Autor Tópico: Problema com o cartão SD SanDisk 32Gb  (Lida 6929 vezes)

Ana Paula Nishimoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 05 de Julho de 2019, 17:11:12
Boa tarde, pessoal!

Estou com um problema com o meu cartão de memória SanDisk Ultra de 32GB. Fiz a cobertura de vídeo de um casamento usando a Canon 70D e ocorreu tudo sem problema algum. No dia seguinte, ao fazer vídeos, apareceu a mensagem "Gravação de filme foi parada automaticamente". Procurei na internet e todos dizem que o problema é o cartão, mas ele tem uma velocidade de 80mb/s e é SD normal, não o micro. Formatei pela câmera e pelo computador, sem sucesso.

Já aconteceu isso com alguém? Será que meu cartão está queimado e terei que comprar outro? Não consigo imaginar qual foi o problema :c


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2019, 18:11:00
Você não consegue fazer nada, fotografar, filmar? Tem outro cartão pra testar e ver se não é nada com a câmera?

Se for só o cartão é o de menos, mas por isso tem que se ter vários!


Ana Paula Nishimoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2019, 19:48:09
Você não consegue fazer nada, fotografar, filmar? Tem outro cartão pra testar e ver se não é nada com a câmera?

Se for só o cartão é o de menos, mas por isso tem que se ter vários!

Então, eu consigo tirar fotos, mas vejo que o armazenamento também acontece de uma forma bem demorada. Ele fica ocupado por muito tempo e depois não consigo tirar mais do que 3 fotos no modo de disparo contínuo.

Como não tenho outro Sandisk igual, testei com um micro SD que também ocorreu o mesmo problema (mas não levei tanto em consideração por ser micro) e um SD de 4GB que funcionou normalmente, aparentemente.

Vou tentar comprar outro cartão, mas será que o problema ocorreu porque a 70D esquenta bastante? Utilizei a câmera e o cartão para outros vídeos anteriormente e achei estranho ter dado esse problema, como se ele tivesse perdido sua velocidade de armazenamento...


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2019, 16:31:59
Possibilidade numero 1: Esse cartão é falsificado, infelizmente acontece isso
Possibilidade numero 2: A câmera esta com algum problema para gravar os arquivos em velocidade normal
Possibilidade numero 3: O cartão esta danificado, talvez por aquecimento ou oxidação dos contatos, alguma interferência pode estar afetando a transferência de arquivos

É só o que consigo imaginar sem poder testar eu mesmo, compra outro cartão em um local confiável e testa


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2019, 11:26:19
Pode ser um quarto problema...  :shock:
O cartão tem velocidade abaixo do indicado pelo fabricante.

Eu só tenho cartões sandisk e isso já aconteceu 2 vezes comigo. Trabalho só com Extreme Pro e poucos Extreme.
Em um, eu notava mais claramente quando mandava a câmera formatar o cartão.. Demorava muito mais que os similares.
Fiz testes com vários softwares e todos acusavam velocidades baixas de leitura e gravação - 1/3 do indicado.
No segundo, o problema começou depois de apresentar o erro "a câmera não pode acessar o cartão" no meio de um trabalho. A partir daí ele ficou lerdo.
O bom da história é que a Sandisk tem um sistema de remessa para troca de cartões com falha. Eles trocam mesmo.
Eu entendo que qualquer dispositivo eletrônico é passível de apresentar falhas com o tempo. Pelo menos a empresa se compromete em substituir quando acontece. Então sigo confiando na marca.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2019, 11:46:07
Esses 80mbps que vem escrito no cartão é a velocidade de leitura, a de gravação normalmente é um pouco menor.
Recentemente comprei um Extreme Pro com 170mbps, mas na real ele grava 90mbps igual o meu outro PRO (que está escrito 95), mas a leitura dele na copia dos arquivos pro PC é mais rápida.
Pra descartar de vez o problema só testando outro cartão que vc saiba que é de procedência.
COmo já foi dito pode ser causado pelo superaquecimento da câmera e ela está aquecendo por algum defeito, mas só descartando o cartão pra saber.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2019, 16:30:22
Alem de ver qual classe ele é, que em 100% dos casos tem que ser classe 10. Tem que ver qual o a "classe U" ele é, que vai de U1 até o U3 (no simbolo do cartão o numero fica dentro do "U") pra fotografia vale o U1, mas para video o ideal é U3


Ana Paula Nishimoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2019, 17:26:05
Pessoal, obrigada pelas respostas!

Comprei outro cartão e consegui utilizar sem problema algum. Também entrei em contato com a SanDisk e a empresa está me mandando um novo, após conversar e apresentar o defeito. Acredito que a 70D ficou superaquecida e acabou danificando o cartão... Espero que a câmera não esteja com problema também hahaha