Autor Tópico: As inovações mais inúteis das câmeras atuais  (Lida 9849 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Trader
Resposta #105 Online: 21 de Junho de 2019, 11:31:07
Ter um FPS alto é muito bom e não é algo que eu apontaria como inútil (jamais).
Porém-todavia-contudo, quando penso que vou voltar pra casa com dezenas de imagens repetidas, pra escolher apenas uma... dá preguiça!
Quando estou a lazer (e não a trabalho), mesmo para fotografar pássaros ou esportes, opto por deixar desligado (eu tenho dedo nervoso...) e procuro acertar a foto única.
O spray-and-pray, como técnica de fotografia, não é pra mim.

Ubuntu 18.04 LTS

:ok:

Di Torres

• Membro Ativo
Resposta #106 Online: 22 de Junho de 2019, 21:32:28
Não conheço nenhum fotógrafo que se tornou relevante por realizar tarefas mecânicas muito bem.

"nossa, olha como ele seleciona rápido o ponto de foco"
(Ninguém)

Povo confunde muito fotógrafos com operadores de câmeras.

Foi o mesmo choro com o autofoco, com o TTL e até mesmo com o digital.
No fim, tem cara por aí sendo mais reconhecido e sendo mais publicado com fotos de smartphone do que muito marmanjo por aí vestindo a camisa "I Shoot Raw".

Di Torres

• Membro Ativo
Resposta #107 Online: 22 de Junho de 2019, 21:37:25
Ahh, e uma curiosidade interessante.

David Lachapelle nem ao menos aperta o botão do shutter nas suas fotografias.
Ele tem um operador de câmera para fazer isso.

Hansgruber

• Freqüentador(a)
  • **
    • My wildest life
Resposta #108 Online: 22 de Junho de 2019, 21:39:14

Então, o botão shutter, para ele, era uma "inovação inútil"

Ubuntu 18.04 LTS

I use Debian 11 "Bullseye"on the laptop and Tapatalk on the phone <3

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #109 Online: 23 de Junho de 2019, 00:49:38

Ubuntu 18.04 LTS

:hysterical: :hysterical:

X2 x3 x4 x5  :D :D :D

:snack:

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #110 Online: 06 de Julho de 2019, 16:29:33

:hysterical: 

hribeiro

• Colaborador(a)
Resposta #111 Online: 08 de Julho de 2019, 22:24:17

:D :D :D :D
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm 2.8, Nikkor 50mm 1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm 2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #112 Online: 09 de Julho de 2019, 11:20:49

Ubuntu 18.04 LTS

Na verdade ele deve ter ido além. Inventou o botão de shutter com comando de voz, gesto, olhar, sorriso, etc...  :assobi:

Felipe

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #113 Online: 09 de Julho de 2019, 17:01:33
Na verdade ele deve ter ido além. Inventou o botão de shutter com comando de voz, gesto, olhar, sorriso, etc...  :assobi:

Bora, arrancar esse botão inútil e disparar tudo controlando por celular  :D

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #114 Online: 09 de Julho de 2019, 18:07:14
Algo deu muito errado...

Hansgruber

• Freqüentador(a)
  • **
    • My wildest life
Resposta #115 Online: 28 de Julho de 2019, 11:48:32
Tava relendo alguns dos posts e pude perceber que *não é só* a relevância de alguns recursos tecnológicos que varia de pessoa para pessoa.

Quando a gente fotografa profissionalmente, não tem como fugir, o resultado final é a única coisa que importa. Ou você apresenta a foto que o cliente gosta ou fica em situação complicada.

Mas muitos não fotografam apenas profissionalmente. Mesmos os profissionais mais gabaritados podem sair de casa, com uma câmera e com outros objetivos, que passam longe da necessidade de agradar os outros ou "ganhar o pão".

Quando "vestimos a roupa" de fotógrafo amador ou de artista, a coisa toda muda de figura.

Quando não temos um cliente na outra ponta, passa a ser possível sair para fotografar com outros equipamentos, com outros objetivos:
  • Só se divertir, com uma lente diferente ou uma câmera velha
  • Testar seus limites ou do equipamento
  • Aprimorar suas técnicas ou aprender novas maneiras de fazer fotografia
  • etc.

A fotografia profissional não é a única que existe (ainda bem!).
Enquanto, durante o trabalho, quero usar todos os recursos possíveis para minimizar as chances dos erros... quando fotografo por prazer, verdadeiramente não ligo a mínima para absolutamente nenhum recurso tecnológico e não fico nem um pouco chateado de voltar pra casa com uma tonelada de "fotos ruins"...

É quando o processo se torna mais importante do que o resultado. É quando o caminho é mais interessante do que o destino.

Por exemplo, adoro fotografar pássaros e odiaria ter que fazer isso profissionalmente e ter que abrir mão do meu direito de errar. É o momento em que, se alguém me sugerir experimentar uma lente sem autofoco, eu faria com muito prazer.

Quantos retratos, sem foco cravado no olho, tem direito a molduras especiais na parede da nossa casa?  :ok: :)
I use Debian 11 "Bullseye"on the laptop and Tapatalk on the phone <3

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #116 Online: 28 de Julho de 2019, 23:56:21
Tava relendo alguns dos posts e pude perceber que *não é só* a relevância de alguns recursos tecnológicos que varia de pessoa para pessoa.

Quando a gente fotografa profissionalmente, não tem como fugir, o resultado final é a única coisa que importa. Ou você apresenta a foto que o cliente gosta ou fica em situação complicada.

Mas muitos não fotografam apenas profissionalmente. Mesmos os profissionais mais gabaritados podem sair de casa, com uma câmera e com outros objetivos, que passam longe da necessidade de agradar os outros ou "ganhar o pão".

Quando "vestimos a roupa" de fotógrafo amador ou de artista, a coisa toda muda de figura.

Quando não temos um cliente na outra ponta, passa a ser possível sair para fotografar com outros equipamentos, com outros objetivos:
  • Só se divertir, com uma lente diferente ou uma câmera velha
  • Testar seus limites ou do equipamento
  • Aprimorar suas técnicas ou aprender novas maneiras de fazer fotografia
  • etc.

A fotografia profissional não é a única que existe (ainda bem!).
Enquanto, durante o trabalho, quero usar todos os recursos possíveis para minimizar as chances dos erros... quando fotografo por prazer, verdadeiramente não ligo a mínima para absolutamente nenhum recurso tecnológico e não fico nem um pouco chateado de voltar pra casa com uma tonelada de "fotos ruins"...

É quando o processo se torna mais importante do que o resultado. É quando o caminho é mais interessante do que o destino.

Por exemplo, adoro fotografar pássaros e odiaria ter que fazer isso profissionalmente e ter que abrir mão do meu direito de errar. É o momento em que, se alguém me sugerir experimentar uma lente sem autofoco, eu faria com muito prazer.

Quantos retratos, sem foco cravado no olho, tem direito a molduras especiais na parede da nossa casa?  :ok: :)

Então, revisitando este tópico, parece que há duas coisas em questão: as coisas que você acha relevantes a as que você não acha...

Seja qual for o tipo de fotografia, não consigo ver em que momento a foto fora de foco possa ser mais relevante que a foto em foco. Claro que é do seu direito fotografar com uma lente hipster, e errar o foco, mas você ainda assim será julgado primeiramente pelo foco, depois pelo resto. Se o foco for ruim, o resto tem que compensar muito pra ser uma foto boa. A questão passa a ser: quão boa será uma foto tecnicamente ruim, sóporque vai contra a tecnologia daquele momento? Note que em nenhum momento tal pergunta invalida o avanço tecnológico até o momento, mas salienta o caráter datado da foto: é como uma pintura impressionista em plena época realista.

Outrossim, é mais ou menos como desprezar o avião quando, nos anos 90, uma pessoa foi capaz de atravessar o Atlântico em um barco a remo.
« Última modificação: 29 de Julho de 2019, 00:09:24 por felipemendes »
Felipe

bjorn

• Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
Resposta #117 Online: 13 de Agosto de 2019, 05:30:00
Do meu ponto de vista, com toda humildade, toda inovação que substitui ou dispensa o aprimoramento técnico do fotógrafo, vai se voltar contra ele mesmo.

Isso ja foi  muitas vezes citado aqui no forum , dividindo as opiniões , eu sou um partidário enfático dessa opinião... não só na fotografia mas em muitas profissões
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !

bjorn

• Membro Ativo
Resposta #118 Online: 13 de Agosto de 2019, 05:34:43
Não conheço nenhum fotógrafo que se tornou relevante por realizar tarefas mecânicas muito bem...
...

O fato de voce NÃO CONHECER não significa necessariamente que NÃO existam ...

bjorn

• Membro Ativo
Resposta #119 Online: 13 de Agosto de 2019, 05:36:04
...

O fato de voce NÃO CONHECER não significa necessariamente que NÃO existam ...

Note bem que eu NÃO coloquei ... EXISTIRAM