Autor Tópico: As inovações mais inúteis das câmeras atuais  (Lida 28810 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #45 Online: 10 de Junho de 2019, 16:00:29


Se você sentiu agressividade é pq se encaixa em algum aspecto do meu comentário,
É feio um homem adulto responsabilizar os outros pelo próprio comportamento. Não faça isso, Lucas.

pois estou apenas dando continuidade ao assunto mostrando como os "fotógrafos" de hoje estão pensando...
Você não é "os fotógrafos de hoje".
Pode dar a sua opinião e não dizer como todos os outros pensam.

A partir do momento que você coloca algo "inútil" para você como algo que desmereça o trabalho de alguém
Eu nem conheço o seu trabalho, chapa. E, mesmo assim, jamais seria grosseiro a ponto de desmerecê-lo.
Só estou falando das coisas que eu, pessoalmente, acho inúteis -- com todo respeito aos demais participantes. Você quer me proibir disso?!
[/quote]

Ubuntu 18.04 LTS



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #46 Online: 10 de Junho de 2019, 16:03:40
Alguem aqui usa aquele modo verdinho no botão de prioridade?
Seja macho e assuma  :hysterical: :hysterical:
Eu uso!
Quando estou relaxando, entre amigos ou familiares e não quero me debulhar nas configurações da câmera, eu vou pro verdinho de boas.
Quando empresto a minha câmera para alguém que não entende muito, já coloco no verdinho, pra facilitar a vida da pessoa.

Ubuntu 18.04 LTS



Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #47 Online: 10 de Junho de 2019, 16:12:34
Eu uso!
Quando estou relaxando, entre amigos ou familiares e não quero me debulhar nas configurações da câmera, eu vou pro verdinho de boas.
Quando empresto a minha câmera para alguém que não entende muito, já coloco no verdinho, pra facilitar a vida da pessoa.

Ubuntu 18.04 LTS

O unico problema é a maquina escolher o foco. Então quando quero "automatico" coloco em P (ISO automatico) e escolho o ponto de foco central.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #48 Online: 10 de Junho de 2019, 16:13:15
Precisa marcar todos os seus comentários falando que se alguém usa isso não deveria ser fotógrafo, se alguém usa aquilo deveria abandonar a fotografia, e bla bla bla?... A partir do momento que você age desta maneira perde completamente a razão de “dar uma opinião” :ok:

Pessoalmente não me importo com eyeAF, a minha câmera só tem face detection e apesar de achar interessante não costumo usar, mas não digo que quem usa é mal fotógrafo por isso, é uma ferramenta e se alguém acha interessante e quer usar então deve usar!

Mas faça uma favor a todos, pare de se fazer de tonto e tentar manipular os comentários dos outros a seu favor. Isso é coisa de outro usuário inconveniente que ninguém mais aguenta por aqui, dizem que o nome dele é Sérgio, vai saber... ou será que vocês são a mesma pessoa??


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #49 Online: 10 de Junho de 2019, 16:16:02
O unico problema é a maquina escolher o foco. Então quando quero "automatico" coloco em P (ISO automatico) e escolho o ponto de foco central.
Ótima dica!

Ubuntu 18.04 LTS



lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #50 Online: 10 de Junho de 2019, 16:17:51
Alguem aqui usa aquele modo verdinho no botão de prioridade?
Seja macho e assuma  :hysterical: :hysterical:

A última vez que usei esse modo verdinho (Vade Retro Satanás!) cortei o dedo que caiu na tentação de girar aquele botãozinho.

Depois disso, peguei um prego e com a ponta arranquei esse "modo verdinho" do botão de prioridade...

Não satisfeito, arranquei o botão de modos... deixando travado no modo manual.

Além disso, por aqui programamos só com 0 e 1... linguagem de programação é coisa de fracos...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #51 Online: 10 de Junho de 2019, 16:29:36
A última vez que usei esse modo verdinho (Vade Retro Satanás!) cortei o dedo que caiu na tentação de girar aquele botãozinho.

Depois disso, peguei um prego e com a ponta arranquei esse "modo verdinho" do botão de prioridade...

Não satisfeito, arranquei o botão de modos... deixando travado no modo manual.

Além disso, por aqui programamos só com 0 e 1... linguagem de programação é coisa de fracos...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Ubuntu 18.04 LTS



lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #52 Online: 10 de Junho de 2019, 16:30:55
Alguem aqui usa aquele modo verdinho no botão de prioridade?
Seja macho e assuma  :hysterical: :hysterical:

Agora falando sério, eu uso (fotografia para mim é hobby) algumas poucas vezes, quando não quero mexer nas configurações ou passo a câmera para alguém.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 10 de Junho de 2019, 16:56:35
A edição, ou pós processamento, existe desde os primórdios da fotografia.

O esforço continua sendo no sentido de levar para a pós o mínimo de trabalho possível.

Atualmente, o EVF e o autofoco nos olhos, são grandes ferramentas para isso.

Só que nem todo mundo precisa ou dá o mesmo valor a elas que os entusiastas. E não acho injusto o sujeito querer pagar menos por recursos que não considera importante ou que não tenha intenção de usar.

Ubuntu 18.04 LTS

O eyeAF é algo implementado via software que um ou dois japinhas devem ter feito em alguns meses e cujo custo deve ser 0,001 a mais em cada câmera. Você não pode querer que uma câmera seja um buffet de comida por quilo onde só se adiciona o que interessa. Lembrando que a Sony tentou fazer algo assim nas suas câmeras e a chiadeira foi geral.

Sobre edição na pós, você não pode querer comparar a pós de hoje com a que existia no tempo do filme. Hoje a edição é muito mais pesada e aplicada em um percentual muito maior de fotos do que naquela época.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #54 Online: 10 de Junho de 2019, 16:58:49
Agora falando sério, eu uso (fotografia para mim é hobby) algumas poucas vezes, quando não quero mexer nas configurações ou passo a câmera para alguém.
Fotografia de pássaros, pode ser feita usando o modo "Esportes", enquanto a pessoa não aprende (se quiser) a fazer os ajustes manuais.

Mas se a minha câmera viesse sem estes modos automáticos, eu não ligaria muito.


Ubuntu 18.04 LTS



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 10 de Junho de 2019, 17:03:38
Gente o botão verdinho é legal, eu já usei e gostei!!!

Pra mim é tipo um botão de pânico, quando ferrou toda a regulagem e não tem tempo para entender o que aconteceu, o verdinho ajuda muito.


« Última modificação: 10 de Junho de 2019, 17:04:59 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 10 de Junho de 2019, 17:19:02
Muito longe de querer pagar de f*dão mas nunca consegui usar o modo automático, acabo me confundindo mais do que nos outros modos e a foto nunca sai direito. Deve ser minha cabeça de Técnico em Contabilidade que logo migrou para a área de TI, rs.

90% das minhas fotos são no modo Av. Os 10% restantes são fotos noturnas do céu quando é quase impossível escapar do "M".


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #57 Online: 10 de Junho de 2019, 18:24:01
90% das minhas fotos são no modo Av. Os 10% restantes são fotos noturnas do céu quando é quase impossível escapar do "M".

Idem, acho que 60% no Av, uns 10% no M e o resto no P mesmo.
O verde eu não curto porque ele mexe um um montão de coisas, tipo area de foco, fotometria, curva de velocidade, etc.

O Face detection foi uma BAITA mão na roda para os iniciantes e leigos.
« Última modificação: 10 de Junho de 2019, 18:24:49 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 10 de Junho de 2019, 18:39:29
Idem, acho que 60% no Av, uns 10% no M e o resto no P mesmo.
O verde eu não curto porque ele mexe um um montão de coisas, tipo area de foco, fotometria, curva de velocidade, etc.

O Face detection foi uma BAITA mão na roda para os iniciantes e leigos.

Eu raramente uso modo Av ou Tv, aqui ou é manual ou é P mesmo. Observem modo "P" é tão automático quanto Av e Tv, só que dependendo da situação pode dar mais ou menos trabalho.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 10 de Junho de 2019, 19:13:59
Achei legal saber que tem colegas que usam o P.

Eu sempre achei ele muito interessante mas, nunca me dediquei a usá-lo de fato
Com o modo "P" a câmera faz exatamente o mesmo que faz com o Av ou Tv. A câmera faz exatamente o mesmo calculo, e te apresenta uma solução que não é uniforme. Se a abertura (ou a velocidade) não fora aquela que vc deseja basta girar a rodinha até chegar ao ponto desejado. Fica exatamente a mesma coisa, só que aparentemente vai dar mais trabalho ficar toda hora girando a rodinha.
Se vc estiver fotografando em uma situação com muita variação de luz, e quando cravar os valores (Av/Tv) e não é importante (tanto faz), a câmera vai apresentar a melhor relação com base no ISO. O resultado é que vc terá fotos em varias aberturas ou velocidades, mas com o ISO sempre o mais baixo possível de acordo com o calculo da câmera.
Algumas câmeras inclusive calculam a abertura de acordo com a cena e o resultado da leitura dos pontos focais.
Conhecimento importa mais que equipamento.