHUM fungo , mesmo que estejam infestando a lente .
O ideal é voce ter um armario tipo cristaleira , em madeira e com vidros nas laterais . Coloque lampadas de leds , de modo que iluminem todas as lentes e cameras . Deixe ligado 25 horas por dia , com as lentes deitadas e sem a tampa da frente , idem para as cameras com lente . Compre um sterilair ( alguns chamam de desumidificador eletrônico ) para cada 1 metro quadrado . Feche a porta e esqueça de fungos .
Em um armario de cerca de 1 m quadrado , com 3 lampadas e 1 sterilair vai te custar cerca de 30 reais ao mes de energia . Eu ainda coloquei 2 leitores de temp / humidade  ( 20 reais no mercado livre ) .... PRONTO .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2019, 08:58:53

João, dê uma boa lida neste tópico:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,18592.0.html

Spoiler: se for continuar neste esquema de caixa organizadora, substitua seu pote anti mofo da foto por outro com sílica gel azul. Mais barato, reutilizável e não deixa água em quantidade perto de seu equipamento.

Com relacao a sua pergunta, quando a umidade está lá pelos 45% ligo o alerta para a troca. Não deixo chegar aos 50%. Uso 30-35% como limite inferior.

Link para o tipo de silica que citei.
<ref. apenas. não conheço o vendedor>
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1203678812-silica-gel-azul-pacote-de-1kg-grnulos-de-4-8-mm-_JM?matt_tool=95337312&matt_word=&gclid=Cj0KCQjwitPnBRCQARIsAA5n84l8lJflX36TPgiwWNktPSoTmr6R9wGtcwQFUf66OnkArwyXLFjkslAaArIUEALw_wcB

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2019, 11:25:44
Só uma retificação quanto a zona de temperatura:

Fungos dão em qualquer temperatura entre 8 e 40 graus. Senão não haveriam fungos na amazonia nem nas adegas de vinhos subterrâneas. E pode dar muito fungo dependendo da umidade nessas condições.

O fator dominante é a umidade, em segundo lugar a luz.

Eu conservo tudo a 35% sem o menor problema com borrachas.
« Última modificação: 03 de Junho de 2019, 11:26:09 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2019, 12:55:45
Eu acho mais fácil diminuir a vedação ou comprar o pote menor, geralmente mais difícil de encontrar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2019, 17:34:27
Bom pessoal, resolvi que vou comprar a sílica azul, porém para solucionar provisoriamente um amigo me indicou que reduzir o bocal do antimofo poderia adiantar, e funcionou bem :) quase 24h se passaram e a umidade está se mantendo estável nos 42%, com pequenas variações à 40%. Quanto ao armário infelizmente não tenho espaço pois não moro sozinho e meu quarto já é ocupado por uma estante enorme de discos e um aparelho de som. Há algum método alternativo à esse da luz? Uma de tungstênio fraca bastaria? (Com bocal adaptado para dentro da caixa plástica) :ponder:

Foto de como tapei o bocal com papel laminado: https://imgur.com/a/xZ52BvJ