Autor Tópico: Sony A7IV R - Oficialmente lançada!! 61 MP  (Lida 29079 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 26 de Julho de 2019, 15:52:56
O bom agora é para quem quer uma A7R III pois caiu para $2.498,00


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #61 Online: 29 de Julho de 2019, 14:05:31
O bom agora é para quem quer uma A7R III pois caiu para $2.498,00
Estou interessado na A9 quando sair a A9II.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 07 de Novembro de 2019, 07:07:20
Faltou o link  :D

https://www.dpreview.com/reviews/image-comparison/fullscreen


Eu abri os RAWs, principalmente o de 1.8Gb no Photoshop e gostei bastante  :ok:


Mostra que é perfeitamente possível termos câmeras FF de, pelo menos, 120MPix  :ok: :ok:
É, porém se você acompanhou o vídeo é praticamente inutilizavel o recurso.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #63 Online: 07 de Novembro de 2019, 12:55:47
É, porém se você acompanhou o vídeo é praticamente inutilizavel o recurso.

Tem limitações, mas eu não diria inutilizável.

Não vi o vídeo, não sei quanto tempo demora pra fazer todas as exposições do pixel shift.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #64 Online: 07 de Novembro de 2019, 13:37:07
Para elucidar o ponto:

https://www.answers.com/Q/How_many_megapixels_would_it_take_to_equal_a_35mm_film_maximum_quality


Bem off-topic mas...

Essa comparação é um debate sem fim. Depende de tantas coisas que o melhor mesmo é fazer um teste visual no final e ver se o resultado agrada, pois a maioria das pessoas não são tão críticas com resolução bruta quanto alguns poucos hiper exigentes.

Filme é diferente. Ponto.
O filme é um processo analógico de ponta a ponta. Se por no meio alguma etapa digital, seja o escaneamento ou a impressão, o que você terá no final não é a medida da qualidade da imagem do filme e sim o somatório dos problemas de todos os processos. Isso se chama propagação de erros.

Depende do tipo de filme, da objetiva usada, da qualidade ótica do scanner (esses de mesa são todos uma merda), do fator de compressão na imagem, do numero de bits e da qualidade da eventual impressão final que introduz mais um monte de outras variáveis, como tipo de tinta, tipo de papel, calibração do perfil de cores, e da própria impressora em si.

O DR de um filme é diferente. A disposição dos grãos é aleatória em vez de linear como o arranjo dos pixeis (por isso que no filme não tem moiré), não tem interpolação de cores nem alias, nem color-alias.

Só que quando se digitaliza um filme, um montão de características não originais do filme são introduzidas no pacote.

O único jeito de se comparar um filme com uma imagem digital é visualmente.

Arranje uma mesa de luz boa, com temperatura e intensidade de cor corretas, e uma lupa profissional da Schneider, Bausch&Lomb, Leica, Rodentock ou coisa do tipo, senão vai ter um monte de distorção e de aberração cromática. Lupa chinesa de $10 não serve. Olhe diretamenbte o filme pela lupa.

Compare com a imagem digital na tela de um BOM monitor, calibrado.

Aí sim tire as (suas próprias) conclusões. É o tipo da coisa que só fazendo para saber.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2019, 13:38:16 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 07 de Novembro de 2019, 13:50:04

Bem off-topic mas...

Essa comparação é um debate sem fim. Depende de tantas coisas que o melhor mesmo é fazer um teste visual no final e ver se o resultado agrada, pois a maioria das pessoas não são tão críticas com resolução bruta quanto alguns poucos hiper exigentes.

Filme é diferente. Ponto.
O filme é um processo analógico de ponta a ponta. Se por no meio alguma etapa digital, seja o escaneamento ou a impressão, o que você terá no final não é a medida da qualidade da imagem do filme e sim o somatório dos problemas de todos os processos. Isso se chama propagação de erros.

Depende do tipo de filme, da objetiva usada, da qualidade ótica do scanner (esses de mesa são todos uma merda), do fator de compressão na imagem, do numero de bits e da qualidade da eventual impressão final que introduz mais um monte de outras variáveis, como tipo de tinta, tipo de papel, calibração do perfil de cores, e da própria impressora em si.

O DR de um filme é diferente. A disposição dos grãos é aleatória em vez de linear como o arranjo dos pixeis (por isso que no filme não tem moiré), não tem interpolação de cores nem alias, nem color-alias.

Só que quando se digitaliza um filme, um montão de características não originais do filme são introduzidas no pacote.

O único jeito de se comparar um filme com uma imagem digital é visualmente.

Arranje uma mesa de luz boa, com temperatura e intensidade de cor corretas, e uma lupa profissional da Schneider, Bausch&Lomb, Leica, Rodentock ou coisa do tipo, senão vai ter um monte de distorção e de aberração cromática. Lupa chinesa de $10 não serve. Olhe diretamenbte o filme pela lupa.

Compare com a imagem digital na tela de um BOM monitor, calibrado.

Aí sim tire as (suas próprias) conclusões. É o tipo da coisa que só fazendo para saber.
Perfeito!

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 07 de Novembro de 2019, 16:10:54
Ok, sem entrar no mérito da utilidade do recurso

O que se mostrou é que a lente 85mm, em 5.6, não só aguenta 61Mpix mas, no "shift", vai muito além dos 61Mpix :ok:

E aí está a resposta à uma questão do tópico onde questionamentos a capacidade dos engenheiros da Sony em função de depoimentos de mulekada de site e yutubi. Os arautos de uma "Física Internautica"(que não tem base científica)
Na verdade não, isso aí só demonstra o poder de processamento da câmera.

Já viu como são feitas essas fotos de alta resolução? São várias fotos.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #67 Online: 14 de Novembro de 2019, 18:45:46
Comentando o lançamento dessa câmera. Achei que a Sony agora tem emplacado a filosofia Japonesa de melhoria contínua. Ainda tem coisas "bizarras" perante a concorrência e pedidos de usuários para serem corrigidas como um Touch Screen 100% funcional e repensar o menu (eu já não reclamos mais do menu após 7 meses no mundo Sony). Contudo, melhoraram a ergonomia, colocar um EVF top de linha, trouxeram o AF aos níveis de Sony A9 ou superior....

Devo ìr na Best Buy por esses dias para dar uma conferida como ficou no mundo real. Eu ainda preciso baixar alguns arquivos RAW para ver como ficou a questão de cores da Sony. Não que seja ruim, pelo contrário, mas as cores saem muito mais cruas e flat o que requerem mais tratamento na pós.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #68 Online: 15 de Novembro de 2019, 01:00:15
Olha... depois da A7R IV, eu passei, pela primeira vez, a lamentar não ter ido ao ML Sony...

É uma questão do quanto a empresa pretende investir e ser líder

contra outras que pisaram no freio e sabe-se lá quando assumirão a ponta de novo...
Tirando os detalhes que eles poderiam ter feito e não fizeram, achei que eles moveram na direção certa. Em compensação já acho que na A9II eles foram muito econômicos.... esperava mais coisa. De qualquer maneira, Sony e Fuji não tem brincado em serviço.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #69 Online: 15 de Novembro de 2019, 11:13:28
A Sony construiu um império na área de sensores. Hoje eles tem um market share estupidamente alto para todos os tamanhos de sensores de imagem.
Contudo, é difícil falar como é essa relação da Nikon com a Sony. Eu ainda acredito que a Sony trata a Nikon como um cliente qualquer dessa divisão, ou seja, a Nikon coloca seus inputs, a Sony mostra as tendências e tecnologias e eles chegam a um acordo de fabricação (volume x preço).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 15 de Novembro de 2019, 11:16:24
A não ser que haja alguma trava contratual junto à Sony, a Nikon pode experimentar sensores de qq fabricante, inclusive da Panasonic, a arqui rival da Sony.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 15 de Novembro de 2019, 11:24:02
A não ser que haja alguma trava contratual junto à Sony, a Nikon pode experimentar sensores de qq fabricante, inclusive da Panasonic, a arqui rival da Sony.
Samsung e Fuji estão trabalhando num sensor novo, muita gente anda incomodada com essa dominância da Sony pelo visto, mas acho que independente disso, hoje a jogada dos fabricantes está mais no processamento de imagem do que na captura propriamente dita.



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #72 Online: 15 de Novembro de 2019, 11:29:27
A não ser que haja alguma trava contratual junto à Sony, a Nikon pode experimentar sensores de qq fabricante, inclusive da Panasonic, a arqui rival da Sony.
Eu achava que o sensor da Panasonic FF era Sony. Se não é, precisa ver se a Panasonic teria interesse em vender para a Nikon e se teriam capacidade de fornecer no volume necessário.

Essas empresas japonesas tem no seu mercado de câmeras só uma pequena parcela do lucro. Estive em algumas unidades européias da empresa onde trabalho. Em duas dela (Alemanha e Bélgica) tinha CT Scan da Nikon. Cada equipamento custa 700 mil dólares e esse tipo de aplicação tem se tornado cada vez mais comum na indústria. Nikon hoje rivaliza com a Zeiss e GE. Tudo isso é para dizer que o CEO e o conselho olham para todos os business e podem ter perdido o foco na área de fotografia o que deixou mais solto para algum louco menos preparado do ponto de vista de Estratégia/R&D para tomar a decisão que guiou os Engenheiros nos últimos anos. Os produtos que foram lançados recentementes são frutos de decisões de anos atrás. A questão é: o que estão decidindo agora que vai impactar daqui 2/3 anos? Será que vai ter dado tempo para avaliar o correto caminho e voltar no Market Share que tinha? A marca ainda tem muito prestígio mas se não reagir rápido pode cair no esquecimento das novas gerações de fotógrafos que estão chegando. Por isso que o sensor, nesse momento, é o que menos preocupa a Nikon.

Nossa... que viagem off topic.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #73 Online: 15 de Novembro de 2019, 11:39:06
Concordo plenamente e esta câmera de 61 Mpix com Pixel-Shit de 16 fotos é uma demonstração de tecnologia maravilhosa.

Quando achávamos que a A9 seria o máximo e a Sony ia sossegar, ela faz esse lançamento sensacional para produtos e estúdio.  :worship:

Enquanto os outros freiaram ou ficaram com seus times de desenvolvimento, se perdendo, discutindo vários tamanhos de bocais e gastando investimentos em vários padrões internos (que concorrem entre si), a Sony acelerou com tudo, investindo no que ela já tinha

Isso a destacou demais.
Não é o fim do mundo mas se a Sony melhorar seu algoritmo e conseguir trazer a mesma performance de cores e AWB da Canikon, vai ser mais uma grande jogada.
Para quem está acostumado com sensores Sony/Nikon, é difícil migrar e não ter a recuperação de sombras que elas oferecem. Para fotografia de imóveis e landscape, faz muita diferença (a não ser que bracketing seja uma opção).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 15 de Novembro de 2019, 11:46:28
Eu achava que o sensor da Panasonic FF era Sony. Se não é, precisa ver se a Panasonic teria interesse em vender para a Nikon e se teriam capacidade de fornecer no volume necessário.

Essas empresas japonesas tem no seu mercado de câmeras só uma pequena parcela do lucro. Estive em algumas unidades européias da empresa onde trabalho. Em duas dela (Alemanha e Bélgica) tinha CT Scan da Nikon. Cada equipamento custa 700 mil dólares e esse tipo de aplicação tem se tornado cada vez mais comum na indústria. Nikon hoje rivaliza com a Zeiss e GE. Tudo isso é para dizer que o CEO e o conselho olham para todos os business e podem ter perdido o foco na área de fotografia o que deixou mais solto para algum louco menos preparado do ponto de vista de Estratégia/R&D para tomar a decisão que guiou os Engenheiros nos últimos anos. Os produtos que foram lançados recentementes são frutos de decisões de anos atrás. A questão é: o que estão decidindo agora que vai impactar daqui 2/3 anos? Será que vai ter dado tempo para avaliar o correto caminho e voltar no Market Share que tinha? A marca ainda tem muito prestígio mas se não reagir rápido pode cair no esquecimento das novas gerações de fotógrafos que estão chegando. Por isso que o sensor, nesse momento, é o que menos preocupa a Nikon.

Nossa... que viagem off topic.
Micro 4/3 era, FF não sei..., porem pelo que sei, a Panasonic tem os próprios sensores nas filmadoras, e além dela tem varias outras empresas que possuem tecnologia para fabricar, como a Samsung e outros, neste sentido a Nikon pode perfeitamente encomendar de outros.

Sim, o mercado de cameras deve ser pequeno, para essas empresas, a Canon por exemplo, aqui no BR é comum dentro de uma clinica de oculista encontrar vários aparelhos Canon...
Conhecimento importa mais que equipamento.