Autor Tópico: Adentrei nas FX e não conheço lentes.  (Lida 3734 vezes)

felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Junho de 2019, 11:53:26
Meus amigos, adentrei agora no mundo das Full Frames pois ia comprar uma D7200 e me apareceu oportunidade de pegar uma D610.

Não conheço nada de lentes FX, trabalho com ensaios e eventos.

Percebi que a 35mm DX que tenho dá um bom resultado na FX e posso continuar usando em eventos, a 50mm nos ensaios também.

Sinto falta de uma grande angular para fazer eventos e da 50mm na cropada que virava 75 e me permitia fazer uns closes mais de longe.


Sendo assim, o que tem de lente com bom custo X benefício para eu começar?

Estive vendo a Sigma 15-30, a 85mm percebi que subiu demais o preço.



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2019, 13:32:29
Entra no site da BH e filtrar as lentes para mostrar as opções de lentes FX. Você vai ter uma lista do que está disponível no mercado.

Mas prepara o bolso pois lentes FX geralmente são mais caras que as DX e utilizar lentes DX em um corpo FF é algo que não faz sentido.


felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2019, 15:44:11
Entra no site da BH e filtrar as lentes para mostrar as opções de lentes FX. Você vai ter uma lista do que está disponível no mercado.

Mas prepara o bolso pois lentes FX geralmente são mais caras que as DX e utilizar lentes DX em um corpo FF é algo que não faz sentido.

Vi que tem uma parcela de fotógrafos que usam lente DX em Ff, tipo a 35mm, Sigma 30.

Achei que a 35 dá um resultado com uma vinheta razoavel. Mas agora preciso de uma grande angular pra eventos e posteriormente algo pra cima dos 80mm.

Qual as mais em conta nessa faixa?


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 12 de Junho de 2019, 16:57:57
Lente bem bacana? Anota aí: Nikon 24-85 VR II 3.5-4.5. . Não vai perder fotos com ela nos trampos. Vc acaba nem tirando ela da máquina. Nova no ML por volta d 2500 reais. Mas consegue usada praticamente sem uso por bem menos.  Se for d Sampa consegue em lojas novas por uns 2200.
« Última modificação: 12 de Junho de 2019, 16:59:32 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2019, 17:40:47
Tranquilo, se é esse caminho que você quer seguir. Mas eu realmente não entendo a lógica de investir mais dinheiro em uma camera FF e depois ter que usar lentes DX nela.  :doh:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2019, 18:43:36
Estive vendo a Sigma 15-30, a 85mm percebi que subiu demais o preço.

A 85 da Nikon subiu demais mesmo, lembro quando migrei, a diferença de preço entre as 85 F1.8 da Canon e da Nikon era pouca, hoje ta mais mil reais (ML), sendo que na BH a diferença entre elas é + ou - 75 dólares.


felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2019, 21:58:24
Tranquilo, se é esse caminho que você quer seguir. Mas eu realmente não entendo a lógica de investir mais dinheiro em uma camera FF e depois ter que usar lentes DX nela.  :doh:

Na verdade, eu quero uma 35mm da Nikon ou Sigma Art, mas não tenho como comprar. Como tenho a 35dx que quebra o galho, não acredito ser minha prioridade trocar ela.

Duas coisas que eu fazia muito era grande angular com a 18-55 e  retratos com a 50mm na crop.

Achei legal a dica da 24-85, vou dar uma pesquisada nela.



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2019, 00:14:22


Achei legal a dica da 24-85, vou dar uma pesquisada nela.

Compra usada. Tem um monte de gente vendendo ela praticamente sem uso.  Muito boa Nitidez, rápida e um senhor VR. E é apenas meio ponto, em média , mais escura q uma 2.8.  Aposto q não vai se arrepender.  Já tive uma q não saia da minha ex D600. Vendi o conjunto mas ainda tenho certa saudade dela. Deveria ter vendido só o corpo... Quando achar uma por ai, desprezada por algum dono, compro nem q seja só para ficar olhando pra ela...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2019, 07:34:20
Compra usada. Tem um monte de gente vendendo ela praticamente sem uso.  Muito boa Nitidez, rápida e um senhor VR. E é apenas meio ponto, em média , mais escura q uma 2.8.  Aposto q não vai se arrepender.  Já tive uma q não saia da minha ex D600. Vendi o conjunto mas ainda tenho certa saudade dela. Deveria ter vendido só o corpo... Quando achar uma por ai, desprezada por algum dono, compro nem q seja só para ficar olhando pra ela...

Vou pesquisar, percebi que não tem a VR II a venda no mercado livre. Percebi também que o Zack (do blogdozack) mete o pau na qualidade de imagem dessa lente. Mas não sei o grau de exigência dele, ele diz que se comporta como uma 18-55 de kit.

O que acham da Tamrom 28-75 f2.8 como uma lente faz tudo?
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, 07:35:08 por felipebenassi »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2019, 09:59:04
Boa lente, mas começa em 28. De 28 para 24 vc ganha muito mais área para fotografar em ambientes fechados, grupos, panorâmica. Parece pouco em número mas é uma diferença considerável e muito bem vinda. Ainda tem a questão de não ter VR q, acredite, te salva de um monte d situações. Obviamente vc não pode esperar da 24-85 VR o mesmo nível d qualidade d uma top atual Nikon ou Tamron, mas com certeza ela vai ser bem capaz em eventos, casamentos, aniversários. Tem q levar em conta q essas fotos vão para um álbum diagramado ou internet e não serão vistas com ampliação d 100% numa tela. Outra coisa: Tem a 24-85 anterior q é bem fraquinha mesmo, cuidado. Outra coisa: Do Mundo de teste para omundo real muita coisa cai por terra. Particularmente e ficaria com a Nikon ao invés dessa Tamron, pelos motivos q expus. Se vc for do Rio e quiser te mostro alguns trabalhos, álbuns, de casamentos e aniversários, q fiz por encheção d saco, com diversas lentes e vc terá uma ideia melhor do q me refiro sobre o q se tem no mundo real. Vc vau falar como muitos já fakaram pra mim com espanto: " Isso foi feito com essa lente e essa Cam?  Não acredito"... Legal ver a cara d incredulidade deles  Mas saiba d uma coisa: Eu sou ovelha negra nessas paragens .... :D
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2019, 13:40:03
Boa lente, mas começa em 28. De 28 para 24 vc ganha muito mais área para fotografar em ambientes fechados, grupos, panorâmica. Parece pouco em número mas é uma diferença considerável e muito bem vinda. Ainda tem a questão de não ter VR q, acredite, te salva de um monte d situações. Obviamente vc não pode esperar da 24-85 VR o mesmo nível d qualidade d uma top atual Nikon ou Tamron, mas com certeza ela vai ser bem capaz em eventos, casamentos, aniversários. Tem q levar em conta q essas fotos vão para um álbum diagramado ou internet e não serão vistas com ampliação d 100% numa tela. Outra coisa: Tem a 24-85 anterior q é bem fraquinha mesmo, cuidado. Outra coisa: Do Mundo de teste para omundo real muita coisa cai por terra. Particularmente e ficaria com a Nikon ao invés dessa Tamron, pelos motivos q expus. Se vc for do Rio e quiser te mostro alguns trabalhos, álbuns, de casamentos e aniversários, q fiz por encheção d saco, com diversas lentes e vc terá uma ideia melhor do q me refiro sobre o q se tem no mundo real. Vc vau falar como muitos já fakaram pra mim com espanto: " Isso foi feito com essa lente e essa Cam?  Não acredito"... Legal ver a cara d incredulidade deles  Mas saiba d uma coisa: Eu sou ovelha negra nessas paragens .... :D

Fui te enviar como MP e sua caixa está cheia.

E ai amigo, beleza?

Sabe que eu tenho uma percepção tipo a sua, o cliente final percebe muito pouco.

Tanto que vinha trabalhando com duas d5100 e ia comprar uma 7200, como tinha uma d610 pelo mesmo preco, fiz a loucura.


Minha troca foi porque precisava de espaço duplo de cartão de memória, um ISO mais elevado.

Então talvez essa 24-85 me sirva bem, principalmente porque uso grande angular com frequência.

Me diz duas coisas, esses 85mm dela conseguem fazer retratos com fundo desfocado sem uma grande profundidade de campo atrás do motivo?

Outra coisa, a VR II eu não achei, a VR normal é boa também?

O modelo que encontro é esse
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1236319603-nikon-24-85mm-35-45-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1245646964-lente-nikon-af-s-24-85mm-f35-45g-ed-vr-_JM


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2019, 14:31:24
Fui te enviar como MP e sua caixa está cheia.

E ai amigo, beleza?

Sabe que eu tenho uma percepção tipo a sua, o cliente final percebe muito pouco.

Tanto que vinha trabalhando com duas d5100 e ia comprar uma 7200, como tinha uma d610 pelo mesmo preco, fiz a loucura.


Minha troca foi porque precisava de espaço duplo de cartão de memória, um ISO mais elevado.

Então talvez essa 24-85 me sirva bem, principalmente porque uso grande angular com frequência.

Me diz duas coisas, esses 85mm dela conseguem fazer retratos com fundo desfocado sem uma grande profundidade de campo atrás do motivo?

Outra coisa, a VR II eu não achei, a VR normal é boa também?

O modelo que encontro é esse
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1236319603-nikon-24-85mm-35-45-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1245646964-lente-nikon-af-s-24-85mm-f35-45g-ed-vr-_JM

Minha opinião é que você trocou uma solução por um problema ao comprar uma D600 em detrimento de uma D7200.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2019, 17:31:00
35dx(35) na d600
50   (85) na d5100
---------------------
prepare o bolso rs...   



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2019, 20:05:41
Felipe, te mandei uma MP.  Se quiser te mostro um monte d fotos feitas com a D600 e essa lente.
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, 20:06:52 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2019, 09:55:04
Se vc usar sua 35 DX na D610 não terá ângulo grande angular de 35mm, ela vai vinhetar e "cropar" sua area útil da imagem, ou seja, dá pra usar, mas não acho válido.
Tem algumas lentes antigas da Nikon, como as 28mm D ou 35mm D que embora antigas são bem decentes pra trabalhar, sem falar que são bem mais baratas que as G.
Como sua D610 possui motor de foco no corpo é tranquilo.

Eu trabalho hoje com 35mm/45mm/100mm. Em eventos 90% do tempo com a 35mm. A Tamron 45mm uso pra ensaios principalmente e a 100mm anda meio parada.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia