Autor Tópico: Linguagem fotográfica x lentes  (Lida 2291 vezes)

Luiz Guerra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 09 de Julho de 2019, 19:52:32
Boa noite amigos. Gosto muito da linguagem fotográfica do Frankie Costa e de como Ele trabalha a questão de luz/sombra em sua fotografia de casamento. Sei que cada fotógrafo busca sua própria linguagem fotográfica e refina seu método com o passar do tempo. No meu caso, essa estética de trabalho tentando aproveitar a luz ambiente e usando o flash como luz de preenchimento quando for preciso, me leva ao encontro das lentes  fixas ( maior claridade) , que também podem me proporcionar outro elemento que acho importante na construção da minha linguagem fotográfica que é o efeito Bokeh mais acentuado nas fotos . Não estou aqui dizendo que as lentes fixas são melhores ou piores que as lentes zoom ( todas tem suas vantagens como qualquer outra e suas desvantagens), mas apenas que para o resultado estético a que me proponho gostaria da opinião dos amigos sobre esse tema, se minha ideia de lentes fixas e claras é o melhor caminho para ir de encontro a esse resultado estético almejado. Diferentemente do Frankie Costa, que trabalha com apenas 1 corpo de câmera e uma lente 50mm f/1.4 durante todo um evento, nessa questão Eu penso em trabalhar diferente dele, me utilizando de dois corpos de câmera Full Frame 6d mkii e um kit de lentes fixas para cada câmera, flash, etc.
Minha questão é saber se para o que busco o caminho é realmente lentes fixas e qual  o melhor grupo de lentes.
Pensei nas seguintes lentes para formar os kits:
1)   Câmera 1: lente 50mm f/1.4 canon no corpo da câmera e lente 35mm f/2.0 reserva
2)   Câmera 2: lente 100mm f/2.0 canon no corpo da câmera e lente 85mm f/1.8 reserva 

Esse kit foi pensado levando em conta, tanto no range para cobrir um evento quanto pela qualidade das lentes ,quanto pelo custo final ( tenho no máximo R$9.000,00 para investir em lentes) .
 Sei que de 35mm para 50mm o range é pequeno, mas a opção de lente abaixo de 35mm seria a 28mm f/1.8 ou a 24mm f/1.4( fora do meu orçamento). Pensei na 35mm f/2.0 pelo preço e qualidade e acreditando que se precisar de um ângulo mais aberto poderei usar a técnica do passo para trás ( quando for possível) .

Obs: Inicialmente Eu tinha planos de comprar duas câmeras Canon 80 D mais decidi investir em duas 6D mkii.

Gostaria de saber das opiniões experiências dos amigos, que será muito importante para minha decisão. 




GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2019, 16:31:33
Meu caro, com certeza alguém vai ter uma resposta muito mais completa, mas posso acrescentar um pouco.

Gosto mais de fixas, tanto pelo preço e também por evitar ficar "zanzando" pelos comprimentos. Acho que o trabalho fica mais homogêneo.

Sobre estas lentes, a 50mm na FF tem um ângulo bacana... mas pra corpo inteiro pode trazer dificuldades. Pensando nisso comprei a 35 F2, mas eu, particularmente, não possuo um bom olhar pra fazer cenas mais abertas, gosto mto, mas ainda preciso treinar bastante.
(*ps, essa 35 F2 IS USM é sensacional, mto rápida e com qualidade boa demais)

Eu uso uma FF e uma APS-C, e costumo colocar essa 35 ou a 50 (1.8) na FF e usar uma bem mais aberta ou bem mais fechada na crop, pra dar mais diferença.
Tem fotógrafos aqui da cidade que usam só a 35 o tempo todo, o trabalho fica mto bom, mas acaba faltando aqueles closes.

Acho que suas opções estão muito boas, é o que estou "vivendo" nesse momento.
Tirando a 100mm, já usei todas estas e este é basicamente meu kit.

Um exemplo da 50 em FF... (na época ainda n tinha a 35)
Achei legal o ângulo nessa parte, mas no restante do casamento eu usei mto a 17-40.

be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Luiz Guerra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2019, 17:43:32
Obrigado pela sua ajuda Grauby..
Minha dúvida também é se 35mm consigo fazer as fotos mais abertas de um evento ou teria que ter uma 28mm f/1.8 ou mesmo 24mm..minha opçao inicial pel 35 x 28 é pelo que falam sobre a qualidade maior da 35mm...mas fico preocupado se terei abertura suficiente.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2019, 13:55:44
Obrigado pela sua ajuda Grauby..
Minha dúvida também é se 35mm consigo fazer as fotos mais abertas de um evento ou teria que ter uma 28mm f/1.8 ou mesmo 24mm..minha opçao inicial pel 35 x 28 é pelo que falam sobre a qualidade maior da 35mm...mas fico preocupado se terei abertura suficiente.

O jeito mais seguro é vc pegar uma emprestado e fazer uns testes, até msm com uma 24-105 em 35 só pra ter noção do ângulo.
Eu fico bem satisfeito com o ângulo de visão, às vezes acho até mais aberto do que queria, mas isso é por conta do meu vício em retrato fechado.
Já acho a 24mm em FF muito aberto na maioria dos casos.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2019, 17:00:08
Essa história de dupla de lentes para uma dupla de corpos é bem variável em função dos gostos e estilos...
Para mim, funcionaria melhor a dupla 35/85 do que 28/50... Contudo, se você adiciona uma 100 mm a esse segundo kit, já fica muito mais competo mas eu não gosto de ficar trocando de lente.

A 28 mm pode ser que sirva 100% a todas as necessidades de grande angular mas minhas experiências recentes me mostraram que vai ter 5% das vezes que a 28mm não dá o ângulo necessário.
Já a dupla 35/85 traz muito mais qualidade (são estilos de lente que tem um pedigree bem característico e agradável nos resultados) ao meu ver baseado nas minhas experiências mas você vai precisar de uma GA para situações específicas.... Mas aí eu economizaria e usaria uma zoom GA f/4 ou até mais escuras visto que GA não precisa tanto assim de grandes aberturas e o seu uso é bem específico.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2019, 18:07:17
Essa história de dupla de lentes para uma dupla de corpos é bem variável em função dos gostos e estilos...
Para mim, funcionaria melhor a dupla 35/85 do que 28/50... Contudo, se você adiciona uma 100 mm a esse segundo kit, já fica muito mais competo mas eu não gosto de ficar trocando de lente.

A 28 mm pode ser que sirva 100% a todas as necessidades de grande angular mas minhas experiências recentes me mostraram que vai ter 5% das vezes que a 28mm não dá o ângulo necessário.
Já a dupla 35/85 traz muito mais qualidade (são estilos de lente que tem um pedigree bem característico e agradável nos resultados) ao meu ver baseado nas minhas experiências mas você vai precisar de uma GA para situações específicas.... Mas aí eu economizaria e usaria uma zoom GA f/4 ou até mais escuras visto que GA não precisa tanto assim de grandes aberturas e o seu uso é bem específico.

Aproveitando a excelente resposta do colega Talles, eu adicionaria a 14MM 2.8 L ou alguma genérica (Tokina, Youngnuo, etc) porque você teria uma grande angular pra dar uma linguagem de proximidade de quem olha, além de captar detalhes como por exemplo, o casal dentro de uma bela igreja. No mais, concordo que esse mix de 14, 35 pra uso geral e 85 pra dar closes mais fechados, seria um kit perfeito. Precisa ver se cabe dentro do seu orçamento. Exemplos de lentes 14MM 2.8:

https://www.bhphotovideo.com/c/product/769532-REG/Rokinon_FE14M_C_14mm_Ultra_Wide_Angle_f_2_8.html

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1383150-REG/yongnuo_yn14mmf2_8c_14mm_f_2_8_autofocus_lens.html

E esse vídeo do Armando Vernaglia sobre o assunto (recomendo):
« Última modificação: 11 de Julho de 2019, 18:09:07 por cheferson »


Luiz Guerra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2019, 19:57:34
Obrigado amigos Thales e Cheferson..Realmente é uma dúvida grande..minha ideia seria um kit de lentes até f/2.0..a 24mm f/1.4 realmente fica fora de meu Range monetário..KKK..ai fico pensando na 28mm 1.8 x 35 mm 2.0..dúvida cruel..


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2019, 23:38:12
Eu pra eventos prefiro lentes zoom, mas se vai de fixas, eu iria nessa de 14, 35 e 85. Ou outra idéia ainda seria substituir a 35MM por uma 24, daria pra pegar mais detalhes. Eu acho 24MM no Fullframe muito grande angular kkkk . Quer uma dica mesmo, aluga uma 24-105 F4L (caso não tenha) e vai trabalhar num evento de algum amigo. Teste as distâncias focais que você mais usa; mas sem levar em conta na hora do evento. Por exemplo, eu uso crop e pra mim a 35MM não serve . Descobri que amo a 50MM e que a maior parte das minhas fotos é feita entre 50 a 90 MM . Por isso, minha próxima aquisição de lente será uma 85MM 1.8 . No meu caso com 50MM e 85MM estou no meu kit, lembrando que faço retratos e eventos esportivos. Eu acredito que com uma zoom , você terá ideia de qual distância focal fixa é mais interessante pra você.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2019, 15:54:08
Conhecendo as fotos de Frankie Costa, achei que a maior parte de suas fotos é feita com grande angular e meia teleobjetiva. Considerando suas opções de objetivas, uso de 2 FF e por minha experiência em FF com Sigma 35mm 1.4 e Canon 85mm 1.8, acredito que este seria um equipamento de boa qualidade a um valor relativamente baixo. A Sigma não tem a mesma rapidez de foco da Canon, principalmente em baixa luz, mas tem ótima abertura e boa nitidez. Ambas as lentes são fáceis de encontrar nos xings lings de sampa.
Quanto ao flash, poderia ser interessante com radio flash para iluminar fora da câmera. Pesquise sobre o Godox V860IIC e o X1T.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2019, 10:55:16
Estilo fotográfico vai de cada um, eu prefiro usar 35mm como principal e ter a 50mm na mochila.
Uso a 35mm f/2 IS USM e não sei pq o pessoal não valoriza essa lente, ela é absurdamente rápida de foco e não erra nunca, ótima nitidez num tamanho compacto comparado a Sigma e ainda mais barata. Sem falar no IS, quase não uso, mas se precisar ela tem.
Trabalhando com dois corpos eu usaria a 35mm e a 100mm. Porém eu trabalho com apenas um corpo no evento, 90%do tempo com a 35mm. Cada um se adapta ao seu modo de trabalho.
Em ensaios acho estranho usar um 35mm uso a 45mm, já em eventos eu enxergo tudo em 35mm, antes dela, eu usava a 30mm, fazia tudo e nunca faltava, pelo contrário sempre precisava chegar mais perto, até demais pra fechar o quadro, acabei pegando a 35mm com medo de "faltar" espaço e estou adorando, claro que ela não é uma grande angular, mas da pra fazer um casamento só com ela, eu faço infantis com ela e saio satisfeito. Vc precisa se adaptar a esse tipo de trabalho, eu curto estar sempre perto da situação, abro mão de mostrar tuuuudo do evento pra mostrar de perto fatos interessantes.
« Última modificação: 15 de Julho de 2019, 11:04:43 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Luiz Guerra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2019, 10:59:22
pablo.ebani.
Obrigado pela sua ajuda..Consegue fazer vs fotos mais abertvs do evento com a 35mm? Consegue efeito bokeh com ela?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2019, 11:08:29
pablo.ebani.
Obrigado pela sua ajuda..Consegue fazer vs fotos mais abertvs do evento com a 35mm? Consegue efeito bokeh com ela?
reeditei minha resposta não sei se já leu. falo sobre o fato de angulo de visão.
Tudo depende do lugar onde se fotografa. Se for em casa por exepmlo eu levo minha Fuji com a 16-50, se precisar de algo aberto vou ter que puxar ela, não precisei ainda.
Esse aniversário foi em casa, eu achei que não fosse conseguir apenas com a 35mm...foi um sucesso.
https://www.instagram.com/p/BzOtidVH9bv/?utm_source=ig_web_copy_link

Efeito de desfoque de 35mm eu acho legal pelo fato de ela desfocar pouco (gosto pessoal), vc ainda percebe o que acontece ao fundo, mas eu curto camadas e treino isso sempre que posso, fecho o diafragma pra ter o maior numero de coisas acontecendo na imagem. Toda aberta ela desfoca legal, ainda mais se vc estiver perto do sujeito. Claro que não se compara a uma 50mm.
« Última modificação: 15 de Julho de 2019, 11:14:39 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #12 Online: 15 de Julho de 2019, 16:40:04
pablo.ebani.
Obrigado pela sua ajuda..Consegue fazer vs fotos mais abertvs do evento com a 35mm? Consegue efeito bokeh com ela?

O desfoque dela é bem suave e leve... se vc se aproximar mto do objeto (que não é mto comum pra usar em 35mm) a profundidade de campo fica pequena demais e o desfoque mto forte, até com risco de perder imagem se errar um pouquinho o foco.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Luiz Guerra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2019, 16:53:16
GRAUBY.
Obrigado pela informação... Penso em usar a 35mm mais para um angulo de visao maior, quando precisar..Gosto da estética do bokeh, mas sei que nao da para fazer todas as fotos assim...mas é uma linguagem que procuro..