Autor Tópico: Fuji XPro1 em 2019? Eu comprei.  (Lida 11448 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Julho de 2019, 22:24:49

XPro1 #1 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Olá pessoal,

      Tempos sem fazer um review por aqui. Semana passada um colega me chamou no whatsapp e perguntou: Você quer uma XPro1 nova? Eu pensei: Porque não? Uma câmera que fez história implementando a única tecnologia existente de visor híbrido, um sensor que quando lançado foi tratado como uma inovação e tanto pela indústria e pela mídia especializada e que prometia trazer qualidade premium aos seus usuários junto com um conceito. Opa! Um conceito? Sim, um conceito e mais que isso, uma filosofia.

     Eu nunca fui uma pessoa ligada em números na fotografia. Para mim, como em tudo o que faço o que importa é o resultado final e o resultado final quando falo de fotografia é a foto impressa no papel. Sim, eu penso na lente, penso no tratamento, penso no papel, penso na foto pendurada na parede com a moldura certa e isso faz todo o sentido pra mim, faz parte do prazer de fotografar, fotografia é meu momento comigo, aquele momento em que eu coloco meus fones de ouvido e saio na rua aos sábados de manhã para fotografar as pessoas que iniciam seu dia, tomo meu café observando e click! Uma foto! Não foi boa, não tem problema, tenho tempo...

    A Fuji quando lançou a XPro1 pensou nisso, em pessoas que queriam curtir esse momento e aliado a isso ela trouxe uma qualidade impressionante e jamais antes vista para o aps-c, era o início do que seria o melhor sistema para aps-c do mercado. Não, começou com a x100, mas a XPro1 foi quem fez mais sucesso, trocava de lentes.

    É uma câmera lenta, o foco falha até no claro às vezes e não há problema algum, eu falho meu foco com minhas câmeras analógicas e só descubro isso depois de duas semanas, faz parte, tenho tempo...

    Então adquiri a novísima XPro1, a câmera que não tem eye-focus, não tem face-detect, não faz milhares de fps, não tem DR de 15 pontos, não é fullframe, não é médio formato, não usa XQD e não tem uma lente 28-70 f/2. Não, ela não tem nada disso, é uma câmera pra quem quer ter o prazer de fotogafar e tem tempo...


XPro1 #2 by Carlos C. Sosa, on Flickr

    ... Tempo pra curtir o momento.

    É neste espaço que pretendo iniciar um review com imagens, fotos da câmera e minhas impressões sobre a mesma. Por hoje fiquem com as fotos inaugurais, juntamente com a primeira foto de testes feita com a mesma e aguardem...

  ... Temos tempo. ;-)


XPro1 - Test Shot #1 by Carlos C. Sosa, on Flickr


XPro1 - Test Shot #2 by Carlos C. Sosa, on Flickr


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2019, 09:30:45
E pq não?
Minha namorada tem uma X-T1 que eu adoro usar, fiz o aniversário da irma dela com a Fuji, usando ISO 3200 a 6400 e ela se saiu pau a pau com minha 5DII, pra uma camera aps-C já considerada "antiga" ela ainda dá um bom caldo.

A experiência é diferente, quando uso a minha x-e1 parece que é mais prazeroso, isso é o foda da fuji, resgatar uma "nostalgia", que eu não tive, não cheguei a usar em momento algum uma camera analógica tipo rangefinder, mas sei lá o que acontece, é muito gostoso usar elas. Com a x-e1 eu saio na rua com a camera, estou na casa da minha vó com a camera, coisas que com a DSLR eu não fazia e não é pelo tamanho, sei lá.

Eu acho q x-pro linda, até já me ofereceram uma X-pro2, se aceitassem meu equipamento Canon eu teria pego. haha...
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2019, 10:14:27
A X-Pro é demais!

Eu curto um pouco mais a X-E pelo tamanho diminuto, pretendo continuar nessa família por um longo tempo, mas teria uma XPro2 fácil se trabalhasse mais com eventos. A versão 1 tem toda aquela questão do sensor com cores que alguns gostam mais, nada que não seja replicável. É uma câmera bem prazeirosa de usar e com uma experiencia única por causa do visor!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2019, 10:16:17
Esse papo que adoram dizer que as câmeras antigas não servem mais para nada é típico de quem não entende nada e não sabe fotografar e querem uma desculpa para a própria mediocridade.

Existem inúmeros exemplos de equipamentos digitais antigos que são capazes de entregar imagens magníficas mesmo tendo limitações de ISO, DR e outras coisas, como por exemplo, a Canon 5D, e Nikon D70, a Sony A900 e por aí vai.

Fez muito bem em comprar.


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2019, 13:37:54
Aguardando mais XPro1 - Test Shot #?  :D
Sempre dá pra melhorar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2019, 14:53:17
Bacana Carlos.... tive uma X100S por quase um ano e era bem legal para sair e fotografar com ela.

Vai postando foto nesse tópico aqui ao invés de ser lá na galeria. Quem sabe esse tópico não ganha a vibe e a força que o tópico da 5D Coroa conseguiu!?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2019, 21:03:52
Obrigado pelas mensagens pessoal, vocês compartilham o que eu penso.

Thales, nunca uma Pro1 chegará ao nível de uma 5D classic, mas sem dúvida conseguirei fazer ótimas fotos com esse maravilhoso sensor de 16mpx, veja:


XPro1 - Test Shot #3 by Carlos C. Sosa, on Flickr


XPro1 - Test Shot #4 by Carlos C. Sosa, on Flickr


XPro1 - Test Shot #5 by Carlos C. Sosa, on Flickr


XPro1 - Test Shot #6 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Já estava com saudades dos problemas a resolver nos sensores de 16mpx, os editores como o Capture One melhoraram muito para nos novos sensores a partir de 24mpx, mas efetivamente esqueceram as melhorias em 16mpx, vários dos tradicionais problemas eu encontrei usando o Capture One nestes arquivos e provavelmente irei reeditá-los.

Independente disso, é nesta versão do Xtrans, mais pura que você percebe como a Fuji inovou trazendo um nível abissal de nitidez e retenção de detalhes, mesmo que sacrificando o ruído (que neste sensor apresenta um aspecto orgânico devido a ausência de color noise).
« Última modificação: 02 de Julho de 2019, 21:10:09 por cfcsosa »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2019, 21:39:19
Achei fantástica essa última foto lindas cores...


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2019, 18:02:40
sensacional (texto e fotos). já perdi a conta de quantas xpro1 eu namorei nos mercados livres da vida, o que me desanima é trocar de sistema... ter que garimpar lentes, tudo de novo. preguiça.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2019, 19:51:52
Achei fantástica essa última foto lindas cores...

Obrigado!

sensacional (texto e fotos). já perdi a conta de quantas xpro1 eu namorei nos mercados livres da vida, o que me desanima é trocar de sistema... ter que garimpar lentes, tudo de novo. preguiça.


Trocar de sistema é chato mesmo, mas se você tiver lentes manuais já facilita bastante.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2019, 22:22:37
Resolvi fazer algumas fotos rápidas e despretenciosas aqui pra efeitos de registro sobre o tamanho, a XPro1 não é uma câmera pequena, ela é em alguns aspectos até maior que a X-T2, porém isso não é desabono algum, é gostosa de usar e passa uma sensação de robustez, é muito bem construída, neste aspecto acho a X-E3 a menos robusta de todas.


Comparision Size X-E3 vs XPro1 #2 by Carlos C. Sosa, on Flickr


Comparision Size X-T2 vs XPro1 #1 by Carlos C. Sosa, on Flickr


Comparision Size X-T2 vs XPro1 #2 by Carlos C. Sosa, on Flickr


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2019, 00:50:53
Legal o tópico. :ok:
E parabéns pelo texto. Muito bem escrito. :)


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2019, 09:17:12
Hoje o problema principal da Xpro 1 é o preço, difícil achar por menos de 2mil, e claro que com isso é possível pegar uma com Xtrans II que o AF é mais agradável...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2019, 09:29:26
Hoje o problema principal da Xpro 1 é o preço, difícil achar por menos de 2mil, e claro que com isso é possível pegar uma com Xtrans II que o AF é mais agradável...

Virou uma câmera de nicho sem dúvida alguma, eu comprei, mas não é pra todos, eu vou usar de curtição, pra fazer meus streets e fotos mais documentais, esse foi meu objetivo. Também pretendo usar em maioria com lentes manuais.

O preço eu acho que se deve ao fato de estar se tornando um ícone, difícil achar por um preço baixo mesmo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2019, 10:00:05
Na época da X-Pro1 a Fuji era sinal de preço alto, hoje ta bem mais acessível em termos de valores, popularizou um pouco mais o segmento.
Então quem vende uma Fuji antiga já pensa em preço alto, não quer perder o dinheiro.

Minha X-E1 eu paguei R$1300 com a 16-50, hoje vejo gente no ML vendendo só o corpo a 1500, sem noção :no:
Participo dum grupo no face só de Fuji's toda a vez que entro lá da vontade de trocar de equipamento, os valores são mais decentes :aua: Tem X-Pro 2 por R$3400, ninguém quer comprar minha 5DII? :doh: :hysterical:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia