Autor Tópico: A foto pode ou não vir com uma explicação?  (Lida 1253 vezes)

rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Online: 05 de Junho de 2019, 09:51:37
Há uma consideração que eu gostaria de submeter à opinião dos sobreviventes desse fórum.

Apregoa-se que uma boa foto não deve vir com explicação. Ok - mas aí vem a consideração: necessariamente uma foto com explicação é... inferior? Existem muitas fotos clássicas que não fariam muito sentido sem o contexto (e dizer se são boas ou não é relativo, logo, uma discussão inútil).

Surgiu-me essa questão porque fiz uma foto recentemente que, para mim, tem uma história por trás, que foi criada para refletir o espírito de um certo lugar e o grupo de pessoas que o frequenta - mas entendo que há a necessidade de essa foto ser boa o bastante para quem a ver apreciá-la (ou não) por si só. No entanto, a mim me parece que ela carece de uma explicação...

O que os colegas têm a dizer?
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


PabloHoney

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2019, 10:08:07
Uma ótima foto sem qualquer explicação, ok, resolvido.

Uma foto que era ruim, ou desinteressante, e que se torna ótima após uma elemento textual, ou um contexto em que está inserida, ou uma explicação de outrem com olhar diferente, também é uma ótima foto.

Não há diferença, são fotos ótimas do mesmo jeito.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2019, 10:18:46
Uma ótima foto sem qualquer explicação, ok, resolvido.

Uma foto que era ruim, ou desinteressante, e que se torna ótima após uma elemento textual, ou um contexto em que está inserida, ou uma explicação de outrem com olhar diferente, também é uma ótima foto.

Não há diferença, são fotos ótimas do mesmo jeito.

Faz sentido...
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)