Autor Tópico: "Foto" tirada a partir de filmagem em câmeras fotográficas  (Lida 7090 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 24 de Junho de 2019, 17:29:27
Acho que a filmagem seria para parto humanizado, praticamente a luz de velas.

A luz de velas e F16 !  :D

Mas é sério, pergunto mesmo por curiosidade pois nunca precisei de nada nem perto de iso 10K
« Última modificação: 24 de Junho de 2019, 17:30:12 por AFShalders »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 24 de Junho de 2019, 18:12:44
Acho que a filmagem seria para parto humanizado, praticamente a luz de velas.

Não, não. Pra fotografia de parto não seria de todo mal poder usufruir desse recurso, mas primeiro, não dá pra entregar fotos em "alta resolução" com míseros 3MP pras clientes. Com 8MP já melhora, mas não tenho computador pra processar 4K. E não tenho intenção de oferecer vídeos pras gestantes, já que não curto edição de vídeo.
Meu intuito com filmagem seria mais mesmo as situações pessoais em que minha técnica não permite ir muito longe, exemplificando com caso que citei: quadrilha de festa junina dos sobrinhos, onde as crianças não param, vão pra o fundo do palco, vêm pra frente do palco e ficam de cara pra luz (luz com intensidade diferente, e cores diferentes também)... Passei por isso e poucas fotos valeram alguma coisa. Se eu tivesse filmado pra tirar "frames" pra ter como fotos, teria tido com certeza muito mais proveito... 

Shalders, o ISO 10k é só pra fotografia de parto (já precisei fotografar num quarto escuro em que a única luz era uma lanterna virada pra parede). Pra astrofotografia, uso normalmente 3200 ou 4000.
Pra fazer o empilhamento de foco em astrofotografia eu teria que ter aquele aparato que acompanha a rotação da Terra, não? Pq pra fazer num tripé normal, a cada foto tirada, a posição estaria um pouco diferente pra fazer depois o empilhamento.

Enfim, talvez a falta de clareza para apresentar meus objetivos tenha permitido que houvesse alguma confusão por parte de vcs.
A filmagem, como dito, seria para situações pessoais. Se fosse necessário alguma configuração especial que minhas câmeras não fornecem, e eu precisasse de outra, aí sim aproveitaria pra comprar uma que pudesse me dar um ISO na tora e com qualidade aceitável pra parto também, e me permitir fazer bons vídeos. Assim me beneficiaria de uma câmera pra todas as situações.
Mas já que a minha questão principal é resolvida apenas com editor de vídeo (e a velocidade 1/100 apontada por renan070294), não vou precisar investir em nada. Só em paciência pra mexer com vídeo e tirar esses quadros, rsrs.

Em tempo, acabei não mencionando... Levei a Canon 6D para a festa junina das crianças, e tentei filmar com ela. Minha intenção era filmar e durante a filmagem, fazer algumas fotos (o que no final atrapalha o vídeo, já que quando se tira foto durante a filmagem, o vídeo dá uma travadinha. Não sei se é assim com todas as câmeras). Mas além de a câmera só ter filmado alguns segundos e parado por conta própria (tinha espaço no cartão), ainda ficaram umas faixas pretas passando pela tela. Não sei que raios era aquilo. Deve ter tido a ver com as luzes lá, pois depois testei aqui em casa e mesmo com luz artificial, essas faixas não apareceram. Mas os míseros 20 segundos de gravação, permaneceram, rsrs. Tenho que fuçar as configurações. Vídeo não é meu forte... rsrs. Não curto mesmo.
« Última modificação: 24 de Junho de 2019, 18:13:20 por Helena Bsb »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 24 de Junho de 2019, 18:25:08
Você está falando que perdeu alguns momentos entre uma foto e outra, correto?

Disparo continuo em JPG não seria melhor que fazer video?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 24 de Junho de 2019, 18:40:08
Oi Helena

Entendi por que do ISO 10K, aí faz sentido, não dá para sair usando uma objetiva f1.4 nessas situações por conta da profundidade de foco quase inexistente. Mas cá pensando, em RAW pode ser que dê para recuperar muito bem de 6400 ou mesmo 3200 sub expostos, seria interessante fazer uns testes.

O modo foto 4K da Panasonic não entrega um video 4K e sim quadros que você escolhe na câmera, então não precisa editar no computador. 

O stacking para astro não precisa de acompanhamento. O alinhamento posterior devido a rotação da terra é feito por software.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 24 de Junho de 2019, 19:11:27
Oi Helena

Entendi por que do ISO 10K, aí faz sentido, não dá para sair usando uma objetiva f1.4 nessas situações por conta da profundidade de foco quase inexistente. Mas cá pensando, em RAW pode ser que dê para recuperar muito bem de 6400 ou mesmo 3200 sub expostos, seria interessante fazer uns testes.

O modo foto 4K da Panasonic não entrega um video 4K e sim quadros que você escolhe na câmera, então não precisa editar no computador. 

O stacking para astro não precisa de acompanhamento. O alinhamento posterior devido a rotação da terra é feito por software.

Obrigadíssima pelos esclarecimentos!!!!
Muito interessante esse recurso da Panasonic. 


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 24 de Junho de 2019, 19:17:36
Você está falando que perdeu alguns momentos entre uma foto e outra, correto?

Disparo continuo em JPG não seria melhor que fazer video?

Não foi entre uma foto e outra não, foram fotos perdidas porque ficaram ruins mesmo.  :aua:
Não costumo usar muito o disparo contínuo, especialmente em situações como a que eu tinha lá, com a constante modificação de luz. Mas é algo a se testar sim, embora ainda acho que o vídeo poderia ser mais proveitoso. Enfim, testes a serem feitos.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 24 de Junho de 2019, 19:18:11
Pessoal, obrigada DEMAIS a todos que usaram seu tempo pra virem aqui me ajudar.
Valeuzão!!  :) :) :clap: :clap: :worship: :worship:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #22 Online: 25 de Junho de 2019, 17:57:02
Helena, pelo seu relato o que você precisaria para ajudar é:
Um bom foco contínuo
Um bom tracking de objetos em movimento
Uma câmera que tenha um bom fps e mantenha a fotometria entre os frames.

Um setup que você poderia usar no automático e que ajudaria nesse caso:
Foco contínuo
Foco em área ativada com face detection
Fotometria na face (quando detecta a face, fotometra ali)
ISO automático ( programar um mínimo e máximo )
Setar a velocidade
Deixa a abertura no auto

Para você usar ISO 10 mil teria que partir para uma câmera mais cara. Pelo menos uma Fuji XT3.
Se for isso na faixa de 6400 a Sony a6400 com uma lente 18-105 f/4 é um kit pequeno, com um foco ótimo e custo benefício interessante.
Agora fiquei curioso....qual seu equipamento atual e que foi usado na fatídica festa ?
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #23 Online: 25 de Junho de 2019, 18:00:17
A luz de velas e F16 !  :D

Mas é sério, pergunto mesmo por curiosidade pois nunca precisei de nada nem perto de iso 10K
Fotografei uma peça de teatro semana passada. ISO 16000, f/2.8 e 1/60-1/80
Ao olhos nem parece tão escura, mas na fotometria os números não mentem. Até porque nossos olhos se acostumam com a baixa luz . :aua:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #24 Online: 25 de Junho de 2019, 18:11:39
Helena, pelo seu relato o que você precisaria para ajudar é:
Um bom foco contínuo
Um bom tracking de objetos em movimento
Uma câmera que tenha um bom fps e mantenha a fotometria entre os frames.

Um setup que você poderia usar no automático e que ajudaria nesse caso:
Foco contínuo
Foco em área ativada com face detection
Fotometria na face (quando detecta a face, fotometra ali)
ISO automático ( programar um mínimo e máximo )
Setar a velocidade
Deixa a abertura no auto

Para você usar ISO 10 mil teria que partir para uma câmera mais cara. Pelo menos uma Fuji XT3.
Se for isso na faixa de 6400 a Sony a6400 com uma lente 18-105 f/4 é um kit pequeno, com um foco ótimo e custo benefício interessante.
Agora fiquei curioso....qual seu equipamento atual e que foi usado na fatídica festa ?

Obrigada pelas dicas!
Eu usei uma canon 6D com a 24-105 f/4, comecei fazendo a besteira de usar modo manual, perdi um monte de fotos da sobrinha. Na apresentação do sobrinho, usei o modo Av, abertura em 4.0 e a coisa ficou melhor. Até mesmo porque a coreografia dele foi mais quieta, não foi tão movimentada como a da sobrinha. Com a sobrinha teria sido melhor o Tv. Enfim, cada ano que passa, eu levo uma bofetada dessas festas juninas, ahhahhaha! Teve ano que eu quis filmar, achava que estava filmando e não tava era filmando nada (gente, filmagem não é minha praia... não é), e já perdi fotos outras vezes por insistir no modo manual enquanto um modo Av, ou Tv, ou até P seria mais adequado. Só que a memória é curta, e o tipo de evento acontece uma vez por ano só... aí tendo a cometer o mesmo erro sempre.
Enfim, ano qeu vem vou tentar a filmagem e tirar quadros da filmagem. Como é só foto de recordação de família, acho que vai me atender.


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #25 Online: 25 de Junho de 2019, 19:47:15
Obrigada pelas dicas!
Eu usei uma canon 6D com a 24-105 f/4, comecei fazendo a besteira de usar modo manual, perdi um monte de fotos da sobrinha. Na apresentação do sobrinho, usei o modo Av, abertura em 4.0 e a coisa ficou melhor. Até mesmo porque a coreografia dele foi mais quieta, não foi tão movimentada como a da sobrinha. Com a sobrinha teria sido melhor o Tv. Enfim, cada ano que passa, eu levo uma bofetada dessas festas juninas, ahhahhaha! Teve ano que eu quis filmar, achava que estava filmando e não tava era filmando nada (gente, filmagem não é minha praia... não é), e já perdi fotos outras vezes por insistir no modo manual enquanto um modo Av, ou Tv, ou até P seria mais adequado. Só que a memória é curta, e o tipo de evento acontece uma vez por ano só... aí tendo a cometer o mesmo erro sempre.
Enfim, ano qeu vem vou tentar a filmagem e tirar quadros da filmagem. Como é só foto de recordação de família, acho que vai me atender.

ia comentar isso...

Em eventos com grandes mudanças de iluminação e assuntos em movimento, o melhor é usar os modos semi automáticos. Na Cznon o AV ou TV... Só configurar um Iso máximo e não esquecer, no AV, de colocar uma velocidade mínima...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #26 Online: 25 de Junho de 2019, 20:10:16
ia comentar isso...

Em eventos com grandes mudanças de iluminação e assuntos em movimento, o melhor é usar os modos semi automáticos. Na Cznon o AV ou TV... Só configurar um Iso máximo e não esquecer, no AV, de colocar uma velocidade mínima...

Pois é... quis pagar de fotógrafa e fiz me*#@  :D :D :D
Agora é me lembrar de consertar as besteiras ano que vem.
« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 20:10:46 por Helena Bsb »


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 28 de Junho de 2019, 11:35:10
Obrigada pelas dicas!
Eu usei uma canon 6D com a 24-105 f/4, comecei fazendo a besteira de usar modo manual, perdi um monte de fotos da sobrinha. Na apresentação do sobrinho, usei o modo Av, abertura em 4.0 e a coisa ficou melhor. Até mesmo porque a coreografia dele foi mais quieta, não foi tão movimentada como a da sobrinha. Com a sobrinha teria sido melhor o Tv. Enfim, cada ano que passa, eu levo uma bofetada dessas festas juninas, ahhahhaha! Teve ano que eu quis filmar, achava que estava filmando e não tava era filmando nada (gente, filmagem não é minha praia... não é), e já perdi fotos outras vezes por insistir no modo manual enquanto um modo Av, ou Tv, ou até P seria mais adequado. Só que a memória é curta, e o tipo de evento acontece uma vez por ano só... aí tendo a cometer o mesmo erro sempre.
Enfim, ano qeu vem vou tentar a filmagem e tirar quadros da filmagem. Como é só foto de recordação de família, acho que vai me atender.

Quando estou em um ambiente mais escuro, uso o modo TV (Prioridade de Shutter), assim eu evito deixar as fotos borradas quando controlo o shutter. ja quando estou em um ambiente mais claro que não preciso me preocupar com luz, uso o modo AV (Prioridade de abertura), pra poder deixar a abertura com um valor alto, entre 2.8 e 4 para poder manter o efeito de desfoque. Mas no começo eu usava tudo no manual, não sei como eu conseguia, mas eu fazia tudo no manual, até o foco, mas com o tempo percebi que os modos automáticos (Tirando o modo que é completamente automático), são feitos para nos ajudar a continuar controlando nossas fotos, mesmo com algumas funções automáticas e manter o trabalho profissional.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 08 de Julho de 2019, 17:10:12

O stacking para astro não precisa de acompanhamento. O alinhamento posterior devido a rotação da terra é feito por software.

Para isso se utiliza o DeepSkyStacker, é sensacional.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 08 de Julho de 2019, 17:48:16
Para isso se utiliza o DeepSkyStacker, é sensacional.

Eu uso o Registax quando preciso.