Autor Tópico: canon 85mm 1.2L ou 85mm 1.4 Sigma Art?  (Lida 6984 vezes)

eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2019, 20:28:29
Seria legal comparar essa velocidade de foco com lentes mais conhecidas, mais palpáveis para os bolsos de quem nunca teve uma lente tão cara..
por exemplo, essa 85mm 1.2 tem velocidade melhor ou pior que a 50mm 1.8? Essa última é uma lente que muitos já tiveram experiencia, e pode dar uma boa noção sobre a velocidade da 85mm...
Talvez mesmo a 85mm sendo lenta, pode ser rápida suficiente, mas é considerada muito lenta quando se leva em conta as expectativas de uma lente de mais de 5 mil reais.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2019, 20:55:21
Seria legal comparar essa velocidade de foco com lentes mais conhecidas, mais palpáveis para os bolsos de quem nunca teve uma lente tão cara..
por exemplo, essa 85mm 1.2 tem velocidade melhor ou pior que a 50mm 1.8? Essa última é uma lente que muitos já tiveram experiencia, e pode dar uma boa noção sobre a velocidade da 85mm...
Talvez mesmo a 85mm sendo lenta, pode ser rápida suficiente, mas é considerada muito lenta quando se leva em conta as expectativas de uma lente de mais de 5 mil reais.

A 50MM 1.2 que fiz o teste num workshop tinha o foco meio lento mesmo. O tamanho do motor de foco junto com o anel é bem grande, e isso no caso da 50 1.2 é feito assim porque a lente é um tijolo - muito bem construída, mas imagine o tanto de elementos óticos pra fazer uma lente de abertura 1.2 ... me parece ser o caso da 85 1.2. Se você vai usar fotos pra linguagem estilo sonho, com grande desfoque, essa lente é recomendada.

Foco lento pode ser útil pra muitos casos e não útil pra outros casos, como por exemplo, fotos de ação. Pra fotos de retratos parados, por exemplo, na prática não faz diferença alguma. Agora as lentes da Canon L tem cores muito agradáveis o que não se aplica em toda série da Sigma Art.

Com o valor de uma 85MM 1.4, eu prefiro pegar uma 50-100 1.8 da Sigma, essa sim uma lente sensacional, e só atende o APSC. Mas é bizarro o que a Sigma conseguiu fazer com o desfoque bonito, cores, autofoco rápido e nitidez absurda em abertura máxima com essa 50-100 rs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2019, 22:16:57
Segundo informações colhidas por ai :D A 85mm 1.2 tem um foco pouco mais rápido que a 50mm 1.2. e ambas são mais lentas que qualquer outra L da vida.

Agora meu pensamento a respeito.
Eu entendo que elas tem um propósito que não é fotografar objetos em movimentos rápidos a ponto de precisar de um foco ultra rápido e tbm devido ao peso dos elementos, o conjunto todo é bem pesado.
Quando desenvolveram ela o propósito acredito que era trabalhos mais artísticos, quase de "Fine Art", uma caracteristica de cores e suavidade que nenhuma outra entregaria e nisso se saíram bem.
Pode usar ela em casamentos e eventos sociais, até fotojornalismo se quiser, claro que sim, mas compre sabendo que tem lentes com foco melhor pra isso. Não é o caso das 1.2 da Canon, não da pra esperar velocidade de foco delas e não adianta ficar falando mal das lentes.

Seria como colocar uma Ferrari no WRC e reclamar do carro.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2019, 23:20:50
Segundo informações colhidas por ai :D A 85mm 1.2 tem um foco pouco mais rápido que a 50mm 1.2. e ambas são mais lentas que qualquer outra L da vida.

Agora meu pensamento a respeito.
Eu entendo que elas tem um propósito que não é fotografar objetos em movimentos rápidos a ponto de precisar de um foco ultra rápido e tbm devido ao peso dos elementos, o conjunto todo é bem pesado.
Quando desenvolveram ela o propósito acredito que era trabalhos mais artísticos, quase de "Fine Art", uma caracteristica de cores e suavidade que nenhuma outra entregaria e nisso se saíram bem.
Pode usar ela em casamentos e eventos sociais, até fotojornalismo se quiser, claro que sim, mas compre sabendo que tem lentes com foco melhor pra isso. Não é o caso das 1.2 da Canon, não da pra esperar velocidade de foco delas e não adianta ficar falando mal das lentes.

Seria como colocar uma Ferrari no WRC e reclamar do carro.
kkkkkkkk ótima explicação. No caso o foco não é o único a ser analisado em uma objetiva. Mas é fato, lentes fixas com abertura 1.2 são realmente muito exóticas e caras, sendo para usos bem específicos, a meu ver.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2019, 09:36:29
Se o objetivo é retratos com a quele fundo completamente derretido e cores bonitas, a 85 1.2 não tem igual. É uma identidade única em minha opinião.

Se a nitidez é essencial e rapidez no foco, as Canon 1.2 nunca deveriam passar pela cabeça.

Outra coisa que vejo relato de pelo menos dois caras que conheço que tem a 85 1.2 de "defeito" é a aberração cromática que é exagerada... pelo menos no modelo I. Outro ponto negativo é que não é selada... já teve de mandar pra limpeza umas 2 vezes por conta de pó internamente. Não sei se o modelo II é selada.

A Canon 85 1.4 tem sido muito elogiada nos reviews.... se tornou até queridinha de muitos. Acho até que bate a Sigma Art!
« Última modificação: 01 de Agosto de 2019, 09:37:43 por lopescardoso »


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #20 Online: 01 de Agosto de 2019, 09:39:19
Com o valor de uma 85MM 1.4, eu prefiro pegar uma 50-100 1.8 da Sigma, essa sim uma lente sensacional, e só atende o APSC. Mas é bizarro o que a Sigma conseguiu fazer com o desfoque bonito, cores, autofoco rápido e nitidez absurda em abertura máxima com essa 50-100 rs

Essa 50-100 da Sigma é impressionante mesmo. Pena ser apenas APS-C. Mas imagine fazer algo equivalente para FF, o tamanho e peso que não seria aquilo! rsrs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 01 de Agosto de 2019, 12:57:41
Essa 50-100 da Sigma é impressionante mesmo. Pena ser apenas APS-C. Mas imagine fazer algo equivalente para FF, o tamanho e peso que não seria aquilo! rsrs

Mas tem a equivalente, 70-200 2.8, que seria o range que a Sigma tentou com essa lente.
Inclusive com a rara equivalência de abertura.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #22 Online: 01 de Agosto de 2019, 13:27:50
Mas tem a equivalente, 70-200 2.8, que seria o range que a Sigma tentou com essa lente.
Inclusive com a rara equivalência de abertura.

Ahh sim... mas equivalência na abertura tb... pq fazer com a mesma abertura ou até um pouco mais fechada (sei lá... 2.0) seria bem complicado, não impossível, mas... vide aquele troço esquisito que parece um foguete que é a Sigma 200-500mm f/2.8
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2019, 20:04:31
Ahh sim... mas equivalência na abertura tb... pq fazer com a mesma abertura ou até um pouco mais fechada (sei lá... 2.0) seria bem complicado, não impossível, mas... vide aquele troço esquisito que parece um foguete que é a Sigma 200-500mm f/2.8
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Só imagino o peso que viria uma 70-200 f/2 pra FF. Se a EF 200mm f/2 já é um canhão. :D
Pro aps-C até é viável (R$), pois os vidros são menores. Pra FF já tem a 135mm f/2 e a 200mm, acho que nem cogitam uma ideia dessas.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia