Autor Tópico: Canon: O motivo das lentes RF poderem ser melhores que as lentes EF  (Lida 3521 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Basicamente pela distancia do sensor a lente é mais fácil de corrigir aberrações causadas por refração, melhorando a imagem principalmente nas bordas. Aí entra naquela história que a Fuji soltou recentemente.

É o que comentei no outro tópico referente ao "value angle", as ML são uma oportunidade das empresas continuarem lucrando bastante, mesmo com a queda nas vendas globais pela retração do mercado! :ok:

Provavelmente veremos investimentos intensos no RF, principalmente em marketing, já que a tecnologia em sí a Canon já tem!



O texto na integra:
https://petapixel.com/2019/06/17/canon-this-is-why-rf-lenses-are-outstanding/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2019, 11:52:29
Vou replicar o comentário de um usuário do Canon Rumors nesse topico:

O RF abre 03 possibilidades sobre o EF:

Lentes mais baratas com a mesma qualidade, possivelmente menores tambem.
Mesmo Preço com mais qualidade.
Muito mais caras com muito mais qualidade.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2019, 12:01:25
Interessante, que bom que a tecnologia continua evoluindo.

E obviamente que agora vamos começar a ver as propostas de marketing de todas as empresas para deixar a duvida na cabeça das pessoas e expandir as vendas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2019, 14:34:51
Vou replicar o comentário de um usuário do Canon Rumors nesse topico:

O RF abre 03 possibilidades sobre o EF:

Lentes mais baratas com a mesma qualidade, possivelmente menores tambem.
Mesmo Preço com mais qualidade.
Muito mais caras com muito mais qualidade.


Exatamente!
Agora resta saber qual será a estratégia da Canon

Eu apostaria num mix dos três, dividindo em diversas linhas...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2019, 20:36:48
Também concordo plenamente !

Só falta definir o quanto mais barato e o quanto mais fácil é construí-las  :ok:

Você já viu a 70-200 2.8 que a Canon fez pro formato RF? Muito menor e mais leve, já que a versão EF é um peso daqueles e uma qualidade ótica animal hehe

A Canon colocou o formato EF em 1987, significando que eles são ultra conservadores em mudar de formatos tão rápido. Creio que o formato EF ainda tenha uns 10 anos de vida e o RF o substitua durante esse tempo. Um diretor da Canon disse que o novo formato RF veio pra ficar 25 anos no mercado, se a Canon já fez isso com o EF , porque não duvidar que o RF faça a mesma coisa?

O RF também permite maior passagem de luz. Assim o T-Stop de uma 70-200 2.8 de uma RF será maior do que uma 70-200 2.8 EF . Só isso e ter lentes menores, com ótica ainda atualizadas (já que as lentes da Canon são excelentes) já facilita e torna o RF um encaixe promissor.

Seria legal se a Canon fizesse DSLRs com o novo mount e um adaptador EF incluso rsrsrs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2019, 21:56:25
Eu só sei que o DxO mostra, lente após lente, que esse papo do bocal ganhar qualidade na foto final é mito.

Quem mostra é ele, DxO e não eu  :ok:

Penso que é melhor não por causa do tamanho do bocal, e sim pela atualização na fórmula ótica das objetivas. Geralmente os fabricantes fazem melhorias nas objetivas


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2019, 23:22:40
Concordo 100%

E, uma vez que a Canon ameaça não atualizar mais as objetivas DSLR... que venha a Sigma arrasando que assim a Canon volta correndo  :ok:

Uma pena, porque as últimas grandes atualizações de objetivas EF foram entre 2014 a 2016. Não só a Sigma. Tem a Tamron com a série SP e quando a Sigma lançou a série Art , eles roubaram mercado da Nikon, que foi forçada a abaixar o preço de várias objetivas .


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2019, 11:13:58
Será que demora muito para a Sigma e Tanron lançar lentes com o mount RF?

Eu estou com uma RP, mas não queria investir em lentes EF (mesmo tendo adaptador), mas tbm não queria pagar o absurdo que a Canon está cobrando...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2019, 13:37:46
Será que demora muito para a Sigma e Tanron lançar lentes com o mount RF?

Eu estou com uma RP, mas não queria investir em lentes EF (mesmo tendo adaptador), mas tbm não queria pagar o absurdo que a Canon está cobrando...

Será que não teria que, primeiro, cair o direito de patente do mount?, vai demorar um tempinho eu acho.
Brincadeira agora, se as RF originais já são grandes e pesadas, imagina a Sigma fazendo lentes "padrão Art" de peso... :hysterical:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2019, 15:42:08
Será que demora muito para a Sigma e Tanron lançar lentes com o mount RF?

Eu estou com uma RP, mas não queria investir em lentes EF (mesmo tendo adaptador), mas tbm não queria pagar o absurdo que a Canon está cobrando...

Não sei muito sobre a linha de lentes RF, mas pelo que ouvi, são todas de excelente qualidade, não? Até onde sei, a única 28-70 f/2 no mundo é RF...

Ah, e pros que falam que qualquer lente poderia ser usada com espelho, olha a distância do elemento traseiro até o sensor, na lente referida acima:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2019, 18:23:09
Não sei muito sobre a linha de lentes RF, mas pelo que ouvi, são todas de excelente qualidade, não? Até onde sei, a única 28-70 f/2 no mundo é RF...

Ah, e pros que falam que qualquer lente poderia ser usada com espelho, olha a distância do elemento traseiro até o sensor, na lente referida acima:

Essa 28-70 não é das melhores não, segundo o DXO.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2019, 18:43:13
Essa 28-70 não é das melhores não, segundo o DXO.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Dxo já disse alguma vez que alguma coisa da canon é boa? :ponder:
É uma pergunta séria rsrs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2019, 18:44:03
Dxo já disse alguma vez que alguma coisa da canon é boa? :ponder:
É uma pergunta séria rsrs
Tem muitas lentes boas lá da Canon, inclusive a 24-70 2.8 L V2

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2019, 18:50:09
Tem muitas lentes boas lá da Canon, inclusive a 24-70 2.8 L V2

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Parei poucas vezes pra olhar o dxo, mas lembro que com câmeras eles desciam o sarrafo na Canon rsrs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2019, 18:51:08
A Canon tem usado a física a seu favor e a estratégia de só lançar coisa premium. Estão tentando fisgar todo mundo pelas lentes.

Sobre a 70-200 ter ficado menor, isso é verdade em partes. Quando ela está em 200 mm ela tem o mesmo comprimento que a versão FF.
Eu não acredito que Sigma e Tamron irão soltar alternativas no mercado para RF e Z enquanto os números de venda não emplacarem (mas deveriam rever pois a Tamron 28-75 2.8 tem CxB imbatível). Outro ponto para impedir os Third Party pode ser possível patentes ou restrições para fazer a engenharia reversa desses mounts novos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales