Autor Tópico: As inovações mais inúteis das câmeras atuais  (Lida 28689 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 13 de Agosto de 2019, 05:30:00
Do meu ponto de vista, com toda humildade, toda inovação que substitui ou dispensa o aprimoramento técnico do fotógrafo, vai se voltar contra ele mesmo.

Isso ja foi  muitas vezes citado aqui no forum , dividindo as opiniões , eu sou um partidário enfático dessa opinião... não só na fotografia mas em muitas profissões
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 13 de Agosto de 2019, 05:34:43
Não conheço nenhum fotógrafo que se tornou relevante por realizar tarefas mecânicas muito bem...
...

O fato de voce NÃO CONHECER não significa necessariamente que NÃO existam ...
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 13 de Agosto de 2019, 05:36:04
...

O fato de voce NÃO CONHECER não significa necessariamente que NÃO existam ...

Note bem que eu NÃO coloquei ... EXISTIRAM
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 13 de Agosto de 2019, 05:40:29
As opções estão aí para nos ajudar, e não para serem ignoradas. 

Permita discordar nobre amigo ...

As opções estão ai para nos ajudar ... OU para serem ignoradas
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #94 Online: 13 de Agosto de 2019, 07:08:35
Isso ja foi  muitas vezes citado aqui no forum , dividindo as opiniões , eu sou um partidário enfático dessa opinião... não só na fotografia mas em muitas profissões
Eu foi execrado só por que coloquei o assunto em pauta. Parecia que eu tinha ofendido os credos religiosos de alguém.

A automação, que extingue profissões, é um fato. E tem gente que insiste em agredir o mensageiro...

Ubuntu 18.04 LTS



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #95 Online: 13 de Agosto de 2019, 11:32:31
Permita discordar nobre amigo ...

As opções estão ai para nos ajudar ... OU para serem ignoradas

Ainda acho esta discussão bastante sem sentido. É como dizer que a fotografia digital não serve, que foto boa é de filme. Ou que foto boa não é a de filme, mas a de placa de cobre e prata. Porque isso também seria ignorar a inovação.

Tudo são inovações, e estão aí pra ser usadas, ou não. Mas o que não faz sentido é querer lutar contra elas.

...

O fato de voce NÃO CONHECER não significa necessariamente que NÃO existiram ...

Qual teria sido? Um fotógrafo relevante por nunca errar o foco, ou a exposição? Ou outro fator mecânico?

Que fique claro, não estou execrando ninguém, mas somente questionando um credo. Qualquer um pode se sentir livre pra questionar meus credos também.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 13 de Agosto de 2019, 14:19:16
Felipe , voce me entendeu errado , NÃO critiquei voce de modo algum .
Apenas disse que , o fato de voce NÃO conhecer fotografos ditos " manuais "  , que eles não existiram . Alem do mais , errar em foco , fotometria , composição,  iluminação , QUALQUER UM ERRA ,  não vejo demerito nisso , e é perfeitamente plausivel que VOCE , EU ou QUALQUER OUTRO façamos  nossos comentarios  aqui
« Última modificação: 13 de Agosto de 2019, 14:26:24 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #97 Online: 13 de Agosto de 2019, 14:22:56

A graça e a importância do forum é justamente a troca de opiniões , seria tremendamente enfadonho se todas as opiniões fossem iguais ...  :fight:

Já pensou se todos fossemos canonzeiros ( que horror ) ou nikonzeiros ... ( ai sim ) .... ?
 :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #98 Online: 13 de Agosto de 2019, 15:09:54
Felipe , voce me entendeu errado , NÃO critiquei voce de modo algum .
Apenas disse que , o fato de voce NÃO conhecer fotografos ditos " manuais "  , que eles não existiram . Alem do mais , errar em foco , fotometria , composição,  iluminação , QUALQUER UM ERRA ,  não vejo demerito nisso , e é perfeitamente plausivel que VOCE , EU ou QUALQUER OUTRO façamos  nossos comentarios  aqui

Não aceitei como crítica, meu caro... Mesmo se fosse, todo mundo é passível de crítica!  :ok:

Claro que existem/existiram fotógrafos manuais. Existem até fotógrafos que usam lentes de gelo, por exemplo. Mas a graça deste fotógrafo, por exemplo, é o processo e não o resultado. O resultado fica... artístico, e até bom levando em conta o material usado. Mas eu acho imperdoável um fotógrafo obter um resultado pior que o que obteria usando um equipamento automático.

Errar, todo mundo erra, claro! Mas apresentar o erro é a parte que me causa estranheza. Não entendo o que levaria alguém a ter uma câmera com (por exemplo) foco automático no olho, e apresentar resultado com foco errado (tentando focar no olho), porque não quer usar o recurso.

Já pensou se todos fossemos canonzeiros ( que horror ) ou nikonzeiros ... ( ai sim ) .... ?
 :hysterical:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 14 de Agosto de 2019, 03:58:52
Eu foi execrado só por que coloquei o assunto em pauta. Parecia que eu tinha ofendido os credos religiosos de alguém.

A automação, que extingue profissões, é um fato. E tem gente que insiste em agredir o mensageiro...

Ubuntu 18.04 LTS

A primeira impressao de que é facil fotografar, fica mais forte sim.
Por sinal, esta é uma caracteristica das artes.


« Última modificação: 14 de Agosto de 2019, 04:00:48 por Leonardo Tonin »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #100 Online: 14 de Agosto de 2019, 07:16:03
Outro dia eu tava usando um Galaxy S10 de um amigo e ele estava me mostrando que o celular já mostrava pra ele como compor a cena. Achei fantástico!

Com toda a automação possivel, só existirão fotos perfeitas e o homem dará passos atrás em busca da foto imperfeita!

Aliás, já se faz isso, a indústria de películas analógicas está ressurgindo a ponto da Fuji ter descontinuado o filme Acros e voltar atrás, passando a voltar a produzir em menos de dois anos.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 14 de Agosto de 2019, 07:16:53
Fotografia virou uma competência, é como você saber andar de skate ou cozinhar.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #102 Online: 14 de Agosto de 2019, 07:23:15
Até entendo os dois lados: o do profissional que _precisa_ apresentar o melhor resultado e o mais rápido possível; e o do artista, que _pode_ se deliciar com o processo e f*da-se o resultado. Ninguém tá "certo" ou "errado", aqui.

É muito bom estar nesta segunda posição. Mas nem sempre dá.

"Brincar" com o foco manual, durante o trabalho é impensável. E é óbvio que eu não faço. Ali não é a hora de mostrar como sou hábil com a ferramenta. Todo mundo sabe disso.

Mas quando estou "off duty", o processo é tudo. É quando a câmera deixa de ser "ferramenta" e passa a ser "brinquedo".

A fotografia analógica/com filme é bem isso. É o "slow down", o "chill out", para quem curte.

É quando cada foto tem uma história, que só você e seus amigos conhecem. E a história da foto conta mais do que a nitidez e o foco perfeito.

———

O casal Chelsea e "Sony" Northrup já abordaram este tema mais de uma vez em seu canal no YouTube e no livro deles.

O Tony já relatou que uma de suas fotos favoritas era de um pássaro alimentando seus filhotes. Ele passou horas na chuva pra conseguir a imagem... que acabou nem sendo aceita no Shutterstock, por não ter qualidade técnica suficiente.

———

Isso nos leva a entender também que _os_públicos_ são diferentes: há os clientes, que só querem resultados; há os amigos ou entusiastas que preferem ouvir a história que você tem para contar sobre a foto.

———

A pergunta inicial, poderia ser melhorada: eu sei que na hora do trabalho, a gente liga todos os recursos disponíveis na câmera.

Mas quando você está brincando, se divertindo, quais são os recursos que você desliga?! O que é que você considera desnecessário na sua brincadeira?!

Ubuntu 18.04 LTS



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #103 Online: 14 de Agosto de 2019, 07:25:24
Outro dia eu tava usando um Galaxy S10 de um amigo e ele estava me mostrando que o celular já mostrava pra ele como compor a cena.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

A reflexão que eu faço: será que o cara precisa que o celular faça isso para ele _durante_as_férias_?!

É isso que queremos?! Que as máquinas vivenciem as nossas férias e façam o trabalho artístico no nosso lugar?!

Estão colocando a inteligência artificial no lugar totalmente errado!! Poderia estar descobrindo a cura do câncer, vidas em outros planetas etc... em vez de tirar fotos no nosso lugar, fazer a arte no nosso lugar.

Ubuntu 18.04 LTS
« Última modificação: 14 de Agosto de 2019, 07:29:54 por Hansgruber »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #104 Online: 14 de Agosto de 2019, 10:18:02
    Nao existe fotografia se voce olhar o todo. Nao existe identidade, nao existe nos. Voce podera ver venda de tecnologia, marketing, rumores de qual empresa esta crescendo. Mas nao existe nos...
 

 
 



« Última modificação: 14 de Agosto de 2019, 10:18:49 por Leonardo Tonin »