Autor Tópico: Reviewers: ruim com eles(as); pior sem eles(as).  (Lida 1140 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.158
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #15 Online: 07 de Junho de 2019, 13:20:35
Só vejo os reviews após alguns meses do lançamento. As primeiras impressões geralmente tem um misto de empolgação/frustração exagerada e também pelo fato dos "defeitos" aparecerem após dias/semanas/meses de uso, principalmente quando se trata de eletrônicos.

Lembro que quando lançaram a 70D, surgiram vários elogios e após algum tempo veio aquele problema (Erro 80) que acabou dando dor de cabeça...
Em 2015 comprei um Moto G4 Plus q foi bem recebido pela crítica, mas 6 meses depois apareceu o problema crônico do "Ghost Touch" (nenhuma assistência técnica conseguiu resolver na época).

E fora a empolgação de muitos Youtubers que elogiam o equipamento hoje e depois de 2 meses começam a reclamar... :assobi:



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 275
    • My wildest life
Resposta #16 Online: 07 de Junho de 2019, 18:04:00
Review é algo fundamental para qualquer tipo de produto. Atire a primeira pedra quem nunca buscou referências antes de comprar um produto? Pode ser um mouse/teclado até um carro ou uma TV bem cara. Faz parte da natureza humana ter a curiosidade de querer saber e também querer compartilhar suas opiniões. O ponto principal é ter o bom senso (e crítico) para identificar a qualidade, profundidade e possível "viés" ideológico sobre um produto/marca.

Vou dar um exemplo de dois bom reviewers aqui no Brasil: Vernaglia e o Zack. Suas análises são bem justas e passam por pontos que vão além da especificação e fotografar parede ou charts. Porém quem assiste/lê seus reviewstem de ter em mente que eles são usuários quase que exclusivos de Canon e, portanto, quando eles testam outras marcas, precisa-se ter um pé atrás.

No YouTube eu acompanho vários há anos mas o meu favorito é o Jared Polin. É preciso saber que ele tem suas características como um humor às vezes exagerado mas sempre dá opiniões sinceras e baseadas não só em algumas horas de uso.

Em resumo: os reviews são necessários para ajudar a formar opinião e dar informações mas cabe ao usuário interessado naquela pesquisa ter o discernimento da profundidade, qualidade e viés por trás daquela opinião.

Basta olhar os jornalistas brasileiros em suas redes sociais ou vlogs. Nem sempre 100% é verdade mas sempre tem uma parte do discurso/notícia que é verdadeiro e converge com outras opiniões.
Não tem o reviewer perfeito. A gente precisa aprender a lidar com o que eles dizem.

Também gosto muito do Zack e do Vernaglia, no Brasil.



Ubuntu 18.04 LTS

I use Debian 11 "Bullseye"on the laptop and Tapatalk on the phone <3


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 275
    • My wildest life
Resposta #17 Online: 07 de Junho de 2019, 18:08:07
Só vejo os reviews após alguns meses do lançamento. As primeiras impressões geralmente tem um misto de empolgação/frustração exagerada e também pelo fato dos "defeitos" aparecerem após dias/semanas/meses de uso, principalmente quando se trata de eletrônicos.

Lembro que quando lançaram a 70D, surgiram vários elogios e após algum tempo veio aquele problema (Erro 80) que acabou dando dor de cabeça...
Em 2015 comprei um Moto G4 Plus q foi bem recebido pela crítica, mas 6 meses depois apareceu o problema crônico do "Ghost Touch" (nenhuma assistência técnica conseguiu resolver na época).

E fora a empolgação de muitos Youtubers que elogiam o equipamento hoje e depois de 2 meses começam a reclamar... :assobi:
Concordo.

Não dá para apostar seu dinheiro em review de quem usou o equipamento por apenas uma semana.

O bom, mesmo, é mais ou menos o que o Ernesto falou: review de usuário (que tá falando de algo que comprou e usa todo dia).

Ubuntu 18.04 LTS

I use Debian 11 "Bullseye"on the laptop and Tapatalk on the phone <3