Autor Tópico: Ajuda! - Imagem com cores diferentes no telemóvel  (Lida 4511 vezes)

danny_pg7

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 15 de Julho de 2019, 00:48:24
Boas malta!

Estive a editar algumas fotos no Lightroom para postar no instagram e passado algumas horas de edição quando passei as fotos para o telemóvel ficaram com uma cor
significativamente diferente (muito mais saturadas que as fotos editada no pc). Tentei guardar as fotos com o perfil de cores sRGB e mesmo assim continuava mais saturada no telemóvel. Ponderei também que pudesse ser a calibração de cores do meu portátil, mas como é relativamente novo, achei pouco provável. Já agora, o meu telemóvel é um Samsung Galaxy S8 e estou a usar a ultima versão do Lightroom.

Alguém tem ideia do que poderá ser ou alguma solução? Agradecia imenso!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2019, 11:01:40
Ponderei também que pudesse ser a calibração de cores do meu portátil, mas como é relativamente novo...
Essa é sua resposta.
A diferença de cores é relativa a diferença de calibração entre o celular e o computador.
Algumas vezes é realmente impossível de igualar, devido a características distintas dos dispositivos.
Mas existe a possibilidade de você calibrar ambos com o mesmo calibrador (não sei qual funcionaria para o S8). Afim de tentar minimizar isso.
De qualquer forma, independente do seu computador se novo, é altamente recomendável que se faça a calibração.
« Última modificação: 15 de Julho de 2019, 11:02:09 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2019, 17:21:35
Samsung é famoso por ter as cores saturadas
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2019, 18:03:33
Samsung é famoso por ter as cores saturadas

Acho que os aparelhos Samsung têm modos mais ou menos saturados. Nosso amigo Danny_pg7 pode verificar qual modo está sendo usado.

Pode ser também que o monitor não tenha espaço de cor suficiente pra sRGB também. Ao efetuar a calibração, normalmente o software informa a cobertura sRGB observada pra aquele monitor.


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2019, 22:19:59
Boa noite galera,

Pois hoje mesmo me deparei com um problema parecido.

Sempre verifico, em mais de um dispositivo, as cores das imagens antes de entrega-las ao cliente. Contudo, desta vez foi caso inusitado... Ao ver as imagens nos stories do instagram, postadas pelo cliente, notei uma divergência nas cores, um tanto mais frias e esverdeadas. Então, fui ao cliente para verificar o que poderia ter acontecido e se ele tinha aplicado algum filtro. Mas não, apenas baixou as imagens para o celular e as postou.

Então, peguei três aparelhos celulares, um iPhone 6, um moto g4 (do cliente) e um moto g6 de um funcionário dele, para fazer uma comparação. Ao acessar a pasta com as imagens, o celular Moto g4 mudava as cores das fotos aos carrega-las 100%. Ao abrir a foto elas estavam nas cores corretas, porém quando carregava 100% a imagem, ele alterava as cores automaticamente. :shock:

Os outros dois aparelhos, tanto o iPhone  como o Moto G6, as imagens continuavam com as cores corretas...
Alguém já passou por algo parecido?  :ponder:

Obs.: Esse foi o segundo lote de imagens que entreguei ao cliente. No primeiro lote, não teve esse problema. A diferença entre a primeira entrega e essa segunda, foi que nas primeiras fotos eu finalizei as imagens utilizando o Photoshop e na segunda entrega, como eram poucas correções, finalizei no Lightroom e exportei.

Será que ao exportar as fotos pelo lightroom, ele deixa o arquivo "aberto" para que esse tipo de "correção" seja feito pelo dispositivo em que as fotos são vistas? :ponder: :ponder: :ponder:


« Última modificação: 14 de Agosto de 2019, 22:26:08 por AdrianoFurlanetto »