Autor Tópico: "Foto" tirada a partir de filmagem em câmeras fotográficas  (Lida 7086 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 23 de Junho de 2019, 13:55:08
Pessoal, uma conhecida minha que é fotógrafa de parto (ela faz vídeos e fotos) tem obtido um bom resultado em filmar e a partir do filme, pegar as cenas e transformar em fotos. Ela tá usando uma G alguma coisa da Panasonic. Queria adotar esse sistema também (nem tanto para o trabalho com parto, pois só faço foto), pois perdi foto demaaaaaaaaais da apresentação de quadrilha da minha sobrinha porque a coreografia era frenética (palco pequeno e um monte de criança), além de luz mudando constantemente no palco. Tenho pra mim que com uma boa filmagem, eu poderia depois extrair imagens dali.
Só que no meu caso, eu tenho as fotos do parto e preciso de ISO alto (tipo BEM alto), além também da astrofotografia (outra vez, ISO alto). Será que a 6D II seria uma boa? Eu já uso canon.
Eu realmente não sei quais características de filmagem eu precisaria pra poder me beneficiar dessa opção de obter imagens a partir do vídeo pra usar como foto. Teria a ver com os quadros por segundo? Tipo filmar a 60 fps?
Em tempo, não sei se resolução faria diferença, mas apensar de eu nunca ter tentado, eu duvido que meu computador tenha capacidade de lidar com arquivos de vídeo filmados em 4K.
« Última modificação: 23 de Junho de 2019, 13:57:19 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2019, 16:21:56
Helena, não sei se entendi muito bem do que se trata. Seria o recurso 4K Photo da Panasonic ?

Se for, é um tipo de mini filmagem em 30 fps que depois você pode escolher quais quadros quer transformar em fotos de 8MP.
Se você usar o burst normal da câmera, as fotos tem resolução nativa mas o fps é menor.

https://www.fixationuk.com/panasonic-lumix-4k-6k-photo-modes-explained/

O que você pode fazer é filmar normalmente e durante a edição extrair os quadros que te interessarem.

O que você considera ISO bem alto ? Para que e por que usa ?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2019, 21:04:05
(...)

O que você pode fazer é filmar normalmente e durante a edição extrair os quadros que te interessarem.

O que você considera ISO bem alto ? Para que e por que usa ?

é exatamente isso que quero, fazer a filmagem e durante a edição extrair os quadros que me interessam. Fazer "fotos" a partir de cenas da filmagem. E pra isso eu queria saber se é necessário alguma configuração especial na filmagem para que eu possa extrair esses quadros com bastante clareza, como se fossem fotos mesmo. Ou se só filmar em Full HD 30 fps (ou 60, se for melhor) eu consigo fazer isso direitinho.

O ISO "bem" alto pra mim, é algo que vai de 6400 a 10000. Queria poder usar mais, mas aí acho que só com uma Sony A7x x da vida, rsrs. Infelizmente não tenho como bancar a Sony.


https://www.fixationuk.com/panasonic-lumix-4k-6k-photo-modes-explained/


Muito interessante, isso. Só a Panasonic tem esse recurso?
um quadro tirado de um vídeo Full HD não vai ficar com resolução alta, né... De toda forma, usando pra esse fim de filmar sobrinhos em situações em que a minha técnica fotográfica não é das melhores, vai dar pra o gasto.
« Última modificação: 23 de Junho de 2019, 21:10:54 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2019, 21:43:43
A maioria dos editores de vídeo tem como extrair um quadro, mas se a sua câmera filma em full HD o tamanho máximo é de 1920x1080 pixeis, ou seja: 3MP.

A maioria das Panasonic novas tem o video 4K mas não sei se outros fabricantes tem isso também.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2019, 22:06:31
A maioria dos editores de vídeo tem como extrair um quadro, mas se a sua câmera filma em full HD o tamanho máximo é de 1920x1080 pixeis, ou seja: 3MP.

A maioria das Panasonic novas tem o video 4K mas não sei se outros fabricantes tem isso também.

Então esse negócio de extrair quadros depende do editor, e não de alguma configuração da câmera para fazer o filme, certo?




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2019, 22:14:02
Então esse negócio de extrair quadros depende do editor, e não de alguma configuração da câmera para fazer o filme, certo?

Sim, o que depende da câmera é tirar fotos ao mesmo tempo que filma.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2019, 22:16:43
Se você precisa filmar em 4k em ISO 10000 a Panasonic vai sofrer e você vai ter uma imagem com mais ruído. O ideal seria realmente uma câmera que aguente bem ISO alto. Você pode pegar o frame que quiser no Adobe Premiere e "transformar" em uma foto ( você salva um jpg). Não tem a mesma qualidade que a foto mesmo nem permite uma edição mais fina. Outra coisa .... Para filmar em 4k você vai precisar de MUITOS Gb em cartão e depois vários Tb de armazenamento além de um bom micro para manipular esses arquivos gigantes.
Enfim, dá para fazer se souber disso. Mas a qualidade não será a mesma da foto, claro.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2019, 22:38:18
Não sei qual tipo de astrofotografia você faz, mas atualmente é até uma técnica comum tirar múltiplos frames de uma filmagem e fazer empilhamento através de softwares especializados. Tenho visto resultados excelentes para planetas e outros astros. 

Para via láctea não sei se funcionaria.

Dá uma olhada no grupo "Astrofotografia Amadora" no facebook


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2019, 22:38:51
Sim, o que depende da câmera é tirar fotos ao mesmo tempo que filma.

tá ótimo. Obrigada!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2019, 22:40:26
Não sei qual tipo de astrofotografia você faz, mas atualmente é até uma técnica comum tirar múltiplos frames de uma filmagem e fazer empilhamento através de softwares especializados. Tenho visto resultados excelentes para planetas e outros astros. 

Para via láctea não sei se funcionaria.

Dá uma olhada no grupo "Astrofotografia Amadora" no facebook

Tô lá, e curto pra caramba!!
Minha astrofotografia é basicamente céu estrelado e via láctea mesmo, conjugados a paisagens com "light painting". Adoro as fotos de nebulosas, galáxias e planetas que o povo faz, mas nessa área vou ficar como apreciadora mesmo, pelo menos por enquanto, rsrs.
« Última modificação: 23 de Junho de 2019, 22:40:38 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2019, 22:42:30
Se você precisa filmar em 4k em ISO 10000 a Panasonic vai sofrer e você vai ter uma imagem com mais ruído. O ideal seria realmente uma câmera que aguente bem ISO alto. Você pode pegar o frame que quiser no Adobe Premiere e "transformar" em uma foto ( você salva um jpg). Não tem a mesma qualidade que a foto mesmo nem permite uma edição mais fina. Outra coisa .... Para filmar em 4k você vai precisar de MUITOS Gb em cartão e depois vários Tb de armazenamento além de um bom micro para manipular esses arquivos gigantes.
Enfim, dá para fazer se souber disso. Mas a qualidade não será a mesma da foto, claro.

Sim, sei que o ruído será altíssimo. E duviiiiiiiiiiiido que meu computador consiga trabalhar com filmes 4K. Duvido. Já tem quase 4 anos de vida, e já não era o top de linha quando comprei.


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2019, 07:38:02
Só tem que lembrar de deixar o shutter na filmagem em pelo menos 1/100, se não os frames ficarão embaçados quando você tirar


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2019, 09:07:07
Só tem que lembrar de deixar o shutter na filmagem em pelo menos 1/100, se não os frames ficarão embaçados quando você tirar

ok, obrigada!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2019, 09:50:45
Tô lá, e curto pra caramba!!
Minha astrofotografia é basicamente céu estrelado e via láctea mesmo, conjugados a paisagens com "light painting". Adoro as fotos de nebulosas, galáxias e planetas que o povo faz, mas nessa área vou ficar como apreciadora mesmo, pelo menos por enquanto, rsrs.

Helena, não precisa de iso 10K para fotografia de céu. Acho que 99% das que eu faço estão entre ISO 800-1600 e umas raras em 3200 quando uso lentes mais longas tipo 100mm.

Se você estiver falando em usar lentes de 400-600mm a técnica correta é fazer stacking com diversas fotos subexpostas para obter uma equivalencia de longa exposição. Por experiencia própria, iso muito alto não fica bom.

Mas se você quer filmar dentro de uma caverna sem iluminação adicional, iso 10K começa a fazer sentido.

Essas Panasonic aguentam muito bem ISO 3200 em foto 4K. Seria talvez o caso de comprar uma objetiva mais clara ? Acho estranho precisar de iso tão alto assim. Qual situação exatamente que demanda isso ?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2019, 17:18:45
Acho que a filmagem seria para parto humanizado, praticamente a luz de velas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs