Autor Tópico: m4/3 está morrendo... vida longa ao m4/3: comprei uma GX9  (Lida 18474 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 24 de Julho de 2019, 22:54:07
Ta tranquilo, a lente e a camera sobreviveram bem na chuva  8-)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 25 de Julho de 2019, 00:05:46
Não de bobeira senão arrisca ficar que nem o velho da gif ai...  :D


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 25 de Julho de 2019, 07:49:35
Interessante os relatos. Cada vez mais considero migrar para o sistema m43 qdo for trocar de equipamento. Gosto da portabilidade das câmeras e principalmente lentes e a qualidade de imagem e ruído em ISO alto já me atenderiam bem nessa geração mais nova de sensores.

Gosto do meu set atual com a d7200 + 17-55mm 2.8 + 80-200mm 2.8 e uma tokina 12-24mm.. me atende mto bem, apenas o peso do conjunto incomoda um pouco para levar pra cima e pra baixo e às vezes sinto falta de uma câmera mais discreta.

Essa gx9 parece ser muito interessante ... Ela é selada? Pra mim é importante que câmera e lente sejam resistentes, pois minhas viagens as vezes são em condições que exigem do equipamento, como este mês que passei 40 dias em um barco pequeno viajando pelo Alto Rio Negro até depois da fronteira, muita umidade, muita chuva, risco de molhar a câmera, etc...

A GX9 não é selada - até onde lembro, as m4/3 seladas são as Panasonic GH3, GH4, GH5, G9, G85, G90 e GX8, e as Olympus E-M5 (MK i e II) e E-M1 (MK I e II).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #33 Online: 25 de Julho de 2019, 17:03:15
Interessante os relatos. Cada vez mais considero migrar para o sistema m43 qdo for trocar de equipamento. Gosto da portabilidade das câmeras e principalmente lentes e a qualidade de imagem e ruído em ISO alto já me atenderiam bem nessa geração mais nova de sensores.

Gosto do meu set atual com a d7200 + 17-55mm 2.8 + 80-200mm 2.8 e uma tokina 12-24mm.. me atende mto bem, apenas o peso do conjunto incomoda um pouco para levar pra cima e pra baixo e às vezes sinto falta de uma câmera mais discreta.

Essa gx9 parece ser muito interessante ... Ela é selada? Pra mim é importante que câmera e lente sejam resistentes, pois minhas viagens as vezes são em condições que exigem do equipamento, como este mês que passei 40 dias em um barco pequeno viajando pelo Alto Rio Negro até depois da fronteira, muita umidade, muita chuva, risco de molhar a câmera, etc...

O lance é que não adianta ter só câmera selada. Para que a proteção seja completa, tem que ser câmera e lente seladas. e não são todas as lentes que são seladas. E as que são, normalmente são mais caras.
Mas se vc quer trocar de sistema, vale investir nisso. Porém, se quiser manter um e agregar o outro pra o dia-a-dia, eu super sugiro a LX100. Mas... não é selada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 25 de Julho de 2019, 17:29:03
O lance é que não adianta ter só câmera selada. Para que a proteção seja completa, tem que ser câmera e lente seladas. e não são todas as lentes que são seladas. E as que são, normalmente são mais caras.
Mas se vc quer trocar de sistema, vale investir nisso. Porém, se quiser manter um e agregar o outro pra o dia-a-dia, eu super sugiro a LX100. Mas... não é selada.


Aí se o requito fundamental for selagem, recomendo uma Fuji série XT1,XT2,XT3 com as lentes WR. Fácil de encontrar por aqui.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #35 Online: 26 de Julho de 2019, 11:37:55
sobre selagem.
no ano passado fui ao peru, e sabendo que iria pegar condições bem adversas (areia e poeira em ica e nazca, chuva na trilha inca), resolvi trocar minha e-m10 mkii por uma e-m5 mkii, cuja selagem é considerada ótima. acontece que nao recebi a câmera a tempo. então resolvi arriscar e levar a pen-f, que sempre tratei com máximo cuidado, pois é a câmera q mais gosto. resumindo, a bicha encarou poeira, tomou chuva e até caiu na lama (nao foi fácil limpar!) e sobreviveu. no fim da viagem, ficou no corpo da camera umas "marcas de guerra", mas nada demais.
acho que a questao da selagem é importante, tanto que hoje uso a e-em5 mkii em qualquer condição e sem dó, mas as câmeras não seladas não são feitas de papel, se não for muito azarado, elas aguentam um "tranco" de vez em quando.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #36 Online: 26 de Julho de 2019, 13:39:06
Em compensação fui para o Atacama com uma dessas e embora so tenha trocado de lente no quarto do hotel, o sensor pegou bastante poeira, esta inclusive foi parar no interior da lente, uma zoom...

Se eu não tivesse meu kit de limpeza estaria lascado !
« Última modificação: 26 de Julho de 2019, 13:40:15 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 26 de Julho de 2019, 14:27:02
Em compensação fui para o Atacama com uma dessas e embora so tenha trocado de lente no quarto do hotel, o sensor pegou bastante poeira, esta inclusive foi parar no interior da lente, uma zoom...

Se eu não tivesse meu kit de limpeza estaria lascado !
Já estive no Atacama com uma D5500 com lentes das mais baratas da Nikon e foi tudo ótimo e recentemente em Huaraz, num Glaciar tomando nevasca na Fuça com uma XE3 e 55-200.

Tudo isso não é selado, por outro lado recentemente em Itatiaia peguei uma chuva torrencial com minha XT2 e 90 f2 e ela operou até na chuva, simplesmente sensacional.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #38 Online: 26 de Julho de 2019, 17:26:40
Já estive no Atacama com uma D5500 com lentes das mais baratas da Nikon e foi tudo ótimo e recentemente em Huaraz, num Glaciar tomando nevasca na Fuça com uma XE3 e 55-200.

Tudo isso não é selado, por outro lado recentemente em Itatiaia peguei uma chuva torrencial com minha XT2 e 90 f2 e ela operou até na chuva, simplesmente sensacional.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk


O problema quando nao é selado é mais água e poeira fina que passa por tudo que é frestinha, se estiver com vento então, ferrou...

A XT1 com as WR faz um conjunto muito bem selado, mas nunca vi nada que chegasse perto das Pentas + lentes WR... uma minha caiu DENTRO de uma poça


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #39 Online: 26 de Julho de 2019, 21:39:43
sobre selagem.
no ano passado fui ao peru, e sabendo que iria pegar condições bem adversas (areia e poeira em ica e nazca, chuva na trilha inca), resolvi trocar minha e-m10 mkii por uma e-m5 mkii, cuja selagem é considerada ótima. acontece que nao recebi a câmera a tempo. então resolvi arriscar e levar a pen-f, que sempre tratei com máximo cuidado, pois é a câmera q mais gosto. resumindo, a bicha encarou poeira, tomou chuva e até caiu na lama (nao foi fácil limpar!) e sobreviveu. no fim da viagem, ficou no corpo da camera umas "marcas de guerra", mas nada demais.
acho que a questao da selagem é importante, tanto que hoje uso a e-em5 mkii em qualquer condição e sem dó, mas as câmeras não seladas não são feitas de papel, se não for muito azarado, elas aguentam um "tranco" de vez em quando.

Eu levei a Pen F para os países nórdicos ano retrasado, pra fotografar aurora boreal. Não tomou chuva, mas tomou bastante umidade, frio, e rolou condensação na lente (9-18mm). Todo mundo sobreviveu bem.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 26 de Julho de 2019, 22:08:14
Eu já tomei chuva com todas as minhas câmeras (Canon 5D, Sigma DP1, Fuji X70 e agora GX9) e lentes, e nada é selado. Elas ficaram muito molhadas mesmo, de ter que enxugar com um pano e o pano ficar saturado de água. Todas sobreviveram. Não é algo que eu faria repetidas vezes (o equipamento só deve ter pego chuva 1 ou 2 vezes) mas pro uso ocasional eu acho que é aceitável.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #41 Online: 26 de Julho de 2019, 23:35:59
Eu já tomei chuva com todas as minhas câmeras (Canon 5D, Sigma DP1, Fuji X70 e agora GX9) e lentes, e nada é selado. Elas ficaram muito molhadas mesmo, de ter que enxugar com um pano e o pano ficar saturado de água. Todas sobreviveram. Não é algo que eu faria repetidas vezes (o equipamento só deve ter pego chuva 1 ou 2 vezes) mas pro uso ocasional eu acho que é aceitável.

é isso aí. pensando com a lógica de hoje, nunca que eu compraria uma câmera selada apenas por causa de eventuais condições adversas q eu possa encontrar. no ano passado comprei a e-m5 mkii por conta disso e hj ela ta lá, só de backup da pen-f. to pensando até em vendê-la.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 26 de Julho de 2019, 23:41:21
é isso aí. pensando com a lógica de hoje, nunca que eu compraria uma câmera selada apenas por causa de eventuais condições adversas q eu possa encontrar. no ano passado comprei a e-m5 mkii por conta disso e hj ela ta lá, só de backup da pen-f. to pensando até em vendê-la.
Não conheço a EM5, mas sempre que eu preciso de algo mais robusto uso a XT2, uso bastante, porém a câmera que uso pra valer é a E3 que é bem menor.

Sei que aqui é m4/3, mas me senti compelido a dizer que é bacana ter uma opção mais robusta, até porque sempre rola um backup e nas viagens é uma opção viável.

Só tem que cuidar da questão da obsolescência programada, mas eu não me preocupo com isso.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 27 de Julho de 2019, 10:22:57
é isso aí. pensando com a lógica de hoje, nunca que eu compraria uma câmera selada apenas por causa de eventuais condições adversas q eu possa encontrar. no ano passado comprei a e-m5 mkii por conta disso e hj ela ta lá, só de backup da pen-f. to pensando até em vendê-la.


Aí é de cada um. Com câmeras não preparadas eu sempre usei um método 100% infalível chamado saco plástico. Usava direto na 5D. Mas já cansei de ver equipamentos simplesmente pararem de funcionar por causa de umidade excessiva na Amazonia. O bom senso também deve ser usado, qual o sentido de sair com uma câmera pendurada sob uma chuva torrencial ? Um chuvisco nunca foi grande problema.

Se você não ficar apertando os botões com a câmera levemente molhada, difícil entrar água no corpo. O ponto fraco são a baioneta e os conectores de cabos. Já nas zooms é outra estória, principalmente naquelas que são telescópicas, de 2 ou 3 estágios. Ja me aconteceu de uma gota de água escorrer para dentro da lente justamente entre os segmentos, então o problema obviamente existe.

Com raras excessões, quase todas as objetivas MFT são telescópicas de dois ou 3 estágios, principalmente as Olympus 14-42 e 45-150, junto com as Pana 12-32 e 14-42 PZ por exemplo. Tem que ter cuidado, porque entra agua e poeira sim.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #44 Online: 27 de Julho de 2019, 10:34:50
a discussão nem é se entra ou se não entra poeira ou humidade. é óbvio que os equipamentos nao selados correm esse risco até guardados em casa. o que eu quis dizer, desde o princípio, é que as boas câmeras e lentes são feitos de materiais resistentes e, na maioria das vezes, aguentam uma ou outra exposição a unidade ou a poeira. claro que, aquele que quer risco próximo a zero, nao deve pensar duas vezes em investir no equipamento selado.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot