Autor Tópico: As inovações mais inúteis das câmeras atuais  (Lida 28722 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #60 Online: 10 de Junho de 2019, 20:15:20
Outro item, citado pelo sueco, com o qual eu concordo, é a inutilidade da estabilização, seja na lente, na câmera ou a digital.

Entendo que seja importante para diversos tipos de trabalhos e fotógrafos, mas *para mim*, especificamente, prefiro pagar menos por um produto que não tenha este recurso.
Até uso, em lentes tele -- por que ajuda a obter um foco mais preciso. Mas dá pra seguir sem isso.

Se eu fizesse vídeos e precisasse de estabilização, compraria um gimbal e complementaria com a estabilização digital na pós.

Eu já acho o recurso de estabilização extremamente útil. Já salvou muitas fotos minhas em ambientes mal iluminados. Esse é um dos recursos que faz muita falta em certos casos. Acho que não dá pra exagerar, mas pra mim a estabilização ajuda e muito.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #61 Online: 10 de Junho de 2019, 20:18:00
Ótima dica!

Ubuntu 18.04 LTS



Tambem faço isso quando dou a câmera pra algum amigo ou familiar kkkkkkkkkk eles se acham com isso "óh tirei foto com o fundo desfocado" kkk


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #62 Online: 10 de Junho de 2019, 21:44:24
Com o modo "P" a câmera faz exatamente o mesmo que faz com o Av ou Tv. A câmera faz exatamente o mesmo calculo, e te apresenta uma solução que não é uniforme. Se a abertura (ou a velocidade) não fora aquela que vc deseja basta girar a rodinha até chegar ao ponto desejado. Fica exatamente a mesma coisa, só que aparentemente vai dar mais trabalho ficar toda hora girando a rodinha.
Se vc estiver fotografando em uma situação com muita variação de luz, e quando cravar os valores (Av/Tv) e não é importante (tanto faz), a câmera vai apresentar a melhor relação com base no ISO. O resultado é que vc terá fotos em varias aberturas ou velocidades, mas com o ISO sempre o mais baixo possível de acordo com o calculo da câmera.
Algumas câmeras inclusive calculam a abertura de acordo com a cena e o resultado da leitura dos pontos focais.


Exatamente. O modo P segue a mesma curva de exposição dos Av e Tv só que você pode usar o program shift para escolher os valores que forem mais convenientes. Algumas câmeras tem mais de um modo P, um normal e outro com enfase para velocidade por exemplo. As Pentax digitais tem normalmente 4 modos P, um que dá mais peso a variação de velocidade mais rápida, outro menos rápido, um baseado no MTF e o normal.

Já o modo "verde" é completamente diferente, é um valor fixo de exposição que leva em conta um monte de outras coisas. É um daqueles picture modes para uso geral.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 10 de Junho de 2019, 22:04:29
Quando posso usar o modo P, prefiro trabalhar com a compensação de exposição. Vou reconhecendo o local pela observação do histograma nas fotos iniciais, encontro o modo de medição mais adequado, e depois de entender a resposta da câmera vou pilotando pela compensação de exposição (da mesma maneira o flash).
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #64 Online: 10 de Junho de 2019, 23:08:45
Quando posso usar o modo P, prefiro trabalhar com a compensação de exposição. Vou reconhecendo o local pela observação do histograma nas fotos iniciais, encontro o modo de medição mais adequado, e depois de entender a resposta da câmera vou pilotando pela compensação de exposição (da mesma maneira o flash).


Eu só o uso modo de abertura em tudo que faço, geralmente uso a compensação em +1 e medição matricial. Impressionante como 99% das fotos ficam com a fotometria correta: tons claros , ficam claros, escuros e médios ficam com exposição correta.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #65 Online: 11 de Junho de 2019, 08:05:35
Pra mim a diferença maior entre o P e o verdinho é fotografar em RAW. Não sei como são as outras câmeras, mas as minhas no verdinho só fazem JPEG.

Sobre outros itens que comentaram aqui, eu acho bem útil estabilizador de imagens, ISOs estratosféricos, LCD móvel e touch screen. Gosto de tudo isso, até um certo ponto todos eles facilitam a vida um pouquinho.
« Última modificação: 11 de Junho de 2019, 08:17:46 por Humberto Yoji »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #66 Online: 11 de Junho de 2019, 08:14:56
Pra mi a diferença maior entre o P e o verdinho é fotografar em RAW. Não sei como são as outras câmeras, mas as minhas no verdinho só fazem JPEG.

Sobre outros itens que comentaram aqui, eu acho bem útil estabilizador de imagens, ISOs estratosféricos, LCD móvel e touch screen. Gosto de tudo isso, até um certo ponto todos eles facilitam a vida um pouquinho.
Lembrei! ;-)
Tem aquele LCD no topo da câmera, que muitos acham inútil, mas eu gosto.
Usualmente, sei de cabeça quais são os ajustes da câmera, mas este display poupa tempo para reconfigurar.

Ubuntu 18.04 LTS



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #67 Online: 11 de Junho de 2019, 08:18:51
Tem aquele LCD no topo da câmera, que muitos acham inútil, mas eu gosto.

Bom, mas daí não é uma inovação das câmeras atuais né, já vem desde a época do filme, rsrs... De qualquer forma, também acho bem útil. Como todo o resto, longe de ser essencial, mas tem suas vantagens!


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 11 de Junho de 2019, 16:57:35
Não é bem uma inovação inútil, mas irritante na maioria das vezes. Seleção automática do ponto de foco. Não sei se é só comigo mas na maioria das vezes a câmera escolhe o ponto diferente do que eu quero, independente de modelo e marca.

Não estou falando em seleção manual ou em área limitada, e sim aquela geralzona.

SEMPRE assim...  :doh:
Um saco.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 11 de Junho de 2019, 17:03:10
Hoje, pode fotometrar de qq jeito, depois recupera +-5 stops e reclama se o RAW não aguentar   :D

 :D :D :D
Hoje é mais difícil.
Difícil de perder imagens importantes!  :D  :D
O filme era f**a, errou, perdeu.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #70 Online: 11 de Junho de 2019, 17:06:43
Não é bem uma inovação inútil, mas irritante na maioria das vezes. Seleção automática do ponto de foco. Não sei se é só comigo mas na maioria das vezes a câmera escolhe o ponto diferente do que eu quero, independente de modelo e marca.

Não estou falando em seleção manual ou em área limitada, e sim aquela geralzona.

Posso estar enganado, mas acho que a camera escolhe o ponto de maior contraste mais proximo. Por isso não uso. Talvez em paisagens, pequenas aberturas e lente grande angular não faça muita diferença.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 11 de Junho de 2019, 17:08:27
Sei não...
Vejo muitos fotógrafos profissionais optando pelo modo prioridade de abertura ao invés do modo manual.
Não é pq é profissional que não pode usar a tecnologia a seu favor.

Quando a situação permite eu mudo para A sim. Ou para S.
Eu sei do que sou capaz de fazer. E não vou ficar usando M porque o cara do lado vai pensar que não sei fotometrar. Inclusive para colocar em A e acertar em -0,3 EV porque sei que a luz vai ficar perfeita assim.
As opções estão aí para nos ajudar, e não para serem ignoradas.  :)
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 11 de Junho de 2019, 17:24:38
É feio um homem adulto responsabilizar os outros pelo próprio comportamento. Não faça isso, Lucas.
Você não é "os fotógrafos de hoje".
Pode dar a sua opinião e não dizer como todos os outros pensam.
Eu nem conheço o seu trabalho, chapa. E, mesmo assim, jamais seria grosseiro a ponto de desmerecê-lo.
Só estou falando das coisas que eu, pessoalmente, acho inúteis -- com todo respeito aos demais participantes. Você quer me proibir disso?!


Ubuntu 18.04 LTS

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 11 de Junho de 2019, 17:26:38
Precisa marcar todos os seus comentários falando que se alguém usa isso não deveria ser fotógrafo, se alguém usa aquilo deveria abandonar a fotografia, e bla bla bla?... A partir do momento que você age desta maneira perde completamente a razão de “dar uma opinião” :ok:

Pessoalmente não me importo com eyeAF, a minha câmera só tem face detection e apesar de achar interessante não costumo usar, mas não digo que quem usa é mal fotógrafo por isso, é uma ferramenta e se alguém acha interessante e quer usar então deve usar!

Mas faça uma favor a todos, pare de se fazer de tonto e tentar manipular os comentários dos outros a seu favor. Isso é coisa de outro usuário inconveniente que ninguém mais aguenta por aqui, dizem que o nome dele é Sérgio, vai saber... ou será que vocês são a mesma pessoa??


Um comentário mais ridículo que o outro.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 11 de Junho de 2019, 17:44:42
Em relação à inutilidade, não sei vocês, mas o recurso de visualizar a profundidade de campo no visor não funciona comigo.
Não consigo enxergar perfeitamente o que está em foco e o que não está... parece dar uma ideia aproximada, mas não com precisão.
Se olhar pelo live view melhora um pouco, mas usar isso com rapidez não é funcional.
Portanto, para mim é totalmente inútil.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva