Autor Tópico: Luz Criativa  (Lida 4330 vezes)



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 04 de Julho de 2019, 18:38:13
Dando continuidade ao assunto.

Percebi que a grande massa dos "strobistas", pegam um modificador pequeno ou médio, e colocam a 3 metros ou mais do modelo, e isso deixa a luz dura, andei fazendo alguns testes aqui, e a uma certa distancia quase não se vê diferença entre um Octa de 80 e o flash direto. Vi um vídeo de um desses representantes de marcas, com uma 135mm fazendo corpo inteiro e um octa que no máximo era de 80cm montado atras dele (o fotógrafo), o resultado foi uma luz dura e evidente, e com certeza sem diferença significativa se tivesse usado apenas o flash.
Já o Sails Chong, usa modificadores gigantes, e muitas vezes o assistente fica "na cara" da modelo, e depois ele tira o assistente no Photoshop.

Acho que o que falta nessa galera a que me refiro (e também me incluo) é falta de conhecimento, pessoal acha que colocar um flash dentro de um soft é o que basta, e o resultado é triste!



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 04 de Julho de 2019, 19:20:50
Tenho Sombrinha. Fotografei um batizado. No final a familia estava com tanta pressa. Nao deu tempo.



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #18 Online: 04 de Julho de 2019, 20:02:46
Dando continuidade ao assunto.

Percebi que a grande massa dos "strobistas", pegam um modificador pequeno ou médio, e colocam a 3 metros ou mais do modelo, e isso deixa a luz dura, andei fazendo alguns testes aqui, e a uma certa distancia quase não se vê diferença entre um Octa de 80 e o flash direto. Vi um vídeo de um desses representantes de marcas, com uma 135mm fazendo corpo inteiro e um octa que no máximo era de 80cm montado atras dele (o fotógrafo), o resultado foi uma luz dura e evidente, e com certeza sem diferença significativa se tivesse usado apenas o flash.
Já o Sails Chong, usa modificadores gigantes, e muitas vezes o assistente fica "na cara" da modelo, e depois ele tira o assistente no Photoshop.

Acho que o que falta nessa galera a que me refiro (e também me incluo) é falta de conhecimento, pessoal acha que colocar um flash dentro de um soft é o que basta, e o resultado é triste!

Tão importante quanto o tamanho da fonte é a distância dela ao objeto. Só ver o Sol, é um "esferox" enorme, mas tá muito longe e a luz fica dura :D

Quanto a trocar um octa de 80 por um flash, talvez não seja tão simples. Em questão de contraste pode até ser que fique parecido, mas a diferença de iluminação sobre o corpo inteiro deve aparecer, com o flash ela não deve ser tão uniforme (claro que considerando uma distancia media de uns 3m, se a distancia for grande demais não vai fazer diferença nenhuma mesmo, mas aí o octa não terá potencia o bastante também)