Autor Tópico: Viewfinder e Liveview DSLR  (Lida 3298 vezes)

ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 18 de Julho de 2019, 09:02:06
Bom dia.

Sempre usei o viewfinder nos eventos e ensaios. Acontece que minhas câmeras erram bastante. Como sei que ela vai errar, faço 3 fotos pra garantir e eu foco nos pontos de contraste pra ter maior probabilidade de acerto. Em certos lugares  a noite é pior, pois costumam usar cortinas de led e a câmera teima em focar nas luzes no fundo.

Acontece que meio sem querer resolvi usar o liveview e a câmera não erra. Cara .. fiquei feliz da vida, porém é super lento o que acho inviabilizar o trabalho.

Tenho uma t2i e uma t5 com lentes 24mm STM e 50mm STM.

Pesquisei bastante desde ontem e não encontrei uma resposta específica pro que busco:
Me veio duas ideias que seria pegar uma EOS M (a primeira versão) pra começar no mundo mirrorless ou uma t4i ou t5i porque parece que elas tem a função de reconhecer o rosto e focar nele na função do liveview. Coisa que talvez ajudasse no foco.

Os outros sistemas de mirrorless achei muito caro.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2019, 09:28:21
Tem algum erro de configuração no seu foco, porque não pode errar tanto. Você deixa um ponto ativo ou a câmera escolhe o ponto na hora da foto ?
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2019, 09:28:53
Bem vindo ao dilema.

Recomendo pegar uma DSLR melhor, como T5i, que tenha pontos de foco cruzado, antes de desistir do viewfinder.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2019, 09:34:12
Eu só uso o ponto central que é mais preciso e reenquadro. Só nessa técnica eu sei que já tira um pouco do foco, mas não a ponto de errar tanto. Pior que todas as câmeras que já tive da canon erram a noite.

Mas pra não por a culpa na câmera, eu faço assim:

Foco no ponto de contraste. Quando estou próximo das pessoas, foco no rosto ou na roupa mesmo. Desde que haja a diferença de cores, pretos e brancos.

Quando a pessoa está longe o foco se perde mais fácil. A câmera teima em focar em um ponto que não escolhi. Geralmente mais atrás é isso acontece com maior frequência a noite é quando tem luzes atrás piora.

« Última modificação: 18 de Julho de 2019, 09:42:28 por ferreirinha »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2019, 09:36:53
Tem coisa errada ai.

Você esta usando a seleção de pontos de foco no automático, deixando a câmera decidir onde focar? Ou usando o central (ou algum outro no manual)?

Pelo que você escreveu acima, tudo leva a crer que você usa a seleção automática, se for isso, sugiro alterar para o ponto central e testar, pois nem mesmo a 50mm antiga da Canon na minha velha T1i, errava foco na razão 3x1

Se você estiver usando os pontos de foco no auto, nem mesmo uma 1Dx vai te dar resultado diferente do que esta tendo com sua câmeras.
« Última modificação: 18 de Julho de 2019, 09:39:34 por Roberto Dellano »


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2019, 09:37:41
Quando estou próximo das pessoas é mais fácil acertar o foco e erros acontecem com mais frequência usando a 24mm.

Tento sempre me aproximar pra fazer fotos mais próximo pra ajudar a câmera a acertar onde quero.

« Última modificação: 18 de Julho de 2019, 09:43:41 por ferreirinha »


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2019, 09:38:42
Tem coisa errada ai.

Você esta usando a seleção de pontos de foco no automático, deixando a câmera decidir onde focar? Ou usando o central (ou algum outro no manual)?

Pelo que você escreveu acima, tudo leva a crer que você usa a seleção automática, se for isso, sugiro alterar para o ponto central e testar, pois nem mesmo a 50mm antiga da Canon na minha velha T1i, errava foco na razão 3x1

Se você estiver usando os pontos de foco no auto, nem mesmo uma 1Dx vai te dar resultado diferente do que esta tendo com sua câmeras.


Uso o ponto de foco central sempre. Que é o mais preciso


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2019, 09:51:26
Eu só uso o ponto central que é mais preciso e reenquadro. Só nessa técnica eu sei que já tira um pouco do foco, mas não a ponto de errar tanto. Pior que todas as câmeras que já tive da canon erram a noite.

Mas pra não por a culpa na câmera, eu faço assim:

Foco no ponto de contraste. Quando estou próximo das pessoas, foco no rosto ou na roupa mesmo. Desde que haja a diferença de cores, pretos e brancos.

Quando a pessoa está longe o foco se perde mais fácil. A câmera teima em focar em um ponto que não escolhi. Geralmente mais atrás é ida do acontece com maior frequência a noite é quando tem luzes atrás piora.

Lendo isso eu me lembrei da 50D, desgraça de câmera, a noiva já tinha dado uns 5 passos no corredor e o foco ficava lá porta da igreja. Quanto mais GA e quanto mais distante, mais ela errava, Trabalhei com 3 exemplares, as 3 eram a mesma merd*. Já ouvi relatos de 60D fazendo o mesmo, mas tive uma e era cravada.

Com a lente do kit elas fazem isso também?


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2019, 09:58:28
Lendo isso eu me lembrei da 50D, desgraça de câmera, a noiva já tinha dado uns 5 passos no corredor e o foco ficava lá porta da igreja. Quanto mais GA e quanto mais distante, mais ela errava, Trabalhei com 3 exemplares, as 3 eram a mesma merd*. Já ouvi relatos de 60D fazendo o mesmo, mas tive uma e era cravada.

Com a lente do kit elas fazem isso também?

18-55 stm também.  Quanto mais ga mais erra foco e principalmente a distância.

Eu já pensei se o problema sou eu, pesquisei muito, mas a conclusão que cheguei foi que ela se confunde no foco. Isso é o que eu acho.

Geralmente o foco fica atrás.

E nas lentes com distâncias focais para retrato como a 50mm, não acontece isso. Ela é bem precisa. Mais fácil errar pela profundidade de campo e o movimento das pessoas


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2019, 10:19:22
Tem coisa errada mesmo. Acho que nenhuma câmera pode ser tão imprecisa.
Pelo que entendi você usa sempre foco em 1 ponto somente. Ponto central.
Qual modo de AF? AI Servo? One Shot?
No primeiro não será a câmera errando, e sim você. Pois ao escolher o foco e reenquadrar, a câmera irá deslocar o PF por estar em AI Servo.

No segundo, se o PLANO DE FOCO, não ponto, PLANO, for deslocado demais, você terá parte das pessoas em foco e parte fora (no caso de grupo). Você pode calcular isso com alguns apps de hiperfoco e cálculo de DoF, como o DoFcalc. Veja, pelas aberturas e DF que você usa mais, quais são suas margens de trabalho.
Eu não gosto de ficar PRESO ao ponto de foco central. Tá, minhas duas câmeras tem AF consideravelmente melhor que as que você citou. Mas mesmo tendo um trabalho frenético de definição de foco, prefiro deslocar ele pro ponto de AF mais próximo.
 


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2019, 10:32:32
Tem coisa errada mesmo. Acho que nenhuma câmera pode ser tão imprecisa.
Pelo que entendi você usa sempre foco em 1 ponto somente. Ponto central.
Qual modo de AF? AI Servo? One Shot?
No primeiro não será a câmera errando, e sim você. Pois ao escolher o foco e reenquadrar, a câmera irá deslocar o PF por estar em AI Servo.

No segundo, se o PLANO DE FOCO, não ponto, PLANO, for deslocado demais, você terá parte das pessoas em foco e parte fora (no caso de grupo). Você pode calcular isso com alguns apps de hiperfoco e cálculo de DoF, como o DoFcalc. Veja, pelas aberturas e DF que você usa mais, quais são suas margens de trabalho.
Eu não gosto de ficar PRESO ao ponto de foco central. Tá, minhas duas câmeras tem AF consideravelmente melhor que as que você citou. Mas mesmo tendo um trabalho frenético de definição de foco, prefiro deslocar ele pro ponto de AF mais próximo.

Uso one shot, faço sim a técnica de focar em reenquadrar, mas em 24mm mesmo em 2.8 a área de foco deve ser grande o suficiente para a pessoa estar em foco.

Mas não é que isso ocorra direto. Ocorre sempre, em todos os eventos, mas eu notei que quando me aproximo do assunto e deixo uma distância das pessoas para o fundo, o foco é bem preciso. Quando faço de um grupo de pessoas grande e tento pegar o corpo inteiro delas as chances de ela focar atrás aumenta. Mesmo focando nos pontos de contraste. Então faço mais fotos pra garantir.

A maior questão é que pelo live viés acerta sempre. Não tem 1 erro.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2019, 10:52:41
Entendi. Sim. Você tem razão. A DoF deveria ser grande o suficiente. É normal que quanto maior a sua distância do objeto, mais chances de erro de AF.
Mas não dá pra aceitar erros com você a 3m do assunto.

Dá uma olhada nas C.Fn da sua câmera. Não sei se tem isso nas duas. Mas na parte de AF tem como definir a prioridade no 1º AF. Você escolhe ENTRE velocidade e precisão. Joga tudo pro lado pra precisão. Isso já diz tudo. Pra mim explica por que ela foca mais rápido no VF porém erra mais. Enquanto demora no LV, mas erra menos. Os dois AF tem configs diferentes. E infelizmente você terá que fazer uma escolha aí.
« Última modificação: 18 de Julho de 2019, 10:53:07 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2019, 10:53:43
Só me tire uma duvida, tem problema mesmo usando o foco central e sem reenquadrar?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2019, 11:03:27
Só me tire uma duvida, tem problema mesmo usando o foco central e sem reenquadrar?

Não acontece sempre. Tem um buffet aqui que eu odeio.. Quando vou pra ele já me preocupo o triplo com o foco.

Digamos que eu esteja fotografando um grupo de pessoas, a noite, com uma distancia de 5 metros para elas, usando o ponto central.. nesse caso nem preciso reenquadrar.. mas se eu fizer 3.. digamos que 1 está fora de foco ou duas.. ela teima em focar nos leds que estão no fundo...

Mas esse não é nem o ponto exato do tópico.. acontece que experimentei o live view e brincadeira.. não erra uma vez.. foco é perfeito. Porém uso DSLR e é lento, mas tão lento que inviabiliza usar. Até ela achar o foco demora pra caramba.

Pensei em pegar a t4i ou t5i e usar o lcd pra focar ou se vale a pena eos M em eventos.


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2019, 11:05:48
Entendi. Sim. Você tem razão. A DoF deveria ser grande o suficiente. É normal que quanto maior a sua distância do objeto, mais chances de erro de AF.
Mas não dá pra aceitar erros com você a 3m do assunto.

Dá uma olhada nas C.Fn da sua câmera. Não sei se tem isso nas duas. Mas na parte de AF tem como definir a prioridade no 1º AF. Você escolhe ENTRE velocidade e precisão. Joga tudo pro lado pra precisão. Isso já diz tudo. Pra mim explica por que ela foca mais rápido no VF porém erra mais. Enquanto demora no LV, mas erra menos. Os dois AF tem configs diferentes. E infelizmente você terá que fazer uma escolha aí.


Essa configuração nunca vi e primeira vez que leio sobre. Vou procurar.

No live view que é foco por contraste elas são perfeitas. Não erram uma.. problema é lento.. igual uma tartaruga.