Autor Tópico: Lentes Manuais/Vintages pra Fuji  (Lida 12239 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2019, 12:02:55
Mas ela é feita "somente" para mirrorless, só que é uma lente manual, foi isso que entendi?

Isso mesmo.
Tanto que vc vê que o custo dela é bem baixo.

Mas as imagens com ela tem excelente qualidade pelo que já vi.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2019, 12:08:09
Lente manual não é esse bicho de sete cabeças que o pessoal pensa, é bem prazeroso de usar e com as assistências que as ML tem fica bem fácil de cravar o foco.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2019, 12:54:06
Aquela 35 1.2 eu namoro a tempos, por R$600 ta valendo muito, até o estilo dela meio retrô. Tem uma Canon FD 55 1.2 que sou louco pra ter tbm, não é a melhor opção 1.2 tem melhores, mas custam bastante. Fora que 35mm eu usaria mais.

Lente manual não é esse bicho de sete cabeças que o pessoal pensa, é bem prazeroso de usar e com as assistências que as ML tem fica bem fácil de cravar o foco.
Ainda mais a Fuji que tem aquele negócio que brilha as bordas onde fica em foco...hehe sem precisar dar o zoom pra focar.

Muitas vezes na DSLR nem uso a confirmação de foco do adaptador, no olho mesmo acostuma, só se for muito de perto, onde a profundidade de campo é menor pra eu usar, senão o achômetro acerta o foco em 90% dos casos. Não sou tão cri cri com foco cravadíssimo.

Eu vi agora a pouco num grupo do face uma 50mm 1.8 FD boa óptica, mas com foco e diafragma travados por R$50 fiquei com vontade de pegar, já que gosto de fuçar desmontar e arrumar essas coisas, já recuperei algumas helios que tive hehe. FD não deve ser dificil de desmontar.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2019, 13:14:41
Aquela 35 1.2 eu namoro a tempos, por R$600 ta valendo muito, até o estilo dela meio retrô. Tem uma Canon FD 55 1.2 que sou louco pra ter tbm, não é a melhor opção 1.2 tem melhores, mas custam bastante. Fora que 35mm eu usaria mais.
Ainda mais a Fuji que tem aquele negócio que brilha as bordas onde fica em foco...hehe sem precisar dar o zoom pra focar.

Muitas vezes na DSLR nem uso a confirmação de foco do adaptador, no olho mesmo acostuma, só se for muito de perto, onde a profundidade de campo é menor pra eu usar, senão o achômetro acerta o foco em 90% dos casos. Não sou tão cri cri com foco cravadíssimo.

Eu vi agora a pouco num grupo do face uma 50mm 1.8 FD boa óptica, mas com foco e diafragma travados por R$50 fiquei com vontade de pegar, já que gosto de fuçar desmontar e arrumar essas coisas, já recuperei algumas helios que tive hehe. FD não deve ser dificil de desmontar.
Amigo, uma coisa que aprendi usando lentes manuais é que o que manda nelas é o Coating.

Então muito provavelmente, salvando raras exceções você terá nas lentes mais modernas 1.2 uma ótica melhor que numa 55 1.2 Canon antiga por exemplo, sem contar que o preço que pedem por lentes vintage hoje em dia é tão impraticável que mais vale pegar uma Rokinon ou essas marcas chinesas.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2019, 13:22:00
Amigo, uma coisa que aprendi usando lentes manuais é que o que manda nelas é o Coating.

Então muito provavelmente, salvando raras exceções você terá nas lentes mais modernas 1.2 uma ótica melhor que numa 55 1.2 Canon antiga por exemplo, sem contar que o preço que pedem por lentes vintage hoje em dia é tão impraticável que mais vale pegar uma Rokinon ou essas marcas chinesas.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
Sim me refiro que mesmo lentes antigas tem melhores que a FD 55mm 1.2.
Tem lentes que o pessoal pede que são verdadeiras ilusões, 50mm 1.8 mais caras que as 50mm 1.8 STM moderna, ai não rola.

As lentes manuais que normalmente custam mais são as grande angulares, e pra uso no APS-C teria que ser entre 24 e 28mm pra walk around, justamente as que custam mais :aua:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #20 Online: 31 de Julho de 2019, 13:52:15
Sim me refiro que mesmo lentes antigas tem melhores que a FD 55mm 1.2.
Tem lentes que o pessoal pede que são verdadeiras ilusões, 50mm 1.8 mais caras que as 50mm 1.8 STM moderna, ai não rola.

As lentes manuais que normalmente custam mais são as grande angulares, e pra uso no APS-C teria que ser entre 24 e 28mm pra walk around, justamente as que custam mais :aua:

Queridão.... tu não sabe de nada falando dessas 1.8! Ja vi lente vintage no eBay custando a bagatela de mais de 100 mil reais! rsrsrs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #21 Online: 31 de Julho de 2019, 13:56:24
Aquela 35 1.2 eu namoro a tempos, por R$600 ta valendo muito, até o estilo dela meio retrô. Tem uma Canon FD 55 1.2 que sou louco pra ter tbm, não é a melhor opção 1.2 tem melhores, mas custam bastante. Fora que 35mm eu usaria mais.
Ainda mais a Fuji que tem aquele negócio que brilha as bordas onde fica em foco...hehe sem precisar dar o zoom pra focar.

Muitas vezes na DSLR nem uso a confirmação de foco do adaptador, no olho mesmo acostuma, só se for muito de perto, onde a profundidade de campo é menor pra eu usar, senão o achômetro acerta o foco em 90% dos casos. Não sou tão cri cri com foco cravadíssimo.

Eu vi agora a pouco num grupo do face uma 50mm 1.8 FD boa óptica, mas com foco e diafragma travados por R$50 fiquei com vontade de pegar, já que gosto de fuçar desmontar e arrumar essas coisas, já recuperei algumas helios que tive hehe. FD não deve ser dificil de desmontar.

É o Focus Peaking, que realmente ajuda demais. E todas as ML tem!
No entanto, não há que se desesperar quem tem DSLR... pelo menos da Canon...
Alguns modelos aceitam o Magic Lantern... firmware alternativo que ativa algumas funções que nem imaginávamos serem possíveis nas nossas velhas DSLR, e uma delas é o Focus Peaking, que, aliado ao DinamiC Zoom (aumenta uma área pequena da foto umas 3x pra ajudar no foco) e é uma mão na roda.

Eu tenho uma vista muito ruim pro foco manual, então isso me ajuda demais! Ainda mais que o chip de confirmação de foco não consegue suprir muito bem o tempo todo.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #22 Online: 31 de Julho de 2019, 13:58:28
Aquela 35 1.2 eu namoro a tempos, por R$600 ta valendo muito, até o estilo dela meio retrô. Tem uma Canon FD 55 1.2 que sou louco pra ter tbm, não é a melhor opção 1.2 tem melhores, mas custam bastante. Fora que 35mm eu usaria mais.
Ainda mais a Fuji que tem aquele negócio que brilha as bordas onde fica em foco...hehe sem precisar dar o zoom pra focar.

Muitas vezes na DSLR nem uso a confirmação de foco do adaptador, no olho mesmo acostuma, só se for muito de perto, onde a profundidade de campo é menor pra eu usar, senão o achômetro acerta o foco em 90% dos casos. Não sou tão cri cri com foco cravadíssimo.

Eu vi agora a pouco num grupo do face uma 50mm 1.8 FD boa óptica, mas com foco e diafragma travados por R$50 fiquei com vontade de pegar, já que gosto de fuçar desmontar e arrumar essas coisas, já recuperei algumas helios que tive hehe. FD não deve ser dificil de desmontar.

Lembrando que as FD só da bom nas ML, pois nas DSLRs a distância da lente ao sensor é menor que nas DSLRs atuais, então o adaptador tem de ter um elemento ótico, e isso degrada a qualidade da imagem. Sem elemento ótico não da foco no infinito.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 31 de Julho de 2019, 14:02:11
Lembrando que as FD só da bom nas ML, pois nas DSLRs a distância da lente ao sensor é menor que nas DSLRs atuais, então o adaptador tem de ter um elemento ótico, e isso degrada a qualidade da imagem. Sem elemento ótico não da foco no infinito.
Essa ideia do FD é pra usar só na fuji. :wub: mas to garimpando pra ver se compro alguma coisa.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 31 de Julho de 2019, 16:11:16
ola galera, tudo bem?
Poderiam indicar lentes manuais / Vintages para utilização em uma Fuji Mirrorless?
Minha principal utilização será em retratos de casais e gestantes.vlw o/
...

Eu tive fuji X
Foi a camera mais pratica e completa que tive .
Por causa de alguns problemas , acabei por vende - la  ( problemas meus , nao da camera )
Fiquei somente com meu equipamento nikon
Usei muito , com excelentes resultados , em todos os ranges .... 12 , 20 , 24 , 28 , 50 , 135 , 600 ...  com os melhores resultados na 20 e na 50 .

Voce precisará definir o que quer para depois iniciar a sua procura ou , se deseja um set completo , o que NÃO faltarão serão boas opções , dependendo apenas do seu bolso .

Lentes M42 e nikon tem aos montes , alem de esporadicas canons , pentax e olympus .Voce tambem encontrará lentes de foco manual ( NOVAS ) da rokinon ( muito boas ) e da voigtländer ( essas aqui excepcionais , mas bem caras ) 

Sugiro apenas que voce padronize as lentes quanto ao fabricante ou , voce terá de ter muitos adaptadores .

O meu material é todo de foco manual com corpo digital , voce vai descobrir uma nova fase na fotografia manual , depois poste para nos o que achou .

Um abraço
Björn
« Última modificação: 31 de Julho de 2019, 16:15:36 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 31 de Julho de 2019, 16:14:56

https://m.facebook.com/groups/classificadosdelentesmanuais/ ....

Aqui de vez em sempre aparecem coisas boas , basta se cadastrar , para anunciar ou comprar .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !