Autor Tópico: Camera Fujifilm X-T3  (Lida 10477 vezes)

J.Novo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Online: 07 de Julho de 2019, 10:26:15
Viva a todos

Venho pedir a vossa ajuda na compra de uma camera.

Com alguma pesquisa feita, estou inclinado a comprar a Fujifilm X-T3
Não sou fotografo profissional, sou sim um amante de fotografia.
Pretendo uma camera para registar viagens,eventos familiares, ferias, gosto também de fotografar paisagens, fazer umas macros com uma lente adequada.
O que acham da escolha?
 


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2019, 10:40:40
Viva a todos

Venho pedir a vossa ajuda na compra de uma camera.

Com alguma pesquisa feita, estou inclinado a comprar a Fujifilm X-T3
Não sou fotografo profissional, sou sim um amante de fotografia.
Pretendo uma camera para registar viagens,eventos familiares, ferias, gosto também de fotografar paisagens, fazer umas macros com uma lente adequada.
O que acham da escolha?
É uma excelente câmera e estará bem servido. Simples assim....rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


J.Novo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2019, 13:02:55
É uma excelente câmera e estará bem servido. Simples assim....rs

Obrigado Guto Marc, diz me uma coisa, que lente fujinon me aconselhas, para já pretendia uma diversificada.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2019, 14:06:38
nunca usei, mas só tem elogios sobre essa câmera aqui no MF.
provavelmente, a melhor mirrorless aps-c do mercado.
para a sua proposta, a xf 18-55 atenderia quase tudo bem. compre mais algumas primes e seja feliz.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


J.Novo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2019, 14:11:47
nunca usei, mas só tem elogios sobre essa câmera aqui no MF.
provavelmente, a melhor mirrorless aps-c do mercado.
para a sua proposta, a xf 18-55 atenderia quase tudo bem. compre mais algumas primes e seja feliz.

Obrigado Adriano pela tua ajuda, já noutros fóruns tenho lido opiniões muito positivas sobre Fuji X-T3
Quanto a lente vou pesquisar a que referes xf 18-55.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2019, 15:54:07
J.Novo,

Com a Fuji não tem muita chance de erro em relação às objetivas, pois todas são excelentes. O problema é o bolso mesmo.
Sou usuário de Fuji desde que lançaram a série X e as câmeras são realmente destacadas da concorrência, não usei a XT3 mas conheço bem todas que vieram antes dela e não tenho a menor dúvida que a XT3 seja da mesma categoria.

Quanto as objetivas, a polivalente seria a XF 18-55 F2.8-4 R. A qualidade dela é excepcional e pela qualidade que entrega, é excepcional, não há nada a criticar. Além da qualidade de imagem, ela é incrivelmente silenciosa. Na faixa de preço dela, simplesmente não existe nada que consiga competir com ela.

Quanto as primes, cuidado. Nada contra a qualidade, pelo contrário, mas sim para não cair na tentação e sair comprando todas e depois abrir falência !! Uma que eu gosto muito é a XF27 "pancake". É barata, muito nítida, foca muito rápido mas tem um inconveniente o foco não é tão silencioso como nas outras. Se isso não for um problema, pode comprar sem medo.

A fórmula que encontrei foi simples e óbvia (principalmente para nao estourar o orçamento) e foi a XF18-55 + XF27, isso cobre quase tudo que eu preciso. Depois comprei as XF 23 e 35, mas usei muito pouco, apesar da qualidade ser fantástica.

Só alerto para que não se precipite em comprar logo as "top" 1.4 e 1.2, pois são caríssimas e talvez não valha a pena. No meu caso, por exemplo, seria jogar dinheiro fora, mas cada um deve saber do que precisa.





J.Novo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2019, 16:25:08
J.Novo,

Com a Fuji não tem muita chance de erro em relação às objetivas, pois todas são excelentes. O problema é o bolso mesmo.
Sou usuário de Fuji desde que lançaram a série X e as câmeras são realmente destacadas da concorrência, não usei a XT3 mas conheço bem todas que vieram antes dela e não tenho a menor dúvida que a XT3 seja da mesma categoria.

Quanto as objetivas, a polivalente seria a XF 18-55 F2.8-4 R. A qualidade dela é excepcional e pela qualidade que entrega, é excepcional, não há nada a criticar. Além da qualidade de imagem, ela é incrivelmente silenciosa. Na faixa de preço dela, simplesmente não existe nada que consiga competir com ela.

Quanto as primes, cuidado. Nada contra a qualidade, pelo contrário, mas sim para não cair na tentação e sair comprando todas e depois abrir falência !! Uma que eu gosto muito é a XF27 "pancake". É barata, muito nítida, foca muito rápido mas tem um inconveniente o foco não é tão silencioso como nas outras. Se isso não for um problema, pode comprar sem medo.

A fórmula que encontrei foi simples e óbvia (principalmente para nao estourar o orçamento) e foi a XF18-55 + XF27, isso cobre quase tudo que eu preciso. Depois comprei as XF 23 e 35, mas usei muito pouco, apesar da qualidade ser fantástica.

Só alerto para que não se precipite em comprar logo as "top" 1.4 e 1.2, pois são caríssimas e talvez não valha a pena. No meu caso, por exemplo, seria jogar dinheiro fora, mas cada um deve saber do que precisa.

Viva AFShalders, muito obrigado pela tua opinião, na altura em que recebi o teu comentário, estava a ver na pagina da fuiji uma lente prime, neste caso a XF 35mm F1.4 - F1.6, ainda não vi o preço pois neste momento estava mesmo em saber qual prime comprar, não estou com ideias de ter tudo, só mesmo o necessário para começar.
Digo-te que de inicio até estava com ideia de comprar a camera e a lente que vem de kit, jujinon 18.55/2.8.4.0 R LM, pelo menos aqui em Portugal tenho a opção de comprar ou só o corpo ou o conjunto.
Como depois me foi dito que seria ideal ter umas lentes prime, então foi pesquisar, e realmente até me joga a favor, que seria comprava agora só o corpo junto com uma prime  para começar a conhecer melhor tanto a maquina em si como a minha capacidade em começar por baixo,então depois para frente logo vejo o passo seguinte.
O que achas?



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2019, 16:46:33
Caro J,

Escolher uma única prime para iniciar não é tarefa fácil e depende muito do tipo de fotografia que você mais faça.

A XF27 é equivalente a uma 41mm (em termos de campo de visão "full frame"). É uma objetiva de uso geral e mais próxima de uma normal (que seria a diagonal de um quadro de filme de 35mm, o que dá 43mm). Ou seja, é uma decisão sensata e custa pouco.

A XF23 é uma opção mais aberta, equivalente a uma 35mm em FF.
Já a XF35 é equivalente a uma 50mm, mais fechada um pouco que a normal perfeita, mas igualmente útil.

Se a tua praia forem retratos de pessoas, eu iria para a XF35. Se for mais para street e viagens, talvez a XF23.

Mas tem uma outra alternativa, que gosto igualmente, uma XC16-50 + XF27. Essa XC16-50 é muito boa opticamente e é barata, além de muito superior a qualquer objetiva "de kit" tanto de Nikon quanto de Canon. Ter as duas te traria uma flexibilidade boa a baixo custo.
 


J.Novo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2019, 17:02:30
Caro J,

Escolher uma única prime para iniciar não é tarefa fácil e depende muito do tipo de fotografia que você mais faça.

A XF27 é equivalente a uma 41mm (em termos de campo de visão "full frame"). É uma objetiva de uso geral e mais próxima de uma normal (que seria a diagonal de um quadro de filme de 35mm, o que dá 43mm). Ou seja, é uma decisão sensata e custa pouco.

A XF23 é uma opção mais aberta, equivalente a uma 35mm em FF.
Já a XF35 é equivalente a uma 50mm, mais fechada um pouco que a normal perfeita, mas igualmente útil.

Se a tua praia forem retratos de pessoas, eu iria para a XF35. Se for mais para street e viagens, talvez a XF23.

Mas tem uma outra alternativa, que gosto igualmente, uma XC16-50 + XF27. Essa XC16-50 é muito boa opticamente e é barata, além de muito superior a qualquer objetiva "de kit" tanto de Nikon quanto de Canon. Ter as duas te traria uma flexibilidade boa a baixo custo.

Viva AFShalders
As minha fotos serão mais a pessoas sempre numa situação qualquer, tipo na praia, ou até numa festa, também dentro de cidade ou numa vila rural, pois as minhas férias são muitas vezes longe da praia e mais perto do campo.
Talvez a opção que deste da XC16-50 mais XF 27 seja a mais apropriada. Vou ver por cá o valor delas.
entretanto pelo que percebi, estas mais de acordo que eu compre só o corpo X- T3 sem a lente que vem de kit.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2019, 17:25:45
Viva AFShalders
As minha fotos serão mais a pessoas sempre numa situação qualquer, tipo na praia, ou até numa festa, também dentro de cidade ou numa vila rural, pois as minhas férias são muitas vezes longe da praia e mais perto do campo.
Talvez a opção que deste da XC16-50 mais XF 27 seja a mais apropriada. Vou ver por cá o valor delas.
entretanto pelo que percebi, estas mais de acordo que eu compre só o corpo X- T3 sem a lente que vem de kit.


Depende do valor por ai. A XC 16-50 e a XF 18-55 são propostas diferentes. A XF tem metal na construção enquanto a XC é em plástico, mas as opticas de ambas são muito boas. A XF ganha um pouquinho na abertura máxima e tem um anel de controle de abertura que eu pessoalmente acho pessimamente projetado. A XC por outro lado é muito mais leve e os 2mm no lado wide fazem mais diferença para mim do que os 5mm no lado tele.

Eu me sentiria muito confortável com a XC16-50 e a XF27 para usar quando quisesse algo bem leve e compacto.

Não me entenda mal, a XF 18-55 é excelente mas custa bem mais e no final não é absurdamente melhor que a XC 16-50 pelo menos para o meu tipo de uso, que é basicamente fotos de viagens e de natureza.

Por muito tempo meu equipamento foi uma XE1 com justamente a XF27 e a XC16-50. Só bem depois que comprei a XF 18-55



« Última modificação: 07 de Julho de 2019, 17:26:45 por AFShalders »


J.Novo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2019, 17:44:44

Depende do valor por ai. A XC 16-50 e a XF 18-55 são propostas diferentes. A XF tem metal na construção enquanto a XC é em plástico, mas as opticas de ambas são muito boas. A XF ganha um pouquinho na abertura máxima e tem um anel de controle de abertura que eu pessoalmente acho pessimamente projetado. A XC por outro lado é muito mais leve e os 2mm no lado wide fazem mais diferença para mim do que os 5mm no lado tele.

Eu me sentiria muito confortável com a XC16-50 e a XF27 para usar quando quisesse algo bem leve e compacto.

Não me entenda mal, a XF 18-55 é excelente mas custa bem mais e no final não é absurdamente melhor que a XC 16-50 pelo menos para o meu tipo de uso, que é basicamente fotos de viagens e de natureza.

Por muito tempo meu equipamento foi uma XE1 com justamente a XF27 e a XC16-50. Só bem depois que comprei a XF 18-55

Estive agora mesmo a ver as lentes que referiste, a XF27mm F 2.8 custa cá 194€ a XC 16-50mm F3.5-5.6 custa 199.99€
Tens razão em relação ao preço da XF 18-55 é bem mais cara, achas então que para começo fico bem servido com XF27mm e a XC16-50mm


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2019, 17:49:25
Estive agora mesmo a ver as lentes que referiste, a XF27mm F 2.8 custa cá 194€ a XC 16-50mm F3.5-5.6 custa 199.99€
Tens razão em relação ao preço da XF 18-55 é bem mais cara, achas então que para começo fico bem servido com XF27mm e a XC16-50mm

Para o meu gosto, sim. Fotografei viagens inteiras com essa dupla.

Se não gostar ou achar que não estão a altura do seu nível de exigência é só vende-las e comprar as mais profissionais.
« Última modificação: 07 de Julho de 2019, 17:50:26 por AFShalders »


J.Novo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2019, 17:56:45
Para o meu gosto, sim. Fotografei viagens inteiras com essa dupla.

Se não gostar ou achar que não estão a altura do seu nível de exigência é só vende-las e comprar as mais profissionais.

Permite-me uma pergunta mais as profissionais quais seriam na tua opinião
« Última modificação: 07 de Julho de 2019, 17:57:16 por J.Novo »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2019, 18:19:06
Basta ver os preços  :D

As 1.4 por exemplo, XF90 F2, XF16-55 @.8, XF50-140 F2.8... Mas sao carissimas !!

Nas XF eu fiquei nas 18-55 2-8-4, 14, 23, 27, 35 e 10-24 e acabei gastando dinheiro demais para se honesto.

A XF 14 por exemplo e excelente mas nao tao melhor que a Rokinon 12 F2 que custa a metade...
E disso que falo, as vezes e melhor comprar algo mais simples e aprender a tirar o maximo dele.


J.Novo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2019, 18:32:37
Basta ver os preços  :D

As 1.4 por exemplo, XF90 F2, XF16-55 @.8, XF50-140 F2.8... Mas sao carissimas !!

Nas XF eu fiquei nas 18-55 2-8-4, 14, 23, 27, 35 e 10-24 e acabei gastando dinheiro demais para se honesto.

A XF 14 por exemplo e excelente mas nao tao melhor que a Rokinon 12 F2 que custa a metade...
E disso que falo, as vezes e melhor comprar algo mais simples e aprender a tirar o maximo dele.

Ainda bem que que hoje em dia se torne fácil a troca de ideias e opiniões de pessoas com voçe por exemplo, assim evitamos gastos desnecessários .
fui da uma vista de olhos pela net sobre XF e realmente são muito caras.
Depois estive  a ler sobre XC 16-50, bate certo com o que disseste sobre ela, muito boa e baixo custo, vou optar pelas duas que referiste a XC e a XF 27, vamos ver como corre.