Autor Tópico: Qualidade : fina , normal, economica  (Lida 13914 vezes)

Franzoni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 26 de Janeiro de 2007, 13:28:49
Gostaria de saber o q significa a qualidade(fina,normal,economica) da maquina
digital e qual vai ser a diferença na hora da impressão ampliada.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2007, 14:51:04
Olá, amigo!

Essa diferença seria no nível de compactação do JPEG do arquivo que a câmera salva.

Em tese, deve ser usado sempre a melhor: FINA.

Mas se espaço em cartão for problema pra você, vale a pena fazer uns testes nas outras opções, e analisar, imprimir no tamanho que você vai usar, e ver a melhor  relação qualidade/espaço para o seu uso.

Abraço

ELIAS
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2007, 15:18:05
Essa qualidade está relacionada a taxa de compressão do arquivo quando salvo na mídia/memória.

Fina - a taxa de compressão é menor, mantendo assim MELHOR QUALIDADE mantendo ao máximo os detalhes.

Economica - a taxa de compressão é grande, tendo assim PIOR QUALIDADE e perca de detalhes, cores e texturas.

Num primeiro momento pode parecer bobeira, mas realmente faz diferença. Procure sempre usar qualidade FINA ou MÁXIMA.

É importante dizer que quanto maior a qualidade, mais espaço ocupa no cartão de memória, cabendo menos fotos.

Qualidade de Arquivamento X Quantidade de Fotos são invesamente proporcionais...

Abraços.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2007, 18:01:52
Franzoni,

De modo geral os preços de cartões de memória baixaram bastante, então acho que vale a pena gastar uma graninha e mais um cartão, de 1 giga, ou mais, e usar a câmera sempre na melhor resolução. (fine, ultra fine).

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Franzoni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2007, 21:18:15
Quero agradecer a rapidez com que foram dadas as informações, primeira vez que participo de um forum e sou leiguissimo em maquina digital.
Vou aproveitar as conciderações para sanar outra duvida!
Comprei uma mitsuca 7325 de 7mp e ñ tenho do q reclamar,mas como ja falei sou leigo e gostaria de saber se mesmo nas fotos corriqueiras devo manter a qualidade fina, como sitado por vcs, tendo em vista q programei pra fotografar em 5megapixels sempre.
Obs: Tenho cartão de 1Gb
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2007, 21:20:11 por Franzoni »


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2007, 03:20:07
Franzoni,

Mesmo que sejam fotos de amigos, festinhas familiares, etc... acho que sempre convém usar na resolução máxima. Vai que uma hora vc gosta muito de alguma foto em especial e resolve fazer um ampliação grande, tipo 60x40cm. Se vc tiver usado uma resolução menor, não terá como fazer isso e manter uma boa qualidade...

Vale lembrar também, que mesmo que as fotos sejam apenas para serem enviadas por email para os amigos, parentes e tal, NUNCA altere os arquivos originais, faça uma cópia da pasta onde vc salvou as fotos e reduza o tamanho dessa cópia, e mantenha os originais sem mexer...

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Franzoni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2007, 15:02:35
Citar
Franzoni,

Mesmo que sejam fotos de amigos, festinhas familiares, etc... acho que sempre convém usar na resolução máxima. Vai que uma hora vc gosta muito de alguma foto em especial e resolve fazer um ampliação grande, tipo 60x40cm. Se vc tiver usado uma resolução menor, não terá como fazer isso e manter uma boa qualidade...

Vale lembrar também, que mesmo que as fotos sejam apenas para serem enviadas por email para os amigos, parentes e tal, NUNCA altere os arquivos originais, faça uma cópia da pasta onde vc salvou as fotos e reduza o tamanho dessa cópia, e mantenha os originais sem mexer...

abraços!  :thmbup:
Muito obrigado pelas dicas

Abraço!