Autor Tópico: As inovações mais inúteis das câmeras atuais  (Lida 4350 vezes)

hribeiro

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
Resposta #90 Online: 11 de Junho de 2019, 17:03:10
Hoje, pode fotometrar de qq jeito, depois recupera +-5 stops e reclama se o RAW não aguentar   :D

:D :D :D
Hoje é mais difícil.
Difícil de perder imagens importantes!  :D  :D
O filme era f**a, errou, perdeu.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm 2.8, Nikkor 50mm 1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm 2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva

Gilberto Benasse

• Membro Ativo
Resposta #91 Online: 11 de Junho de 2019, 17:06:43
Não é bem uma inovação inútil, mas irritante na maioria das vezes. Seleção automática do ponto de foco. Não sei se é só comigo mas na maioria das vezes a câmera escolhe o ponto diferente do que eu quero, independente de modelo e marca.

Não estou falando em seleção manual ou em área limitada, e sim aquela geralzona.

Posso estar enganado, mas acho que a camera escolhe o ponto de maior contraste mais proximo. Por isso não uso. Talvez em paisagens, pequenas aberturas e lente grande angular não faça muita diferença.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount

hribeiro

• Colaborador(a)
Resposta #92 Online: 11 de Junho de 2019, 17:08:27
Sei não...
Vejo muitos fotógrafos profissionais optando pelo modo prioridade de abertura ao invés do modo manual.
Não é pq é profissional que não pode usar a tecnologia a seu favor.

Quando a situação permite eu mudo para A sim. Ou para S.
Eu sei do que sou capaz de fazer. E não vou ficar usando M porque o cara do lado vai pensar que não sei fotometrar. Inclusive para colocar em A e acertar em -0,3 EV porque sei que a luz vai ficar perfeita assim.
As opções estão aí para nos ajudar, e não para serem ignoradas.  :)
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm 2.8, Nikkor 50mm 1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm 2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.

hribeiro

• Colaborador(a)
Resposta #93 Online: 11 de Junho de 2019, 17:24:38
É feio um homem adulto responsabilizar os outros pelo próprio comportamento. Não faça isso, Lucas.
Você não é "os fotógrafos de hoje".
Pode dar a sua opinião e não dizer como todos os outros pensam.
Eu nem conheço o seu trabalho, chapa. E, mesmo assim, jamais seria grosseiro a ponto de desmerecê-lo.
Só estou falando das coisas que eu, pessoalmente, acho inúteis -- com todo respeito aos demais participantes. Você quer me proibir disso?!

Ubuntu 18.04 LTS

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Helvio

hribeiro

• Colaborador(a)
Resposta #94 Online: 11 de Junho de 2019, 17:26:38
Precisa marcar todos os seus comentários falando que se alguém usa isso não deveria ser fotógrafo, se alguém usa aquilo deveria abandonar a fotografia, e bla bla bla?... A partir do momento que você age desta maneira perde completamente a razão de “dar uma opinião” :ok:

Pessoalmente não me importo com eyeAF, a minha câmera só tem face detection e apesar de achar interessante não costumo usar, mas não digo que quem usa é mal fotógrafo por isso, é uma ferramenta e se alguém acha interessante e quer usar então deve usar!

Mas faça uma favor a todos, pare de se fazer de tonto e tentar manipular os comentários dos outros a seu favor. Isso é coisa de outro usuário inconveniente que ninguém mais aguenta por aqui, dizem que o nome dele é Sérgio, vai saber... ou será que vocês são a mesma pessoa??

Um comentário mais ridículo que o outro.
Helvio

hribeiro

• Colaborador(a)
Resposta #95 Online: 11 de Junho de 2019, 17:44:42
Em relação à inutilidade, não sei vocês, mas o recurso de visualizar a profundidade de campo no visor não funciona comigo.
Não consigo enxergar perfeitamente o que está em foco e o que não está... parece dar uma ideia aproximada, mas não com precisão.
Se olhar pelo live view melhora um pouco, mas usar isso com rapidez não é funcional.
Portanto, para mim é totalmente inútil.
Helvio

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #96 Online: 11 de Junho de 2019, 17:45:02
Posso estar enganado, mas acho que a camera escolhe o ponto de maior contraste mais proximo. Por isso não uso. Talvez em paisagens, pequenas aberturas e lente grande angular não faça muita diferença.

Não necessariamente, o problema é esse.
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #97 Online: 11 de Junho de 2019, 18:03:42
Em relação à inutilidade, não sei vocês, mas o recurso de visualizar a profundidade de campo no visor não funciona comigo.
Não consigo enxergar perfeitamente o que está em foco e o que não está... parece dar uma ideia aproximada, mas não com precisão.
Se olhar pelo live view melhora um pouco, mas usar isso com rapidez não é funcional.

Putz !!!  :ok: :ok:

Tá aí um recurso que meu pai adorava e eu nunca me adaptei a usar  :D :D :D

Hansgruber

• Conhecendo
  • *
Resposta #98 Online: 11 de Junho de 2019, 18:09:58
Somos 2! Eu alterei a função deste botão para AF SERVO/ONE SHOT.

Ubuntu 18.04 LTS

Sent from my Ubuntu 18.04 laptop ou from Tapatalk

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #99 Online: 11 de Junho de 2019, 21:17:59

Um comentário mais ridículo que o outro.

x2

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #100 Online: 11 de Junho de 2019, 21:53:42
Somos 2! Eu alterei a função deste botão para AF SERVO/ONE SHOT.

Eu também. Já que estamos incluindo recursos antigos na conversa, vale sempre lembrar que as Canon antigas tinham o botão mais inútil de todos os tempos, o tal do "direct print", que nem sei direito como funciona!

É o botão do lado esquerdo superior. Nas câmeras seguintes o botão se manteve, mas pelo menos tinham outras funções.

Só nas mais recentes com wifi é que eliminaram isso.

Hansgruber

• Conhecendo
  • *
Resposta #101 Online: 11 de Junho de 2019, 21:55:56
Eu também. Já que estamos incluindo recursos antigos na conversa, vale sempre lembrar que as Canon antigas tinham o botão mais inútil de todos os tempos, o tal do "direct print", que nem sei direito como funciona!

É o botão do lado esquerdo superior. Nas câmeras seguintes o botão se manteve, mas pelo menos tinham outras funções.

Só nas mais recentes com wifi é que eliminaram isso.
Isso foi substituído pelo "pict bridge" ou algo assim?!

Ubuntu 18.04 LTS

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #102 Online: 11 de Junho de 2019, 22:09:24
Isso foi substituído pelo "pict bridge" ou algo assim?!

Ubuntu 18.04 LTS

Olha a evolução:

5D II

5D III

5D IV

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #103 Online: 11 de Junho de 2019, 22:34:15
 :) :D :D :D :D

Hansgruber

• Conhecendo
  • *
Resposta #104 Online: 21 de Junho de 2019, 11:12:19
:) :D :D :D :D
Ter um FPS alto é muito bom e não é algo que eu apontaria como inútil (jamais).
Porém-todavia-contudo, quando penso que vou voltar pra casa com dezenas de imagens repetidas, pra escolher apenas uma... dá preguiça!
Quando estou a lazer (e não a trabalho), mesmo para fotografar pássaros ou esportes, opto por deixar desligado (eu tenho dedo nervoso...) e procuro acertar a foto única.
O spray-and-pray, como técnica de fotografia, não é pra mim.

Ubuntu 18.04 LTS