Autor Tópico: Vale a pena investir em Nikon?  (Lida 7323 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #15 Online: 14 de Junho de 2019, 20:56:23
Confesso estar um pouco arrependido de ter optado pela Nikon, não pela qualidade, mas pelos valores das lentes. Hoje optaria pela Canon.

Quando eu comecei com Nikon, tive a mesma impressão. Mas isso é muito relativo, pois geralmente mesmo as lentes sem anel dourado da Nikon são muito boas. Uma comparação que o pessoal costuma fazer é entre as 50mm 1.8, que a da Canon é mais barata, mas a da Nikon é excelente, como todas as primes f/1.8 da Nikon. Se passar para as lentes "profissionais", as lentes L são excepcionais, mas já num outro patamar de preço. A grande vantagem da Canon, a meu ver, é disponibilidade e, também, se precisar de lentes tilt and shift.
« Última modificação: 14 de Junho de 2019, 20:59:06 por Carlos HP »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2019, 23:04:13
Quando eu comecei com Nikon, tive a mesma impressão. Mas isso é muito relativo, pois geralmente mesmo as lentes sem anel dourado da Nikon são muito boas...

Pois é, todas as minhas lentes são D, não tenho uma sequer da linha G, e pensa numa satisfação garantida...

Falar que lentes da Nikon são caras é realmente relativo, e muito.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 15 de Junho de 2019, 00:12:42
Olha uma coisa te falo: a Nikon tem muitas lentes boas e baratas, nas séries mais simples, mas as lentes mais tops são muito caras.

2 lentes que já testei na Nikon e não tem equivalente na Canon são a 35MM 1.8 e a 55-200, pra APSC. Gostei bastante da qualidade ótica de ambas.

Sobre pegar Nikon vale a pena, eu hoje não pegaria, mas não pela qualidade das câmeras e sim por já estar acostumado com Canon e Sony e ter que mudar o set pra outra marca já seria complicado rsrsrs.

Gosto das lentes da Canon; acho que são boas e baratas; há boas opções para sensor APSC como a 10-18, 24MM 2.8 e a 55-250.

Se hoje estivesse começando na fotografia pra aprender, pegaria uma Nikon ou uma Canon, não vejo diferença prática. Em questão de assistência, infelizmente, a Nikon deixou o consumidor brasileiro chupando dedo.


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #18 Online: 15 de Junho de 2019, 09:43:25
Olá pessoal,

Há muito tempo decidi que minha primeira DSLR seria a Nikon D7000, mas agora estou intrigado com uma coisa. Com a saída da Nikon do Brasil, ainda é viável investir em equipamentos Nikon ou é mais aconselhável escolher um modelo de outra marca com suporte oficial nacional? Me dói o coração desistir da D7000, mas também não quero perder a câmera por falta de suporte e peças caso algo aconteça com ela.

Obrigado,
Geysler.

Resposta simples: vale, e muito, são excelentes câmeras e lentes.

Resposta longa: sou usuário Nikon há mais de 20 anos e a minha experiência é semelhante ao Björn. Já tive e ainda guardo algumas : FM3, N90, F100, D70, D60, D200, D300 e D750. Nunca nenhuma delas deu defeito. Tive problema com  2 lentes depois de muitos anos de uso, mas coisa simples.

Quando a ter assistência no Brasil, diversas oficinas boas continuarão a suportar a marca e não acredito que faça diferença ter ou não a Nikon no Brasil. Tive uma Olympus m43 que deu defeito com poucos meses de uso, mandei para a assistência oficial e levou 90 dias para fazer o reparo. Recentemente uma lente da Fuji deu defeito após pouco mais de 1 ano, e a assistência oficial da Fuji levou mais de 4 meses para consertar a lente. Demora é problema do Brasil, não de marca.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Junho de 2019, 15:25:18

Resposta longa: sou usuário Nikon há mais de 20 anos e a minha experiência é semelhante ao Björn. Já tive e ainda guardo algumas : FM3, N90, F100, D70, D60, D200, D300 e D750. Nunca nenhuma delas deu defeito....  :D

Demora é problema do Brasil , não da marca.....     :assobi: 


 :worship:
« Última modificação: 15 de Junho de 2019, 15:25:52 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Junho de 2019, 15:47:08
Confesso estar um pouco arrependido de ter optado pela Nikon, não pela qualidade, mas pelos valores das lentes....
   :no:

Não concordo contigo ...
Vamos fazer uma conta simples ...

Suponhamos que voce compre uma lente , NÃO INTERESSA qual seja , marca , tipo , modelo
Voce pagou VINTE MIL reais por ela , e assim como eu , cuida bem do seu material .
Sua lente , assim como as minhas duraram ( até agora ) 20 , 30 , 40 , 50 anos .

20.000,00 ÷ 30 anos = 20.000,00 ÷ 360 meses = 20.000,00 ÷ 10.800 dias = 1,85

UM REAL E OITENTA E CINCO CENTAVOS POR DIA ... é o que voce paga para ter essa lente . Eu fiz as contas em uma lente muito cara e por apenas 30 anos . Isso significa que , se voce cuidar bem do seu material e continuar usuario da mesma marca , ao longo da sua vida  as lentes , sairão à um custo ridiculamente irrisório...

Agora , se voce ( NÃO estou me dirigindo à NINGUÉM , falo genericamente ) compra um equipamento  para vende - la um ano depois , NÃO tem custo que aguente .

Adquirir um material de primeira é fundamental , e cuidar BEM dele é primordial .


« Última modificação: 15 de Junho de 2019, 15:49:57 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 15 de Junho de 2019, 18:27:07
   :no:

Não concordo contigo ...
Vamos fazer uma conta simples ...

Suponhamos que voce compre uma lente , NÃO INTERESSA qual seja , marca , tipo , modelo
Voce pagou VINTE MIL reais por ela , e assim como eu , cuida bem do seu material .
Sua lente , assim como as minhas duraram ( até agora ) 20 , 30 , 40 , 50 anos .

20.000,00 ÷ 30 anos = 20.000,00 ÷ 360 meses = 20.000,00 ÷ 10.800 dias = 1,85

UM REAL E OITENTA E CINCO CENTAVOS POR DIA ... é o que voce paga para ter essa lente . Eu fiz as contas em uma lente muito cara e por apenas 30 anos . Isso significa que , se voce cuidar bem do seu material e continuar usuario da mesma marca , ao longo da sua vida  as lentes , sairão à um custo ridiculamente irrisório...

Agora , se voce ( NÃO estou me dirigindo à NINGUÉM , falo genericamente ) compra um equipamento  para vende - la um ano depois , NÃO tem custo que aguente .

Adquirir um material de primeira é fundamental , e cuidar BEM dele é primordial .


Mais ou menos.... Se você tem uso para ela, ótimo.
Mas se você fez, digamos 20 fotos com ela cada foto saiu por mil reais.
Tem que ver também que o que é excelente e plenamente justificável para alguns não faz a menor diferença para outros.

Outra coisa é que eu duvido muito que qualquer dessas lentes modernas irá durar o mesmo, e ainda mais se daqui a 20 anos ainda haverá alguma câmera que seja compatível com elas. Padrões eletrônicos vem e vão num piscar de olhos.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Junho de 2019, 18:39:13
Confesso estar um pouco arrependido de ter optado pela Nikon, não pela qualidade, mas pelos valores das lentes. Hoje optaria pela Canon.

Eu já fiz um comparativo entre lentes Canon e Nikon.
De forma sucinta cheguei à conclusão que há equilibrio.
Algumas são mais baratas eu uma marca ou na outra. Depende da lente.
As pessoas falam logo das 50mm... Mas as Nikon 50mm são melhores que as Canon.
Esse é o motivo de serem um pouco mais caras, não muito.
Eu só tenho lentes Nikon e nenhuma deu problema. Tenho muitos amigos fotógrafos e só precisam de conserto das lentes Nikkor deles quando dão uma queda!   :D
As Canon são bem mais caras quando se fala em Teles acima de 300mm.

Outra coisa: Se nós pensarmos bem, só precisamos de no máximo 4 lentes.
Se a compra for feita com o cuidado necessário não vamos precisar ficar vendendo lentes e perdendo dinheiro.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Junho de 2019, 18:45:42
Olá pessoal,

Há muito tempo decidi que minha primeira DSLR seria a Nikon D7000...

Obrigado,
Geysler.

Ótima câmera mas tem o ISO fraco comparado com as atuais.
Muito boa em externa com luz.
A 7100 já tem iso bem melhor, mas quem sabe onde pesa no bolso é você.
A Linha D5X00 a partir da D5500 tem um sensor excelente e talvez lhe sirva.
Não sei o preço de uma usada, mas acredito que possa achar uma por uma oferta interessante.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Junho de 2019, 03:04:42

Mais ou menos.... Se você tem uso para ela, ótimo.
Mas se você fez, digamos 20 fotos com ela cada foto saiu por mil reais.
Tem que ver também que o que é excelente e plenamente justificável para alguns não faz a menor diferença para outros....


Voce está correto ... calculando por numero de fotos , e eu estou tambem correto , calculando pelos anos . É exatamente como voce falou em seguida ...
... o que é excelente e plenamente justificavel para alguns , não faz a menor diferença para outros  ....  :clap:


 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Junho de 2019, 03:07:35
.... se nós pensarmos bem, só precisamos de no máximo 4 lentes.
Se a compra for feita com o cuidado necessário não vamos precisar ficar vendendo lentes e perdendo dinheiro....

...  :ok:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 16 de Junho de 2019, 03:09:58

... outra coisa é que eu duvido muito que qualquer dessas lentes modernas irá durar o mesmo, e ainda mais se daqui a 20 anos ainda haverá alguma câmera que seja compatível com elas. Padrões eletrônicos vem e vão num piscar de olhos....
...

 :ok:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #27 Online: 16 de Junho de 2019, 16:03:07

Outra coisa é que eu duvido muito que qualquer dessas lentes modernas irá durar o mesmo, e ainda mais se daqui a 20 anos ainda haverá alguma câmera que seja compatível com elas. Padrões eletrônicos vem e vão num piscar de olhos.

O padrão "EF Mount" da Canon que, até onde sei, foi o primeiro mount totalmente eletrônico, já está no mercado há 32 anos (e com mais de 100 milhões de objetivas fabricadas)!   E é um padrão que está longe de ser considerado obsoleto, visto que ainda deverão ser lançadas câmeras DSLR neste padrão (1DX MkIII e 90D) e outros fabricantes (Sigma, Tamron, Yongnuo etc) ainda lançam objetivas para o sistema EOS EF.  Mesmo as Canon EOS R e RP (que usam o novo "RF Mount") possuem 100% de compatibilidade com o "EF Mount" quando usadas com os adaptadores EF-RF Mount.

Talvez 32 anos não signifiquem nada para alguns de nós (seria mesmo "..um piscar de olhos..."), porém conheço fotógrafos (profissionais) que utilizam Canon e que não eram nascidos quando a EOS 650 foi lançada :ponder:

Agora, se o RF Mount tornar-se-á o novo padrão para os próximos 30 anos, substituindo o EF Mount, só o tempo dirá :snack:

Em tempo; nunca utilizei Canon. Utilizei Nikon (AI-S; AF; AF-D e AF-G) que, se comparada a Canon, está longe de ter a compatibilidade que a empresa alega ter. Por exemplo: Nikon D3xxx series; D5xxx series; Z 6 e Z 7 não fazem foco automático com objetivas Nikkor AF / AF-D / DC-AF uma vez que elas não possuem motor de foco.  O que é lamentável pois existem excelentes objetivas destas séries disponíveis no mercado por bons preços (e algumas delas ainda são fabricadas!).  O vice-versa também é verdadeiro; as novas objetivas AF-P (F-Mount) são incompatíveis com corpos Nikon lançados antes de 2007! (estou mencionando apenas as DSLR pois as de filme já estão fora há muito tempo - nem pensem em encaixar uma objetiva AF-P em uma F6 ou F100)...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Junho de 2019, 18:13:52
... tentei sair da Nikon algumas vezes...

É mais difícil do que parece...

1. Existem lentes exclusivas que nos prendem:
105mm 2.0 DC
135mm 2.0 DC
200mm 4.0 Macro... (a Pentax não fabrica mais a dela)

2. E lentes de performance muito superior a concorrência:
105mm 1.4
200mm 2.0
300mm 4.0
400mm 2.8

3. E sensores com tamanha performance em baixa luz que nos levam a errar quando pegamos outras marcas...


Estas 3 marcas tem muita razão de existir, eles venceram décadas e a concorrência de produtos europeus e americanos e... são os que venceram... Na era filme, lideraram o mercado frente a Yashica, Minolta, Rolleiflex, Minox, Hasselblad, Mamiya, Zeiss, Exakta, Pentacon, Leica, Fuji...

E, em um mundo onde se gasta horrores em aparelhos descartáveis como Apple e Samsung... sim...vale muito apena investir na Nikon  :ok:

CORRETÍSSIMO  ...  :worship: ....  :clap: .....  :D
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #29 Online: 16 de Junho de 2019, 21:33:04
...A grande vantagem da Canon, a meu ver, é disponibilidade e, também, se precisar de lentes tilt and shift.

Uma lente da Canon que "ME PARECE" superior (e não é pouco) a Nikon é a 200mm F2, mas vou discorrer o assunto em um tópico especifico, pois ando pesquisando sobre ela.