Autor Tópico: Chegou a hora de falarmos sobre política?  (Lida 25526 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #45 Online: 25 de Junho de 2019, 10:20:37
Acho que tá faltando uma distinção entre Estado e País.
Oficialmente o Estado brasileiro é laico. Ainda que haja negociações e acordos históricos com instituições religiosas (vide algumas isenções de impostos para Igrejas), constitucionalmente o Estado brasileiro é laico. Se não é 100% laico, estamos longe das teocracias árabes, o do próprio Estado-Igreja (tão comum na Europa medieval)

Agora quanto ao conceito de País/Nação, sim somos religiosos até o último fio do cu. Ainda que alguém se diga ateu, este tem que lidar com o arquétipo religioso todos os dias de sua vida, diferente, por exemplo, da França onde a religiosidade se tornou inócua.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #46 Online: 25 de Junho de 2019, 10:27:01
Ah não, não ! A França eu conheço muito bem  ;) Isso da proibição da burca em locais públicos como descaracterização do laico, é Facebookice  :no:

Existe a proibição de qualquer coisa que caracterize religião em locais públicos (desde crucifixos, até santos e símbolos judaicos e até burcas). Justamente por ser laico  :ok: A internet divulga muita FakeNews e distorções da realidade  :ok:

Cara, mas isso não foi publicado no Facebook: já apareceu em diversos jornais nacionais e internacionais. Mulheres com burca foram impedidas de andar na rua ou ir à praia. 


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #47 Online: 25 de Junho de 2019, 10:32:44
Que a paz esteja com todos...



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #48 Online: 25 de Junho de 2019, 11:22:25
Acho que tá faltando uma distinção entre Estado e País.
O Estado não é laico Adriano... É católico. Vide leituras de trechos da bíblia antes de seções do Congresso Nacional. Se fosse laico teria, no mínimo, que ler o Alcorão, a Kabbalah, fazer uma meditação Busdista, etc... Teríamos que ter a representação de todas ou de nenhuma religião. Em ambos os casos seríamos um estado isento de viés religioso.
Isso pra não falar no dinheiro e nos feriados, como já foi discutido antes.

estamos longe das teocracias árabes, o do próprio Estado-Igreja (tão comum na Europa medieval)
Por quê? Por que nos nossos extremistas falam em Jesus? Quantos templos de umbanda já foram destruídos esse ano?
Pesquise sobre os centros de recuperação de drogados que eu referi acima. Com financiamento do governo, eles OBRIGAM as pessoas a se curarem através da "Palavra".
O que aconteceria se um parlamentar subisse ao púlpito do Congresso ou Senado e entoasse um canto umbandista? Ou citasse um trecho do Alcorão? Então sim. Somos um Estado Religioso - Uma Democracia Católica.
E não podemos renegar a história. A Igreja Católica sempre foi extremista. Só passou a usar menos poder militar quando entendeu e conseguiu atingir o povo através da doutrina social. Seja nas escolas, seja através das alianças com os governos (antes imperiais, agora democráticos). Mas quase impondo à sociedade que "frequentasse a Igreja". E quem não fosse, tinha algo errado. Afinal só a pala Dele é o caminho certo. Isso é extremismo.
Desculpem se isso irá ofender alguém, mas nenhuma religião presta. Todas elas são formas de manipulação e controle.
E olha que eu sou bem tranquilo. Não sou reaça nem nada. Venho de uma família que transita entre o catolicismo, o espiritismo e a umbanda.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 25 de Junho de 2019, 12:51:03
O Estado não é laico Adriano... É católico. Vide leituras de trechos da bíblia antes de seções do Congresso Nacional. Se fosse laico teria, no mínimo, que ler o Alcorão, a Kabbalah, fazer uma meditação Busdista, etc... Teríamos que ter a representação de todas ou de nenhuma religião. Em ambos os casos seríamos um estado isento de viés religioso.
Isso pra não falar no dinheiro e nos feriados, como já foi discutido antes.
Por quê? Por que nos nossos extremistas falam em Jesus? Quantos templos de umbanda já foram destruídos esse ano?
Pesquise sobre os centros de recuperação de drogados que eu referi acima. Com financiamento do governo, eles OBRIGAM as pessoas a se curarem através da "Palavra".
O que aconteceria se um parlamentar subisse ao púlpito do Congresso ou Senado e entoasse um canto umbandista? Ou citasse um trecho do Alcorão? Então sim. Somos um Estado Religioso - Uma Democracia Católica.
E não podemos renegar a história. A Igreja Católica sempre foi extremista. Só passou a usar menos poder militar quando entendeu e conseguiu atingir o povo através da doutrina social. Seja nas escolas, seja através das alianças com os governos (antes imperiais, agora democráticos). Mas quase impondo à sociedade que "frequentasse a Igreja". E quem não fosse, tinha algo errado. Afinal só a pala Dele é o caminho certo. Isso é extremismo.
Desculpem se isso irá ofender alguém, mas nenhuma religião presta. Todas elas são formas de manipulação e controle.
E olha que eu sou bem tranquilo. Não sou reaça nem nada. Venho de uma família que transita entre o catolicismo, o espiritismo e a umbanda.

Depois dessa vou até torcer pro Grêmio.

 :clap:


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #50 Online: 25 de Junho de 2019, 15:24:11
O Estado não é laico Adriano... É católico. Vide leituras de trechos da bíblia antes de seções do Congresso Nacional. Se fosse laico teria, no mínimo, que ler o Alcorão, a Kabbalah, fazer uma meditação Busdista, etc... Teríamos que ter a representação de todas ou de nenhuma religião. Em ambos os casos seríamos um estado isento de viés religioso.
Isso pra não falar no dinheiro e nos feriados, como já foi discutido antes.
Por quê? Por que nos nossos extremistas falam em Jesus? Quantos templos de umbanda já foram destruídos esse ano?
Pesquise sobre os centros de recuperação de drogados que eu referi acima. Com financiamento do governo, eles OBRIGAM as pessoas a se curarem através da "Palavra".
O que aconteceria se um parlamentar subisse ao púlpito do Congresso ou Senado e entoasse um canto umbandista? Ou citasse um trecho do Alcorão? Então sim. Somos um Estado Religioso - Uma Democracia Católica.
E não podemos renegar a história. A Igreja Católica sempre foi extremista. Só passou a usar menos poder militar quando entendeu e conseguiu atingir o povo através da doutrina social. Seja nas escolas, seja através das alianças com os governos (antes imperiais, agora democráticos). Mas quase impondo à sociedade que "frequentasse a Igreja". E quem não fosse, tinha algo errado. Afinal só a pala Dele é o caminho certo. Isso é extremismo.
Desculpem se isso irá ofender alguém, mas nenhuma religião presta. Todas elas são formas de manipulação e controle.
E olha que eu sou bem tranquilo. Não sou reaça nem nada. Venho de uma família que transita entre o catolicismo, o espiritismo e a umbanda.

O Estado Brasileiro é oficialmente laico. Se alguém lê a bíblia em uma sessão do Congresso Nacional, deveria ser repreendido. Se uma religião pretende-se mais importante do que a outra e crimes são cometidos por causa disso, como no exemplo dos terreiros que são atacados, estas pessoas devem ser exemplarmente punidas.

Um dos grandes erros da nossa fraca democracia é confundir o que a Lei versa, com as maneiras que as pessoas têm utilizado para burlar a Lei.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #51 Online: 25 de Junho de 2019, 15:51:34
Claro que serão barradas pois a França é laica e espera que seus cidadãos sejam laicos em locais públicos.
A questão da burca envolve não só uma questão religiosa, mas também cultural.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #52 Online: 25 de Junho de 2019, 16:01:34
Há uma contradição no que diz respeito a o estado esperar que seus cidadãos hajam de forma laica.. Isso não existe.
Ser laico é exatamente garantir liberdade religiosa aos cidadãos, de forma equânime a todas as expressões religiosas.

Bom. Aí pode-se entender que, se a burca é proibida (hipoteticamente falando) o crucifixo e o quipá também devem ser proibidos.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #53 Online: 25 de Junho de 2019, 16:34:00
Aí que eu volto a falar que estamos sendo manipulados por FakeNews a todo momento
Não havia ainda pesquisado sobre a lei francesa.. Até por que pra mim "la merde" pra França. Foi uma das piores demonstrações do estado religioso que estamos falando.

Mas não entendo que qualquer proibição sobre uma manifestação religiosa seja um ato laico... O oposto disso sim. A isso eu chamei de contradição.

Porém agora fui atrás da informação, Ernesto.
A lei francesa de 2010 proíbe o uso de qualquer peça que esconda o rosto. Não tinha, pelo menos até a data da reportagem abaixo, nenhuma proibição sobre o uso de peças religiosas em locais públicos na França.  :ok:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/tribunal-europeu-apoia-lei-francesa-que-proibe-veu-islamico-em-publico.html

Essas fakenews são a maior prova de quão fácil é manipular um povo.. Ainda acho que vão conseguir eleger alguém através delas.  ;) :assobi:

Mas aí já é off topic demais, né?
« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 16:35:05 por nandoespinosa »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 25 de Junho de 2019, 16:42:52

A lei francesa de 2010 proíbe o uso de qualquer peça que esconda o rosto. Não tinha, pelo menos até a data da reportagem abaixo, nenhuma proibição sobre o uso de peças


Em Londres também, se chegar em Heathrow com o rosto coberto, mandam vc pra uma salinha na hora. Vai receber uma revista daquelas, completinha.


PabloHoney

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #55 Online: 25 de Junho de 2019, 22:34:51
Em Londres também, se chegar em Heathrow com o rosto coberto, mandam vc pra uma salinha na hora. Vai receber uma revista daquelas, completinha.

Não é verdade. Vou a Londres com frequencia, pelo Heathrow. Vejo a enorme comunidade mulçumana circular aem problemas, árabes e indianos, no parques e no aeroporto. Nao tem essa de salinha.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 25 de Junho de 2019, 23:09:48
Não é verdade. Vou a Londres com frequencia, pelo Heathrow. Vejo a enorme comunidade mulçumana circular aem problemas, árabes e indianos, no parques e no aeroporto. Nao tem essa de salinha.

Bacana. Vou todo ano. Meu irmão é inglês.
Achei que não poderia, pois motivos de segurança, afinal, nem daria pra ver se é uma mulher.

« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 23:19:26 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 26 de Junho de 2019, 07:58:11
quando a gente passa pela fronteira, existe um controle de passaporte. Repare que o fiscal olha para a sua foto, depois para o seu rosto, algumas vezes.
 é necessária uma identificação visual.

a não ser que exista biometria funcionando em todo o mundo. Pra impedir, por exemplo, que alguém use o passaporte de outra pessoa.

no caso da burca, se ela usa o véu na foto do passaporte, deve existir outra forma de identificação, digital talvez.
« Última modificação: 26 de Junho de 2019, 08:08:13 por Claudio Rombauer »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #58 Online: 26 de Junho de 2019, 10:35:22
Ia dar meus dois centavos na discussão, mas fiquei cansado só de pensar em tudo que queria escrever.

Srs, com todo o respeito que tenho para com vcs, quero dizer que o tópico é um retrato de como é o Brasil.
O foco foi perdido, a discussão passou a ser sobre questões paralelas e talvez menos urgentes, cheia de opiniões sem muita tolerância para com os discordantes, enquanto que o ponto primordial ficou esquecido.

Assim é tudo no nosso país. Como já disseram, partidos ou lados são cultivados como times de futebol, cuja convicção em relação aos motivos levam a total cegueira e fanatismo, de forma que os problemas continuam, ficam fora das discussões.

Nenhum governo é bom, nunca foi, cometem-se erros escrotos e vis, e o pouco que é feito em prol da população só o é por algum interesse maior, escuso, que mais tarde surge com uma conta cara, impagável.

Vermelhos, azuis, verdes...não importa, se vc toma um lado vc exclui o outro e nós somos todos um só, vivendo em um mesmo país e sofrendo com os mesmos problemas.

Na última eleição fui o isentão, me recusei a votar tanto em uma opção quanto em outra, pois sim, as duas eram catastróficas, e como achava que seria a ruína tanto uma coisa quanto outra, preferi me abster da participação desse show de horror.

O que eu faço? Faço a minha parte para tornar o mundo ao meu redor, melhor.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #59 Online: 26 de Junho de 2019, 10:39:57
no caso da burca, se ela usa o véu na foto do passaporte, deve existir outra forma de identificação, digital talvez.
Não acredito que sejam aceitos passaportes com foto de burca ou véu. A identificação visual tem que acontecer. É questão de segurança.
O que ocorre, é que a maioria dos aeroportos modernos tem câmeras de segurança com identificação facial. Para detectar, por exemplo, que bandidos procurados viajem com identidades falsas. Então eles precisam que as pessoas estejam com a face à mostra.
No caso do uso da burca, niqab, hijab pode haver um setor de identificação específico. Onde a pessoa passe, por exemplo por uma sala / local privativo em que será inspecionada por mulheres. A cultura deles permite que a mulher retire a cobertura em local privado, como a casa ou quando entre mulheres. Claro que ainda é uma diferenciação. Mas pelo menos garante que elas possam usar a burca em um local público que requer segurança mais aprimorada.
Enfim... Fugimos do assunto do tópico. Mas no fim ainda estamos falando de preconceito e intolerâncias.