Autor Tópico: Estúdio em casa  (Lida 7031 vezes)

tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Online: 07 de Julho de 2019, 09:32:40
Eai! Tenho interesse de começar a fazer retratos/corpo inteiro em casa e estou começando a investir em um estúdio. Não tenho muita ideia de que tipo de equipamento usar, qual fundo usar, quais são bons, essas coisas. O espaço que eu tenho é de 4,15m de comprimento e 3,15m de largura. Queria algumas dicas de equipamentos de luz, o fundo ou o que vocês puderem me ajudar, desde já agradeço imensamente.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2019, 10:39:28
Qual seu orçamento?


tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2019, 11:31:00
Pensei  algo em R$2000,00 no máximo


tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2019, 11:31:33
Lembrando que já tenho um flash câmera e lente :)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2019, 11:32:54
Que/qual flash vc tem???
Explica melhor tudo aquilo que vc tem, por ex, sua câmera é cropada, que lentes??? Possui rádio flash???
Seu flash é speed-light ou de estúdio, qual modelo???
« Última modificação: 08 de Julho de 2019, 11:34:25 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2019, 11:51:35
Flash Yn 560 III
Rádio flash
Câmera D7200
Lente 35mm 85mm 50mm 18-55mm

Outra dúvida, softbox ou sombrinha? Ou outra coisa?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2019, 12:35:54
Olha só com apenas um flash é possível sim fazer essas fotos.

Sua sala é pequena, vc terá que compensar com distancia focal menor para fotos de corpo inteiro, e principalmente qd vc não quiser que as pessoas fiquem muito encostadas no fundo, por causa das sombras ou de desenhar com luz o fundo. Vai devido a isso vai ter que lidar com um pouco de distorções.

Fundo fotográfico existem dezenas de modelos, ai depende daquilo que vc quer, pode ser a parede pintada lisa ou com textura, ou diversas opções de tecidos, ou ainda diversas opções de fundos pintados com padrões, ou ainda rolo de papel BD, etc... um lençol, uma cortina, um pedaço de forração pode ser o fundo, ok??? Use sua criatividade. Se quiser um fundo do tipo infinito o rolo de papel resolve, é bem versátil pq vc coloca e tira, mas estraga com o tempo.

Tenha modificadores (softbox) e tbm sombrinhas (rebatedoras e difusoras). Comece pelas sombrinhas que são baratas, não adianta sair comprando tudo o que se vê por ai, o importante é vc definir o que quer fazer. Softbox grande vai dissipar parte da potencia de luz do seu speedlight, que é relativamente pequena.

Mais um flash tbm é bom, eu prefiro os flashes de estúdio.

E principalmente os rebatedores tamanho grande, tipo painel, como uma placa de isopor grande e grossa. Vc consegue comprar essas placas em lojas especializadas que trabalham só com isopor. Ou então aqueles dobráveis em tecido.
« Última modificação: 08 de Julho de 2019, 12:40:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2019, 15:51:32
Ótimo ver esse tópico, estou querendo montar também, comprando aos poucos no Aliexpress algumas coisinhas, um soquete para lampada, uma sombrinha, encaixes e suportes para flash e sombrinha, criar um kit versátil, não somente para um estúdio inter, mas também para um estúdio móvel


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2019, 13:00:43
 :snack:
Esses dias surgiu a necessidade de um cliente para eu levar o estúdio até o local...
Pesquisei algumas opções e achei esse site:

https://www.fotolux.com.br/

Tem opções bem em conta. Nada MUITO profissional. Mas como meu uso é muito restrito, não vou investir muito. Acho que vou me virar com meu Speedlight + rebatedor + luzes contínuas mesmo.
« Última modificação: 09 de Julho de 2019, 13:10:37 por nandoespinosa »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2019, 11:58:57


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2019, 16:35:46
Galera.. Pra fazer somente a iluminação do ambiente, vocês acham que há muita diferença entre comprar um kit com luzes em LED ou com soquete E27? Além da questão de controle de cor?

https://www.fotolux.com.br/iluminacao/kit-s-de-iluminacao/kit-s-luz-continua/kit-de-iluminacao-duplo-com-softbox-50x70cm-tripe-de-2m-e-bolsa-transporte-sou-foto-para-estudio-fotografico

https://www.fotolux.com.br/iluminacao/kit-s-de-iluminacao/kit-s-luz-continua/kit-de-iluminacao-luz-continua-newborn-em-led-para-estudio-fotografico

 :worship:


Eu compraria o kit com lampada comum e depois compraria aquelas lampadas para estúdio que tem mais qualidade IRC alto e tals, eu gosto dessas iluminações de led, mas acaba saindo um pouco mais cara e pra estúdio acho que não é tão necessário.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2019, 22:34:34
Galera.. Pra fazer somente a iluminação do ambiente, vocês acham que há muita diferença entre comprar um kit com luzes em LED ou com soquete E27? Além da questão de controle de cor?

https://www.fotolux.com.br/iluminacao/kit-s-de-iluminacao/kit-s-luz-continua/kit-de-iluminacao-duplo-com-softbox-50x70cm-tripe-de-2m-e-bolsa-transporte-sou-foto-para-estudio-fotografico

https://www.fotolux.com.br/iluminacao/kit-s-de-iluminacao/kit-s-luz-continua/kit-de-iluminacao-luz-continua-newborn-em-led-para-estudio-fotografico

 :worship:
Oi Nando, olhando com calma agora para uma resposta mais precisa:

Esse iluminador com vários LEDs é dimerizável, provavelmente terá um IRC bem melhor do que uma lâmpada E27 comum, além do controle da temperatura que vc já citou. Precisa entender a potencia desse refletor comparativamente se é maior ou menor que uma lâmpada E27 comum (ou seja como as potencias se comparam). No anuncio do produto não consegui encontrar dados mais precisos como IRC e fluxo de lumens.

Então vou comparar com outra coisa:
Por exemplo, eu tenho iluminador LED desse tipo abaixo que é possante pra caramba, ele funciona por horas com uma bateria comum dessas filmadoras Sony 9V (a bateria mais comum do mercado). No manual dele fala que a potencia é 18W, que ele emite 2280 lumens, e que o IRC dele é 90 (ou seja, é bom!!!).




Procurando uma lâmpada E27 parecida encontrei uma OSRAM PARATHOM CLASSIC A (P CLAS A 150 20 W/827 E27), com temp de 2700k, que tem IRC maior de 80 (ou seja, pior que o LED acima), e que emite 2450 lumens (um pouco mais. La no site da OSRAM diz que a potencia é equivalente a uma lampada de 150W.

https://www.osram.com.br/ecat/PARATHOM%20CLASSIC%20A-L%C3%A2mpadas%20de%20LED%20para%20uso%20profissional,%20formato%20cl%C3%A1ssico-L%C3%A2mpadas%20de%20LED-L%C3%A2mpadas-Digital%20Systems/br/pt/GPS01_1027582/PP_EUROPE_Europe_eCat/ZMP_2944135/


No site do iluminador LED diz que a potencia dele é de 150W (deve ser essa a potencia equivalente), se for isso mesmo estamos falando da mesma coisa, ou seja os 3 tem mais ou menos a mesma potencia, e legal o fato de ele ter duas temperaturas.

Eu acho que o determinante aqui é essa questão do IRC, porque para fotografar a pele humana isso é super importante. Um IRC baixo vai deixar a pele da pessoa com aspecto horrível, a pessoa fica com cara de doente no hospital.

Teria que confirmar essa questão do IRC e da quantidade de lumens (meus cálculos acochambrados aqui podem estar completamente errados), mas como se trata de pele humana eu prefiro o refletor LED em relação ás lâmpadas.

No passado, quando um iluminador LED custava bem caro, tive que filmar muuuito com iluminador bem ruinzinho, com IRC por volta de 80, e o aspecto das pessoas fica realmente terrível.

Quanto à lâmpada E27 sei que até pode existir em catálogos, mas não acredito que vc vá achar fácil no mercado lâmpada E27 razoável neste quesito (IRC).

Abração!!!
« Última modificação: 12 de Julho de 2019, 22:40:15 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2019, 22:49:40
Achei aqui na própria loja fotolux uma E27 LED com IRC 85, mas eles nem falam direito a potencia dela:

https://www.fotolux.com.br/iluminacao/iluminadores/lampadas/lampada-de-led-5500k-equifoto-para-estudio-fotografico


Fui procurar na web e parece que a potencia é um pouco menor, parece que equivalente à 105W, mas essa potencia ai é um numero muito louco, vários sites com informações diferentes, o ideal era saber a quantidade de lumens correta. Custa mais de R$ 100,00 cada uma, se for somar isso ao preço, diminui bastante a diferença entre os dois kits.
« Última modificação: 12 de Julho de 2019, 22:51:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2019, 09:10:47
Bem a calhar esse tópico. Acompanhando.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2019, 09:13:21
Oi Nando, olhando com calma agora para uma resposta mais precisa:

Esse iluminador com vários LEDs é dimerizável, provavelmente terá um IRC bem melhor do que uma lâmpada E27 comum, além do controle da temperatura que vc já citou. Precisa entender a potencia desse refletor comparativamente se é maior ou menor que uma lâmpada E27 comum (ou seja como as potencias se comparam). No anuncio do produto não consegui encontrar dados mais precisos como IRC e fluxo de lumens.

Então vou comparar com outra coisa:
Por exemplo, eu tenho iluminador LED desse tipo abaixo que é possante pra caramba, ele funciona por horas com uma bateria comum dessas filmadoras Sony 9V (a bateria mais comum do mercado). No manual dele fala que a potencia é 18W, que ele emite 2280 lumens, e que o IRC dele é 90 (ou seja, é bom!!!).




Procurando uma lâmpada E27 parecida encontrei uma OSRAM PARATHOM CLASSIC A (P CLAS A 150 20 W/827 E27), com temp de 2700k, que tem IRC maior de 80 (ou seja, pior que o LED acima), e que emite 2450 lumens (um pouco mais. La no site da OSRAM diz que a potencia é equivalente a uma lampada de 150W.

https://www.osram.com.br/ecat/PARATHOM%20CLASSIC%20A-L%C3%A2mpadas%20de%20LED%20para%20uso%20profissional,%20formato%20cl%C3%A1ssico-L%C3%A2mpadas%20de%20LED-L%C3%A2mpadas-Digital%20Systems/br/pt/GPS01_1027582/PP_EUROPE_Europe_eCat/ZMP_2944135/


No site do iluminador LED diz que a potencia dele é de 150W (deve ser essa a potencia equivalente), se for isso mesmo estamos falando da mesma coisa, ou seja os 3 tem mais ou menos a mesma potencia, e legal o fato de ele ter duas temperaturas.

Eu acho que o determinante aqui é essa questão do IRC, porque para fotografar a pele humana isso é super importante. Um IRC baixo vai deixar a pele da pessoa com aspecto horrível, a pessoa fica com cara de doente no hospital.

Teria que confirmar essa questão do IRC e da quantidade de lumens (meus cálculos acochambrados aqui podem estar completamente errados), mas como se trata de pele humana eu prefiro o refletor LED em relação ás lâmpadas.

No passado, quando um iluminador LED custava bem caro, tive que filmar muuuito com iluminador bem ruinzinho, com IRC por volta de 80, e o aspecto das pessoas fica realmente terrível.

Quanto à lâmpada E27 sei que até pode existir em catálogos, mas não acredito que vc vá achar fácil no mercado lâmpada E27 razoável neste quesito (IRC).

Abração!!!
Valeu demais Lindsay!!!
Eu já estava pensando no gasto com as lâmpadas e o fato delas não permitirem o controle da luz (intensidade e temperatura), o que é possível com o iluminador.
Eu realmente não estava pensando em gastar muito. Mas não vou comprar algo que seja inútil também.
A ideia seria usar os LEDs pra iluminar a sala e talvez alguma luz de contorno, e priorizar o flash para pele. Mas não sei se isso me dará um esquema de luz razoável.