Autor Tópico: Acho que minha 50mm 1.8g produz menos do que deveria.  (Lida 5192 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 25 de Junho de 2019, 09:58:45
Porque o Live View foca utilizando o contraste da imagem no sensor. Assim o foco é "verdadeiro". Quando vc foca usando o visor (modo normal) o foco é feito por um sensor separado. Os problemas de foco estão associados a diferenças ínfimas na calibração desse sensor de foco em comparação com o sensor de imagem da câmera. Ao usar o Live View vc estabelece uma referência de foco para sua fotografia.

Sim, mas como isto pode ajudar quando usamos af c?
« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 09:59:29 por Leonardo Tonin »


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #16 Online: 25 de Junho de 2019, 10:03:14
Sim, mas como isto pode ajudar quando usamos af c?

Vc estabelece a relação entre o foco "real" e o foco "do sensor de foco". Salva essa relação nas informações da câmera, ela vai aplicar a correção sempre que vc estiver usando o sensor de foco, em qualquer dos modos: af-c, af-s ou af-a.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Junho de 2019, 10:26:38
Obrigado Antonio Miguel.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Junho de 2019, 02:45:41
Irei usar pois estou tendo problemas. Com calibracao.


felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Junho de 2019, 21:26:05
A lente aqui em -15 teve um desempenho BEM melhor, calibrei usando o chart que disponibilizaram aqui.

Porém como foi meio na pressa, acredito que ainda não está no mais preciso, deve ser algo entre -13 ou -17. Mas obrigado pelas dicas, estava quase me desfazendo da lente.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2019, 09:28:23
Meu comentário também é na mesma toada de outros. A 50 1.8 G é espetacular. Melhor 50 mm do mercado em termos de custo benefício. Fiquei com ela o tempo todo que tinha a D610 e só deixou de ser minha lente principal quando comprei a Tamron 24-70 2.8 G.

Precisaria ver as fotos que você está reclamando para poder ajudar mas arrisco duas possibilidades:
--> requer micro ajuste de foco (pela foto da régua ela estava com um pouco de front focus mas a técnica de ajuste tem de ser muito bem feita ou pelo menos repetida algumas vezes para ter certeza que erros na metodologia foram eliminados)
--> sua lente realmente está bichada (dificil acontecer mas.....)

Segue o meu tutorial para fazer microajuste de foco (feito com D610 e 50 1.8).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2019, 07:09:30
A minha 24 2.8d esta focando de 9 positivo ate 20 negativo. A media esta em 6 negativo.


felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 02 de Julho de 2019, 21:41:29
Usando o método desse vídeo
Descobri que meu foco tá entre -3 e -17 +-

Agora tenho que achar mais ou menos, só que deixando como -10 já senti que deu uma melhorada.
« Última modificação: 02 de Julho de 2019, 23:32:23 por Thales Souto »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Julho de 2019, 11:03:52
Todas minhas lentes deram em torno de 6 pontos de diferenca. O que explica parte dos problemas que tive.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 08 de Julho de 2019, 15:17:19
Todas minhas lentes deram em torno de 6 pontos de diferenca. O que explica parte dos problemas que tive.
Agora você está satisfeito?

Eu posso dizer que ter a combinação daquela unidade de câmera e daquela unidade específica da lente se acertarem no foco nem sempre é tarefa fácil. Vou dar exemplo na minha D610 que funciona impecavelmente com a 50 1.8 G e Tamron 24-70 2.8 G2 mas que me frustrava muito com a 28 1.8 G. E olha que todas as 3 eu fiz exatamente o mesmo métodos de micro ajuste de foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Julho de 2019, 16:55:46
Agora você está satisfeito?

Eu posso dizer que ter a combinação daquela unidade de câmera e daquela unidade específica da lente se acertarem no foco nem sempre é tarefa fácil. Vou dar exemplo na minha D610 que funciona impecavelmente com a 50 1.8 G e Tamron 24-70 2.8 G2 mas que me frustrava muito com a 28 1.8 G. E olha que todas as 3 eu fiz exatamente o mesmo métodos de micro ajuste de foco.

Thales, me desculpe, nao cheguei a testar ainda.
Estou meio parado.