Autor Tópico: Canon 16-35 2.8 L III ou Canon 24mm f/1.4L II  (Lida 3629 vezes)

E. Pagliari

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Online: 05 de Julho de 2019, 14:30:50
E ai pessoal, estou precisando de uma ajudinha de vocês.

Preciso de uma lente mais ampla para fotografar, falando das minhas necessidades eu fotografo casamentos e recentemente formaturas e estou sentindo falta de uma lente mais ampla para fotografar a balada, as festas sabem e também em outros lugares mais fechados, como no making of da noiva.
Recentemente eu adquiri uma Canon EF 20mm USM 2.8 mas não curti muita a qualidade, não cobro muito da lente pois é uma lente de 2 a 3 mil, só que preciso de algo melhor.

Minha duvida seria se ter uma lente mais ampla seria interessante do ter mais uma lente fixa

Segue o meu kit de lentes
Canon 20mm 2.8 USM
Canon 35mm 1.4 L
Sigma 50mm 1.4 Art
Canon 85mm 1.2 L
Canon 135mm 2 L



Humberto Yoji

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Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2019, 16:56:15
Eu sou um dos grandes fãs da 16-35mm (a minha é a versão II ainda), hoje em dia uso praticamente só ela na festa. A qualidade de imagem não se compara a uma fixa, ainda mais com a 24/1.4L II, mas a versatilidade da zoom somada ao AF extremamente rápido ajuda demais nas festas. E usar 16mm quando precisa (ou quando quer) é bom demais! Já pensei em vender a minha e pegar uma 24/1.4, por conta da abertura, mas acho que eu iria sentir falta do ângulo mais aberto, me acostumei, rsrs...

Vê a questão da abertura, seu kit é todo de fixas claras, talvez uma zoom f/2.8 possa te atrapalhar, depende de que faixa de abertura está acostumado a usar.


Evandrost

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Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2019, 03:08:41
Eu tinha 24-70 II
35 1.4 art
50 1.4
85 1.8
E 70-200 IS
Destas só usava a 24-70 2.8, vendi tudo e comprei a 28-70 f2.0 e fiquei com a 50 1.4 de backup, não preciso de mais nada, resumindo acredito que a 16-35 para você será muito mais útil, coisa de não tirar mais da câmera.


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YP

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Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2019, 20:46:57
Eu tinha 24-70 II
35 1.4 art
50 1.4
85 1.8
E 70-200 IS
Destas só usava a 24-70 2.8, vendi tudo e comprei a 28-70 f2.0 e fiquei com a 50 1.4 de backup, não preciso de mais nada, resumindo acredito que a 16-35 para você será muito mais útil, coisa de não tirar mais da câmera.


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Em ensaios externos usa apenas a 28-70 também?


Evandrost

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Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2019, 01:03:50
Em ensaios externos usa apenas a 28-70 também?
tudo, tanto que só tenho ela é uma 50 1.4


pablo.ebani

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Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2019, 16:38:46
Olha eu resumiria tudo isso ai.
Tens um set muito completo já.
Eu ficaria apenas com:
EF 16-35mm, 50mm e 85mm. Com o coração dividido com a 85 e 135 são lentes fantásticas.

Eu só uso em eventos a 35mm, então em 95% das fotos estaria com a 16-35 e ainda dependendo da distância mais usada eu pensaria numa fixa pelo peso. (por isso hoje tenho a 35mm f/2 IS USM que é fantástica e leve).
Em algumas fotos uma 50mm é bem vinda, embora ache a Art pesada demaaaaaais pra uma 50tinha. Essa dupla 50mm e 85mm só usaria mais em ensaios. Em eventos a 85mm até tem seu uso, mas ficar com esse tijolo (no bom sentido) escorado no ombro pra usar as vezes não rola. (não que seja o seu caso)
Bom é uso que eu me adaptei a trabalhar, gosto de estar perto então 35mm ou 28mm me servem perfeitamente. Complemento com a 100mm f/2 USM muito poucas vezes e pra ensaios externos e muito poucas fotos do evento a 45mm 1.8 entra em ação.

Olhando tuuudo que tu tens, venderia quase tudo e ficava só com uma 24-70 2.8 L II e a 135mm. Olhando assim, seu set, a única lente que falta é realmente uma 20mm, já que a qualidade da que existe não corresponde fica complicado fugir de uma zoom L.

Ah tem a Sigma 20-35 f/2 Art parece bem interessante, mas nunca ouvi falar dela por esses lados.
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vangelismm

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Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2019, 16:43:44
24mm 1.4 e feche o set com chave de ouro.

Inclusive meu set é justamente esse só que na versão de pobre :hysterical:

24mm 2.8
35mm 2.0
50mm 1.8
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« Última modificação: 10 de Julho de 2019, 16:45:43 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

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Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2019, 17:10:26
24mm 1.4 e feche o set com chave de ouro.

Então, mas aí fica osso administrar um set grande desses no meio da correria dos eventos haha (ou eu q to ficando preguiçoso  :assobi:)
Ultimamente eu tenho seguido a linha que o pablo.ebani falou, de simplificar ao máximo o lineup de lentes pra ter mais agilidade, talvez sacrificando um pouco de qualidade.

...

Eu investi numa 16-35 LII e gostei demais da versatilidade dela. Não acho um primor de qualidade, mas não tenho bala na agulha ainda de apostar na LIII. Se puder encarar ela, já te livraria de 2 lentes e ajudaria a simplificar a vida. Sempre fui muito defensor das lentes fixas pela questão da qualidade, mas ali no "vamo ver" dos casamentos eu comecei a querer um pouco mais de praticidade e tbm carregar menos tralha na mochila  :D
« Última modificação: 10 de Julho de 2019, 17:10:53 por guizaunzin »
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Humberto Yoji

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Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2019, 17:51:05
Sempre fui muito defensor das lentes fixas pela questão da qualidade, mas ali no "vamo ver" dos casamentos eu comecei a querer um pouco mais de praticidade e tbm carregar menos tralha na mochila  :D

Eu também sou grande fã das fixas, mas nessa parte de grande angular fica complicado porque cada milímetro parece que faz diferença. Tinha uma época que eu trabalhava com 14mm, 28mm, 50mm e 100mm. Daí 4 lentes fica difícil administrar na hora. Concluí que pra mim funciona bem 3 lentes, então fechei com 16-35, 50mm e 100mm. Sinto um pouquinho de falta dos 14mm em ocasiões específicas, mas compensa pela praticidade.


pablo.ebani

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Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2019, 21:42:36
Então, mas aí fica osso administrar um set grande desses no meio da correria dos eventos haha (ou eu q to ficando preguiçoso  :assobi:)
Ultimamente eu tenho seguido a linha que o pablo.ebani falou, de simplificar ao máximo o lineup de lentes pra ter mais agilidade, talvez sacrificando um pouco de qualidade.

Eu optei por fugir do paradoxo da escolha, o quanto mais opções, pior é. :assobi: A gente fica pensando em qual equipamento usar e esquece do principal, resume e faz com o que tem.

Eu acho que num ensaio onde tudo é mais controlado a diferença de qualidade entre fixa L e zoom L fica mais aparente, mas no "vamo ve" no momento decisivo do evento tanto faz no fim das contas.
Se eu curtisse zoom uma 24-70 resolveria minha vida e deu. Mas o que não curto não é nem o zoom é o peso, pq uso a zoom da fuji da minha namorada (18-55 2.8~4) e adoro.
Outra questão a se analisar é fazer uma estatística, pra que eu com uma 24-70 se o que eu mais uso em evento está entre 28 e 35mm? Pra ensaio uma 50mm. :D

Assim, vc tendo a 24 e a 35 no mesmo set, uma delas com certeza vc vai deixar parada na mochila. Compra logo a 16-35 e vende a 35mm. Nesse patamar de lentes a diferença de qualidade só é comprovada em laboratório. :ok:
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GRAUBY

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Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2019, 13:59:43

Inclusive meu set é justamente esse só que na versão de pobre :hysterical:

Tamo quase junto então :hysterical:

To gostando dos relatos desse tópico, bons demais!
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E. Pagliari

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Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2019, 12:34:20
Olha eu resumiria tudo isso ai.
Tens um set muito completo já.
Eu ficaria apenas com:
EF 16-35mm, 50mm e 85mm. Com o coração dividido com a 85 e 135 são lentes fantásticas.

Eu só uso em eventos a 35mm, então em 95% das fotos estaria com a 16-35 e ainda dependendo da distância mais usada eu pensaria numa fixa pelo peso. (por isso hoje tenho a 35mm f/2 IS USM que é fantástica e leve).
Em algumas fotos uma 50mm é bem vinda, embora ache a Art pesada demaaaaaais pra uma 50tinha. Essa dupla 50mm e 85mm só usaria mais em ensaios. Em eventos a 85mm até tem seu uso, mas ficar com esse tijolo (no bom sentido) escorado no ombro pra usar as vezes não rola. (não que seja o seu caso)
Bom é uso que eu me adaptei a trabalhar, gosto de estar perto então 35mm ou 28mm me servem perfeitamente. Complemento com a 100mm f/2 USM muito poucas vezes e pra ensaios externos e muito poucas fotos do evento a 45mm 1.8 entra em ação.

Olhando tuuudo que tu tens, venderia quase tudo e ficava só com uma 24-70 2.8 L II e a 135mm. Olhando assim, seu set, a única lente que falta é realmente uma 20mm, já que a qualidade da que existe não corresponde fica complicado fugir de uma zoom L.

Ah tem a Sigma 20-35 f/2 Art parece bem interessante, mas nunca ouvi falar dela por esses lados.

Interessante essa lente da Sigma que tu disse, não a conhecia... vou pesquisar.
Sobre a 24-70 eu ja vi alguns fotógrafos que a amam... eu também acredito que seja uma lente foda, mas acho que não trocaria ela pelas lentes que tenho, eu fotografo utilizando duas maquinas, em uma sempre levo a 35 e na outra revezo entre a 50, 85.. etc.. vou trocando de lentes.


E. Pagliari

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Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2019, 12:37:04
24mm 1.4 e feche o set com chave de ouro.

Inclusive meu set é justamente esse só que na versão de pobre :hysterical:

24mm 2.8
35mm 2.0
50mm 1.8
85mm 1.8

haha.. eu comecei com uma 60D e uma 18-200m, é assim mesmo, daqui a pouco vc troca por lentes melhores, caso vc precise ne... ja vi alguns fotógrafos super fodas que usam as lentes mais básicas, nao todas, mas utilizam algumas e vão de boa.


YVanderlei

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Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2019, 19:45:11
Olha eu resumiria tudo isso ai.
Tens um set muito completo já.
Eu ficaria apenas com:
EF 16-35mm, 50mm e 85mm. Com o coração dividido com a 85 e 135 são lentes fantásticas.

Eu só uso em eventos a 35mm, então em 95% das fotos estaria com a 16-35 e ainda dependendo da distância mais usada eu pensaria numa fixa pelo peso. (por isso hoje tenho a 35mm f/2 IS USM que é fantástica e leve).
Em algumas fotos uma 50mm é bem vinda, embora ache a Art pesada demaaaaaais pra uma 50tinha. Essa dupla 50mm e 85mm só usaria mais em ensaios. Em eventos a 85mm até tem seu uso, mas ficar com esse tijolo (no bom sentido) escorado no ombro pra usar as vezes não rola. (não que seja o seu caso)
Bom é uso que eu me adaptei a trabalhar, gosto de estar perto então 35mm ou 28mm me servem perfeitamente. Complemento com a 100mm f/2 USM muito poucas vezes e pra ensaios externos e muito poucas fotos do evento a 45mm 1.8 entra em ação.

Olhando tuuudo que tu tens, venderia quase tudo e ficava só com uma 24-70 2.8 L II e a 135mm. Olhando assim, seu set, a única lente que falta é realmente uma 20mm, já que a qualidade da que existe não corresponde fica complicado fugir de uma zoom L.

Ah tem a Sigma 20-35 f/2 Art parece bem interessante, mas nunca ouvi falar dela por esses lados.

Pesquisei a 20-35 f/2 Art mas não encontrei.
Será que não houve engano e seria essa? https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=112459.0


pablo.ebani

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Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2019, 10:03:30
Pesquisei a 20-35 f/2 Art mas não encontrei.
Será que não houve engano e seria essa? https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=112459.0
Bah colega me desculpa, me enganei, é a 24-35mm f/2.
Andei olhando o valor dela (em torno de 6 mil) acho mais válido pegar uma 16-35mm 2.8 L pela amplitude do zoom e talvez seja mais leve que a Sigma.
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