Autor Tópico: Idéia para levantar fundos para o fórum  (Lida 12754 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 19 de Junho de 2019, 17:12:14
Já tem alguns anos que sou frequentador de alguns fóruns lá fora, em especial o Pentax Camera Forums.

Lá, para poder anunciar, você tem que contribuir monetariamente. Não se trata de comissão.
Funciona super bem e mantém o fórum de uma maneira saudável.

Lógico que tem gente que vai chiar, mas é totalmente justo esse tipo de remuneração.

https://www.pentaxforums.com/forums/24-photographic-equipment-sale/137-read-first-how-list-items-marketplace-rules-condition-key-feedback-guide.html

https://www.pentaxforums.com/forums/donations/



Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2019, 17:48:02
Não costumo anunciar aqui, mas concordo totalmente com a iniciativa.
Tudo tem custo.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2019, 18:11:49
Boa ideia, mas olhando a movimentação dos classificados, parece que poucos membros têm utilizado esse tópico. Hoje só vi tópicos de 6 membros na primeira página (e nem sei se é permitido um único membro criar "trocentos" anúncios pra monopolizar a página... :doh:). Poderia cobrar por post aberto, assim resolveria duas coisas ao mesmo tempo.




erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2019, 18:53:12
Boa ideia, mas olhando a movimentação dos classificados, parece que poucos membros têm utilizado esse tópico. Hoje só vi tópicos de 6 membros na primeira página (e nem sei se é permitido um único membro criar "trocentos" anúncios pra monopolizar a página... :doh:). Poderia cobrar por post aberto, assim resolveria duas coisas ao mesmo tempo.
Acredito que uma assinatura mesmo que simbólica já ajudaria (para ser membro do fórum teria que pagar mensalmente R$10,00) exemplo... no caso dos classificados talvez pudesse ser pensado de uma forma diferente. Isso tem um outro efeito que é afastar quem não tem interesse real no fórum.. Os que gostam do fórum permaneceriam (ou não  :hysterical:) mas os que não estão aqui para agregar, esses com certeza sairiam...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2019, 22:47:57
Acredito que uma assinatura mesmo que simbólica já ajudaria (para ser membro do fórum teria que pagar mensalmente R$10,00) exemplo... no caso dos classificados talvez pudesse ser pensado de uma forma diferente. Isso tem um outro efeito que é afastar quem não tem interesse real no fórum.. Os que gostam do fórum permaneceriam (ou não  :hysterical:) mas os que não estão aqui para agregar, esses com certeza sairiam...

Fórum pago não acho que funcionaria.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2019, 12:33:08
Apesar de ser benfeitor do fórum, também acho que se cobrar mensalidade, vai acabar o grupo bem rápido.

Mas tá estranho esse papo de levantar fundos. Segundo tópico em bem pouco tempo. Tem algo que eu não sei sobre o fórum estar ameaçado?  :ponder:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2019, 13:00:08
Apesar de ser benfeitor do fórum, também acho que se cobrar mensalidade, vai acabar o grupo bem rápido.

Mas tá estranho esse papo de levantar fundos. Segundo tópico em bem pouco tempo. Tem algo que eu não sei sobre o fórum estar ameaçado?  :ponder:

Eu abri este tópico por conta própria depois do Brfoto ter fechado por causa disso aparentemente. Manter um servidor tem custos e não gostaria de ver o MF fechando por causa disso.

Não é cobrar mensalidade e sim dar em troca alguma coisa por ter usado o espaço para vendas particulares. Acho o modelo do Pentax Forums muito justo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2019, 13:38:30
Não é cobrar mensalidade e sim dar em troca alguma coisa por ter usado o espaço para vendas particulares. Acho o modelo do Pentax Forums muito justo.

Sou 100% de acordo.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2019, 13:39:57
Fique tranquilo !
Se for preciso, eu me comprometo a  segurar as pontas com o Leo para manter o modelo atual :ok:
:clap: :clap: :clap:
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2019, 19:52:50
Na Digiforum existia dois jeitos de anunciar: o gratuito (que dava pouca visibilidade e se não me engano tinha algumas limitações) e o pago (que ficava em evidência no fórum). Funcionou bem por um tempo, mas o site hoje está praticamente parado. Depois do Facebook, a debandada dos fóruns foi geral.



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2019, 08:33:29
O Facebook atrai e enterrou vários forums por ter algo interessante que temos aqui: Salas por equipamentos.

Apesar daqui termos a sala da Fuji misturada com a da Nikon  :( (que eu já propus separar algumas vezes)

Acontece que no Facebook, se você não está a fim de ouvir opiniões de gente da marca X, você simplesmente não participa do grupo da sala X

Quantas vezes vimos alguém perguntar sobre a marca A ou B e o povo oferece C ?  :doh: E aí de quem discordar do C !!! Então, a divisão de salas do Facebook evita isso  :ok:

E as pessoas fãs de uma marca, acabam não entrando nos grupos das outras marcas

As minorias como Leica e Sigma, também acabam tendo suas salas. Coisas que aqui não há (outro ponto que eu tb ja sugeri mudar algimas vezes)

Nossa cultura tenta mesclar tribos diferentes e o mundo não é assim. A única coisa que essa mescla favorece, é a ditadura da opinião da maioria, e as minorias tem, muitas vezes, que se calar sob o bulllying da maioria (coisa que brasileiro adora fazer: Ofender)

E tudo isso gera um esforço extra aos moderadores

Quanto a isso eu discordo.
Neste fórum, apesar da Nikon e Fuji estarem na mesma "sala", os tópicos são individuais e cada um clica no título que achar mais interessante. Eu sou usuário Canon, mas de vez em quando entro nessa sala Nikon/Fuji e só clico nos títulos relacionados a Nikon. A Fuji não me interessa e nem me atrapalha.

Quanto a oferecer marca A ou B, isso ocorre tbm nos grupos de fotografia no Facebook. Até pq não existe um equipamento superior aos demais em todos os quesitos, então faz parte.
A grande vantagem do Facebook, e inclusive cobrado neste fórum, é poder bloquear a pessoa que não contribui (positivamente) no grupo. Se a pessoa só arranja confusão ou coloca posts irrelevantes, é só bloquear e a vida segue...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #11 Online: 21 de Junho de 2019, 09:54:43
Entendo seu ponto de vista e acho válido, porém, temos que "pegar leve" nessa questão de cobrar...

Inclusive na própria utilização do verbo "cobrar"

Uma coisa é sugerir e pedir mas falar em "cobrar", para quem escuta e é dono do fórum, não é legal.
Não é legal porque para cobrar, todo brasileiro cobra e cobra como se fosse americano mas, na hora de contribuir, todo brasileiro vira comunista e não contribui, querendo tudo de graça.

O forum não cobra nada e é gratuito.

Se todos contribuíssem te garanto que as funcionalidades já estariam aí e há muito tempo :ok:

Por isso esse tópico é muito legal ao sugerir formas de cobrança  :ok:

A seção de classificados tem cobrança parcial. A sugestão é pra ser integral.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129912.0.html


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #12 Online: 21 de Junho de 2019, 11:58:44
A seção de classificados tem cobrança parcial. A sugestão é pra ser integral.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129912.0.html

Antes de comentar, esclareço que nunca anunciei nada na seção de classificados...

Deixa eu ver se entendi bem: a sugestão seria que alguém que anuncia na seção de classificados e vende através do Mercado Livre, pagaria duas comissões: uma para o Mercado Livre e outra para o fórum... Isso?

Será que é uma boa ideia?
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #13 Online: 21 de Junho de 2019, 12:53:32
Antes de comentar, esclareço que nunca anunciei nada na seção de classificados...

Deixa eu ver se entendi bem: a sugestão seria que alguém que anuncia na seção de classificados e vende através do Mercado Livre, pagaria duas comissões: uma para o Mercado Livre e outra para o fórum... Isso?

Será que é uma boa ideia?

Acredito que o anunciante pagaria apenas pelo anúncio aqui no fórum (independente se possui algum link direcionando para o ML). Se cobrasse por uma comissão sobre a venda aí ficaria inviável.
Antigamente, para anunciar aqui, o membro precisaria ter no mínimo 100 postagens válidas. Quem tiver menos que isso e quisesse anunciar, precisaria pagar um valor. Não sei se continua assim ou se aumentaram o número mínimo de posts, pois muita gente burlava essa regra.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 21 de Junho de 2019, 13:06:25
Só participo desse tipo de contribuição, em prol da comunidade, quando se tem transparência financeira total.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs