Autor Tópico: Fotografia em P&B  (Lida 9030 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #15 Online: 28 de Junho de 2019, 05:00:34
Não vejo por que usar uma solução assim se o fotógrafo tem algum tempo pra trabalhar a edição e tratamento. Isso é motivo de muita discussão.  :doh:

Uma foto em P&B, na minha opinião, é concebida ANTES do clique, como já foi falado. A cena pede o P&B. Esse é o principal segredo para um bom P&B.
Ele não pode ser usado como artifício pra correção de foto bosta, como muita gente costuma usar.

O contraste é relativo. Também entendo que dependa mais da cena em si.
Eu gosto de abusar no contraste em fotos P&B. Mas vejo fotógrafos excelentes que fazem P&B meio lavados e que ficam lindos.

Excelente comentário, perfeito!
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #16 Online: 28 de Junho de 2019, 15:44:41
Bem, deve ter este lado também


Quem é do milênio anterior como eu e obviamente usava filme, fotografava em P&B pq era mais barato, dava pra fazer em casa e conseguia unir um bom numero de doidos pra rachar o equipamento, o complicado era o ampliador

Pra não ficar tudo igual, entrava os filtros coloridos e por isso a foto P&B era idealizada na hora do clique caso contrário não saia do copião


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 28 de Junho de 2019, 16:59:25
Meu pitaco...

P&B não é tão simples como muitos pensam. É bem mais difícil pensar em uma cena baseando-se somente nos tons do que nas cores e por causa disso mesmo tem cenas que ficam excelentes em cores e péssimas em P&B e vice-versa.

A questão do contraste é absolutamente fundamental no P&B, principalmente saber usar os filtros de contraste primários (Y,G,YG,R,O) pois a diferença que eles causam podem mudar totalmente a ênfase das fotos.

Quanto ao p&b digital, depende da câmera e do que se quer. Para o meu gosto, a melhorzinha que entrega direto um jpeg bacana, bem simulado em relação aos filtros continua sendo a Fuji. Os da Canon, Nikon, Olympus e Panasonic são beeeeeem fracos. Se usar raw, aí tanto faz, porque vai ter que ser tratado direito depois. O meu programa favorito para isso é o DxO Film pack, seguido pelos perfis HaldCLUT do RawTherapee. Outros programas funcionam bem para isso também, como o C1 e o Luminar, desde que tenha os LUTs corretos (e decentes).

Até hoje fotografo com filme PB, principalmente o Kodak Tri-X e os Ilford Delta, revelados unicamente com o revelador Kodak HC110. Usei outras combinações por anos, como Rodinal, D72, D23, ID-11, Microphen, Caffenol... Cada uma dá um resultado específico, então P&B tem MUITO a questão de preferência pessoal, tanto em digital quanto como em meio químico.

Não tem receita de bolo. Tem que experimentar, e muito para chegar a algo que realmente te agrade, pois as combinações de meios e processos é tão ampla quanto no caso do colorido.

 


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #18 Online: 28 de Junho de 2019, 20:00:41
PB é bem complicado, muito complicado. Eu sou uma negação para "enxergar" uma foto PB. Se já fiz alguma boa, na verdade acho q só fiz uma razoável, foi pura sorte. Invejo quem consegue ter essa visão. Tem um.monte de cabeças de bagre metidos a artistas q acham q transformar uma foto merda em PB o faz um diferenciado. O q mais vejo é foto merda colorida transformada para uma foto merda PB. Meus sinceros parabéns para quem consegue fazer bons PBs.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #19 Online: 28 de Junho de 2019, 21:26:03
Não vejo por que usar uma solução assim se o fotógrafo tem algum tempo pra trabalhar a edição e tratamento. Isso é motivo de muita discussão.  :doh:

Uma foto em P&B, na minha opinião, é concebida ANTES do clique, como já foi falado. A cena pede o P&B. Esse é o principal segredo para um bom P&B.
Ele não pode ser usado como artifício pra correção de foto bosta, como muita gente costuma usar.

O contraste é relativo. Também entendo que dependa mais da cena em si.
Eu gosto de abusar no contraste em fotos P&B. Mas vejo fotógrafos excelentes que fazem P&B meio lavados e que ficam lindos.

Não acho minhas fotos "bosta". Uso preto e branco quando desejo, mas nenhum configuração de preto e branco me agrada 100% , talvez porque só pense minhas fotos em colorido mesmo.

Gosto do preto e branco gerado no JPG das câmeras da Canon e Nikon. Os PB da Sony não me agradam (aliás as cores também não hehe) . Como uso 99% do que faço em JPG (raramente uso RAW só em ensaio externo mesmo), o preto e branco gerado pelo JPG da câmera é bem agradável aos meus olhos. Por isso é um erro generalizar e achar que toda foto precisa ser pensada em preto e branco. Isso depende muito do que o fotógrafo quer . No meu caso que é fotografia de ação, não há tempo de "pensar " em foto preto e branco, simplesmente se usa o algoritmo de tons de cinza ou da câmera ou de algum software ou pode-se criar uma Action no Photoshop ou Preset no Lightroom, mas nenhum preset ou action de preto e branco me satisfaz 100%. Por isso o JPG preto e branco da câmera ou o preto e branco do Xconvert são mais que suficientes pra mim.

Mas eu entendo sua posição e se você tem tempo pra pensar em preto e branco numa imagem, que ótimo. Isso requer tempo e planejamento na imagem ou no pós-processamento,

Quanto ao XNConvert é um software muito interessante e inclusive trabalha com RAW . O preto e branco dele é muito legal, basta que instalem o software e façam o teste. Eu o uso quando preciso gerar um preto e branco legal, gosto bastante dos tons contrastados que ele gera, além de vários efeitos interessante quando se trata de uma pós-produção mais rápida. Exemplo de foto convertida do Raw pra jpg com ele:

Image4063 by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 28 de Junho de 2019, 21:42:12 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2019, 22:16:56
Sobre fotos preto e branco, acredito que não existe um certo ou errado na história. É algo de estilo mesmo. Concordo que tem "fotógrafo" que pega fotos fora de foco pra fazer preto e branco e isso é tosco pra caramba rsrs


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 29 de Junho de 2019, 02:05:23


Isto é A FOTO em PB
Os direitos são de Michael Massaia , um excepcional fotografo , que apenas fotografa em PB e em medio formato .
Central Park , New York

« Última modificação: 29 de Junho de 2019, 02:11:42 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Junho de 2019, 02:15:58
Essa do Ansel Adams ( há quem não goste dele  ) também é simplesmente  IRRETOCÁVEL...

« Última modificação: 29 de Junho de 2019, 02:27:18 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 29 de Junho de 2019, 02:21:01
E por ultimo , como bom velhinho , não poderíamos esquecer ... as divas , aqui a belissima Joan O'brien , em um foto studio , mas não tenho os creditos . Iluminação perfeita , bokeh maravilhoso e contraste excepcional , para uma foto tirada há cerca de 60 anos . Essa sra esteve em muitas noites em meus sonhos ....  :assobi: ....  :wub:  ( que a patroa não leia )

« Última modificação: 29 de Junho de 2019, 02:36:13 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 29 de Junho de 2019, 02:25:13
Meu pitaco...

P&B não é tão simples como muitos pensam. É bem mais difícil pensar em uma cena baseando-se somente nos tons do que nas cores e por causa disso mesmo tem cenas que ficam excelentes em cores e péssimas em P&B e vice-versa.

A questão do contraste é absolutamente fundamental no P&B, principalmente saber usar os filtros de contraste primários (Y,G,YG,R,O) pois a diferença que eles causam podem mudar totalmente a ênfase das fotos.

Não tem receita de bolo. Tem que experimentar, e muito para chegar a algo que realmente te agrade, pois as combinações de meios e processos é tão ampla quanto no caso do colorido.

2x ....  :clap:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 29 de Junho de 2019, 12:16:31


Não acho minhas fotos "bosta". Uso preto e branco quando desejo, mas nenhum configuração de preto e branco me agrada 100% , talvez porque só pense minhas fotos em colorido mesmo.
Putz. Não falei isso pra ti, Cheferson. Desculpa se pareceu. Mas eu jamais te trataria dessa forma ou a qualquer outro colega aqui do fórum.

Acontece que na minha área (espetáculos) eu vejo isso direto. O pessoal contrata um fotógrafo que não está acostumado a fazer esse tipo de trabalho, e no final o cara entrega 90% das fotos em PeB pra dar um ar de "visão artística". Mas na verdade ele tava tentando salvar uma exposição errada ou fotos extremamente granuladas.



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #26 Online: 29 de Junho de 2019, 12:59:13

Isto é A FOTO em PB
Os direitos são de Michael Massaia , um excepcional fotografo , que apenas fotografa em PB e em medio formato .
Central Park , New York



Essa por exemplo é uma foto em PB que não me agrada nem um pouco

Essa do Ansel Adams ( há quem não goste dele  ) também é simplesmente  IRRETOCÁVEL...



Essa eu acho espetacular

E por ultimo , como bom velhinho , não poderíamos esquecer ... as divas , aqui a belissima Joan O'brien , em um foto studio , mas não tenho os creditos . Iluminação perfeita , bokeh maravilhoso e contraste excepcional , para uma foto tirada há cerca de 60 anos . Essa sra esteve em muitas noites em meus sonhos ....  :assobi: ....  :wub:  ( que a patroa não leia )



Essa também me agrada muito



O que a primeira tem de diferente das outras duas? Contraste mal trabalhado, que não ajuda a direcionar nosso olhar. Nas duas ultimas o contraste faz parte da composição, uma o rio direciona nosso olhar pela imagem inteira, outra olhamos diretamente para os olhos e boca dela para apreciar a beleza.
Como disseram PB não é algo fácil e tem que ser pensado antes do clique. Dificilmente um PB "feito" após o clique será excepcional!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #27 Online: 29 de Junho de 2019, 13:03:29
As duas são realmente excepcionais. E são extremamente diferentes uma da outra no quesito contraste.
Enquanto uma tem um contraste bem marcado, usando muitas zonas de exposição numa só imagem. A segunda quase não tem tons extremos... 90% ou mais da foto tá no meio do espectro.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 30 de Junho de 2019, 19:18:14
Putz. Não falei isso pra ti, Cheferson. Desculpa se pareceu. Mas eu jamais te trataria dessa forma ou a qualquer outro colega aqui do fórum.

Acontece que na minha área (espetáculos) eu vejo isso direto. O pessoal contrata um fotógrafo que não está acostumado a fazer esse tipo de trabalho, e no final o cara entrega 90% das fotos em PeB pra dar um ar de "visão artística". Mas na verdade ele tava tentando salvar uma exposição errada ou fotos extremamente granuladas.



Putz mano vejo isso acontecer direto kkkkk eu até postei nuam parte do fórum um tutorial de fotometria. Eu gosto sempre de fazer a fotometria e o balanço de branco corretos, assim economizo um tempo enorme na pós-produção. Mas o fato de produzir foto preto e branco não significa que todos os fotógrafos façam fotos preto e branco "bosta" pra tentar consertar algum erro, ok ? Generalização é um erro.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #29 Online: 30 de Junho de 2019, 19:24:51
Aproveitando, gosto muito do PB do Sebastião Salgado, acho uma grande referência para quem gosta de preto e branco. Pra quem quiser saber mais:

https://www.google.com/search?q=sebasti%C3%A3o+salgado&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiArtHZn5LjAhVCHrkGHT5MCBEQ_AUIECgB&biw=1375&bih=748#imgrc=xt8rN7aq9yOtYM:
« Última modificação: 30 de Junho de 2019, 19:25:52 por cheferson »