Autor Tópico: Luz Criativa  (Lida 4322 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 04 de Junho de 2019, 17:58:50
"Luz criativa em externa!"

Pessoal, não sei se é correto esse termo, mas o que quero discutir aqui são técnicas de iluminação utilizando flash em ensaios externos.

De um tempo pra cá venho pensando em mudar a minha fotografia, pelo menos a luz, então comecei a pesquisar sobre o assunto e ver o trabalho de alguns fotógrafos para ter referencias, mas acho que estou procurando errado.

Sério gente, não sei se eu estou muito exigente, ou sou muito leigo no assunto, mas 99% do que tenho visto por aí deixam muito a desejar.

Vejo fotógrafos gringos, imponentes, ministrando WS com uma empáfia assombrosa, e quando mostram o resultado, que decepção.

Fotógrafos que representam marcas, que estão no canal oficial de tais marcas, com trabalhos medíocres, flash evidente, sombras horríveis, infinitamente inferior a luz natural disponível naquele momento (na maioria das vezes a imagem da filmagem está muito melhor do que a foto apresentada).
“Não sei como marcas conceituadas tem coragem de por alguns trabalhos no seu canal oficial”.

Talvez eu esteja vendo as referências erradas, pois do que tenho visto pela Web, pouco tenho gostado.

Mas... Dos poucos trabalhos que gostei, um fotógrafo chamou a minha atenção, seu trabalho com a luz é realmente diferente da enxurrada de “Strobistas” espalhados pela WEB.
Sails Chong, um chinês que me parece ser patrocinado pela Hasselblade e Broncolor, que leva uma equipe significativa e uma quantidade razoável de equipamentos nos ensaios, e depois que vi o trabalho desse chinês acho que minha percepção sobre uso de flash’s deve ter criando um padrão, e tudo que está abaixo desse padrão não me agrada, para ser sincero, fora esse chinês, nada me agradou.
Vi alguns fotógrafos (as) com tanta estrutura quanto a dele, inclusive patrocinado pela concorrência de câmeras MF e equipamentos de iluminação, e para mim nenhum chegou perto.
Será que com uma “Canikon” e uns dois AD400 (Godox), ele entregaria o mesmo resultado?

Segue o link do trabalho dele.
https://www.youtube.com/channel/UChV3fYqII6gQ2huK-5Ks_5w

Então galera.
Qual fotógrafo “strobista” vocês admiram? Poderiam postar um link para o trabalho dele ou tecer algum comentário? Lembrando que estou me referindo exclusivamente a ensaios externos.


-----

Abraço a todos.

-----


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2019, 21:40:05
Eu curto muito o strobist como luz de preenchimento em ensaios externos; ou mesmo pra deixar o fundo levemente subexposto e usar o flash pra preencher a luz na modelo.

Sobre este assunto, talvez falte a criatividade necessária, já que muitos radio-flashs podem disparar até 8 flashs de maneira simultânea. Eu acho um exagero até pensando em ensaio externo rsrsrs mas em estúdio te abre mais leques, já que a luz natural do Sol é pra mim a melhor luz que existe pra retratos, apesar de não termos controle sobre ela (não sabemos se amanhã vai chover, se estará Sol ou nublado ou neve).

Gosto bastante do Fernando Bagnola. Ele usa uma 20D e lentes antigas da Canon e faz um trabalho impressionante. Esse é o site dele e o canal dele no Youtube é muito bom http://workshops.fernandobagnolafotografia.com/ recomendo mesmo, depois veja se faz o estilo que você quer implementar nas suas fotos, grande abraço!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2019, 22:02:35
A questão das marcas é que na verdade importa mais a popularidade do que a qualidade do fotógrafo, então não necessariamente vc vai ver fotógrafos bons representando marcas ou canais das mesmas, isso é normal e mais do que esperado hj em dia com esse monte de "famoso quem" por ai, e isso não quer dizer que fotógrafos bons não são reconhecidos... na minha opinião (claro, que cada um tem suas referencias, preferencia e gosto tb), é exatamente o caso desse Sails Chong, achei bacana, muito, mas não algo que seja realmente diferente de muito que se vê ai pelo instagram, mas com certeza ele é bem popular pelo que pude ver no canal.

Para quem quer conhecer mais fotógrafos nesse perfil tb eu recomendo acompanhar o insta @iso1200magazine e @flash_mates, tem muito trabalho simples, muito trabalho ruim, mas tem alguns muito bons, foi lá que eu conheci os trabalhos do fotógrafo Art Streiber, por exemplo, que para mim é um fotógrafo muito completo nesse segmento...

Insta dele: https://www.instagram.com/aspictures/ (com muito material de bts)
Site: http://www.artstreiber.com/
« Última modificação: 04 de Junho de 2019, 22:07:52 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2019, 22:46:26
Tem um americano chamado Joe McNally que é patrocinado pela Nikon e tem um trabalho bem legal com os SB's. No livro "O momento do click" ele detalha vários sets de luzes, uso de gelatina, etc. Confesso que gosto mais das fotos dele de anos atrás do que as mais recentes. Não sei se ele ficou acomodado, se baixou a criatividade ou seu eu que simplesmente prefiro as outras fotos.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2019, 23:20:30
Tem um americano chamado Joe McNally que é patrocinado pela Nikon e tem um trabalho bem legal com os SB's. No livro "O momento do click" ele detalha vários sets de luzes, uso de gelatina, etc. Confesso que gosto mais das fotos dele de anos atrás do que as mais recentes. Não sei se ele ficou acomodado, se baixou a criatividade ou seu eu que simplesmente prefiro as outras fotos.

Tenho este livro dele! Realmente é muito bom, bastante didático. O cara não media esforços e recursos para produzir a imagem que tinha em mente.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2019, 17:49:05
Tem um americano chamado Joe McNally que é patrocinado pela Nikon e tem um trabalho bem legal com os SB's. No livro "O momento do click" ele detalha vários sets de luzes, uso de gelatina, etc. Confesso que gosto mais das fotos dele de anos atrás do que as mais recentes. Não sei se ele ficou acomodado, se baixou a criatividade ou seu eu que simplesmente prefiro as outras fotos.

Eu tenho um livro desse cara (diário da luz sublime) que parece que foi traduzido pelo Google e impresso sem revisão, caramba que horror. Mas as fotografias no livro são legais, a luz é bem utilizada, mas ao que parece é um trabalho mais documental.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2019, 00:03:59
Olha que interessante esse vídeo pessoal, cada fotografo tem 10 minutos para "ensaiar" o mesmo casal.

A primeira usa um rebatedor, o segundo luz natural, e o terceiro e quarto usam flash.

https://www.youtube.com/watch?v=PGBjIfG8daE&t=891s


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2019, 12:47:05
 :shock:
Não desfazendo, mas com minha X-E1zinha e uma lentinha de kit consigo fotos melhores que " aquela hassel", credo, estourando o flash no começo...será que é pq ele tava de óculos escuros?
Definitivamente, eu até me viro com flash, mas não curto usar, fica tudo muito travado, pra ensaios onde tem luz natural é ela que vai.

É muito raro encontrar alguém que realmente se destaque no meio strobist, a luz fica sempre "padrão" ao meu ver, na mesma posição, fórmula mágica, 45°, sei lá, acho artificial.
Eu curto quando é de noite ou o propósito são retratos ou fotografia comercial. Pra fotografia de ensaios, momentos prefiro natural.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2019, 19:59:22
É muito raro encontrar alguém que realmente se destaque no meio strobist, a luz fica sempre "padrão" ao meu ver, na mesma posição, fórmula mágica, 45°, sei lá, acho artificial.

Exatamente, TUDO IGUAL, e artificial.


:shock:
Não desfazendo, mas com minha X-E1zinha e uma lentinha de kit consigo fotos melhores que " aquela hassel", credo, estourando o flash no começo...será que é pq ele tava de óculos escuros?

Realmente o cara se perdeu todo na luz.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2019, 20:23:35
Esse tópico vai ter muita informação boa, não podemos deixar morrer  :D

No YT tem bastante strobista, pesquiso em inglês para ver como os gringos fazem e os equipamentos utilizados.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2019, 09:08:06
Eu curti bastante esse mini workshop do Joel Grimes. Ele não dá uma aula focada em conceitos muito técnicos, mas dá umas dicas de maneira bem dinâmica.

Acho legal trabalhar a criatividade com uma luz apenas :ok:


Aliás tem uns videos legais da B&H no youtube


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2019, 21:14:39
Mais um exemplo:

Reparem nas imagens da filmagem quando o cinegrafista fecha na modelo e não nos bastidores, e comparem com as fotos.




cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2019, 02:59:27
Mais um exemplo:

Reparem nas imagens da filmagem quando o cinegrafista fecha na modelo e não nos bastidores, e comparem com as fotos.




Esse cara é fera! Sabe usar a luz ambiente com a luz do flash; as luzes são bem suaves nas fotos. Geralmente quando vemos são luzes duras. Apesar que eu gosto de luz dura; sem exageros, passa a sensação de profundidade nas imagens ; por outro lado destrói a ideia de que aquilo é luz natural e qualquer bom fotógrafo percebe que é flash rsrsrs. Por outro lado, geralmente, os clientes não tem esse olhar tão exigente assim.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2019, 09:57:25
Esse cara é fera! Sabe usar a luz ambiente com a luz do flash; as luzes são bem suaves nas fotos. Geralmente quando vemos são luzes duras. Apesar que eu gosto de luz dura; sem exageros, passa a sensação de profundidade nas imagens ; por outro lado destrói a ideia de que aquilo é luz natural e qualquer bom fotógrafo percebe que é flash rsrsrs. Por outro lado, geralmente, os clientes não tem esse olhar tão exigente assim.

Bem, gosto é gosto, mas não foi o que eu vi, vi fotos com a luz deixando muito a desejar, as imagens da filmagem estão infinitamente melhor do que os cliques.
Vá para 01:22 minutos do vídeo, repare a imagem da filmagem, depois vá para 01:57 minutos e olhe o resultado do clique da mesma cena.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2019, 13:32:38
Mais um bacana:

https://www.joeyl.com

« Última modificação: 08 de Junho de 2019, 13:35:20 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).