Autor Tópico: Acho que minha 50mm 1.8g produz menos do que deveria.  (Lida 5197 vezes)

felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Junho de 2019, 20:57:44
Meus amigos, um tempo atrás comprei uma 50mm 1.8g na minha cidade por um preço bem bacana, ela estava sem as tampas e tal.

Agora usando ela numa D610 tenho reparado que ela tem uma qualidade de imagem inferior a minha 35mm DX e não produz uma boa nitidez quando vejo a foto em zoom.


Andei usando ela em f/2.8 f/3.2 e mesmo assim acho que não está grande coisa. Minha impressão é que o problema seja back focus, porém analiso a foto e não encontro uma área extremamente nítida e bem focada.

Gostaria de saber como faço pra comparar ela e descobrir se é coisa da minha cabeça ou não.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2019, 21:30:40
Fotografe um régua, sem recompor e veja onde está o foco
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2019, 23:31:35
Já fez o ajuste fino de foco... talvez possa ser isso. Engraçado que são constantes as reclamações quanto a 50MM 1.8 G da Nikon; parece que a versão D é melhor em construção, qualidade e nitidez.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2019, 07:51:06
...Engraçado que são constantes as reclamações quanto a 50MM 1.8 G da Nikon; parece que a versão D é melhor em construção, qualidade e nitidez.

Engraçamo mesmo...

 :hysterical:



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2019, 08:03:45
felipebenassi, quando eu migrei para Nikon, a 50 F1.8 G foi alente que me fez gostar desse range, eu tinha vindo da Canon, e as 50mm da Canon são decepcionantes (Não me refiro a 1.2L, pois essa eu não usei). Logo no começo tive a chance de ter nas mãos as duas 50 F1.8 (G e D) e a 35 F1.8G e fiz uma comparação entre elas, procureis as fotos aqui mas não achei, mas me lembro que a melhor das três foi a 50G, em todas as comparações que fiz a sequencia de melhor ficou 50G - 35G - 50D (Nitidez, Bokeh, Aberração, foco, etc).

O ideal é fazer um teste como sugeriu o vangelismm, e se não tiver um ponto de nitidez em lugar algum da régua, a lente está mesmo com defeito, caso tenha um ponto nítido é só fazer o ajuste fino de foco (se o mesmo alcançar o desvio).

 :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2019, 09:46:38
A galera do FF Nikon sempre encheu a boca pra falar de duas fixas com muito orgulho: A 50 1.8 e a 85 1.8 G.

Tem algo com sua lente.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2019, 12:32:02
tem o Jeffrey’s Autofocus Test Chart, que já está disponível a mais de 12 anos.

Boa referência para avaliar front ou back focus na sua lente.

http://regex.info/blog/photo-tech/focus-chart
O site contém bastante informação sobre o assunto.

:ok:



André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2019, 15:29:15
felipebenassi, quando eu migrei para Nikon, a 50 F1.8 G foi alente que me fez gostar desse range, eu tinha vindo da Canon, e as 50mm da Canon são decepcionantes (Não me refiro a 1.2L, pois essa eu não usei). Logo no começo tive a chance de ter nas mãos as duas 50 F1.8 (G e D) e a 35 F1.8G e fiz uma comparação entre elas, procureis as fotos aqui mas não achei, mas me lembro que a melhor das três foi a 50G, em todas as comparações que fiz a sequencia de melhor ficou 50G - 35G - 50D (Nitidez, Bokeh, Aberração, foco, etc).

O ideal é fazer um teste como sugeriu o vangelismm, e se não tiver um ponto de nitidez em lugar algum da régua, a lente está mesmo com defeito, caso tenha um ponto nítido é só fazer o ajuste fino de foco (se o mesmo alcançar o desvio).

 :ok:

Vou fotografar a régua ou o chart e postar o RAW pra vocês verem, pois nunca usei outra 50mm para ter um parâmetro.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2019, 17:49:03
tem o Jeffrey’s Autofocus Test Chart, que já está disponível a mais de 12 anos.

Boa referência para avaliar front ou back focus na sua lente.

http://regex.info/blog/photo-tech/focus-chart
O site contém bastante informação sobre o assunto.

:ok:

12 anos.... E ainda tem gente que diz que back front focus não existe.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2019, 17:54:12
Pronto, fotografei uma régua no fundo branco com a 50mm focando SEMPRE NO 10CM.

Coloquei todas as fotos no meu drive, tem os RAW e elas em JPG em alta definição.

Depois faço o teste com a chart com a camera no tripé certinho, mas se alguém quiser conferir a nitidez dela.

https://1drv.ms/f/s!AquSPHxKMrabidE8qTB2MBqtw6hncA

De qualquer forma, coloquei os JPG no imgur tbm.

https://imgur.com/a/XruZj9c
« Última modificação: 22 de Junho de 2019, 17:59:51 por felipebenassi »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2019, 19:20:39
Se você fez essas fotos "na mão", não me parece ter nada de errado com a lente.

Posta algumas fotos que você acha que a nitidez está ruim.


rmontroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2019, 17:38:33
Eu tenho exatamente o mesmo equipamento. Uma nikon d610 e a 1.8g. Tinha o mesmo problema que você. O que resolveu completamente meu problema foi seguir este tutorial :



Ajuste fino de foco para - 14 e minha nitidez ficou perfeita
« Última modificação: 27 de Junho de 2019, 09:22:47 por Thales Souto »
Nikon d610. Lentes: Nikon 50mm 1.8g; Nikon 20mm 1.8g; Nikon 70-300 4.5-5.6g


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2019, 02:55:03
Eu so nao entendo porque usar live wiew para calibrar, se usamos geralmente af c.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2019, 10:41:45
12 anos.... E ainda tem gente que diz que back front focus não existe.

Não é?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2019, 09:18:42
Eu so nao entendo porque usar live wiew para calibrar, se usamos geralmente af c.

Porque o Live View foca utilizando o contraste da imagem no sensor. Assim o foco é "verdadeiro". Quando vc foca usando o visor (modo normal) o foco é feito por um sensor separado. Os problemas de foco estão associados a diferenças ínfimas na calibração desse sensor de foco em comparação com o sensor de imagem da câmera. Ao usar o Live View vc estabelece uma referência de foco para sua fotografia.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com