Autor Tópico: Céu Estourado em Ensaio Externos  (Lida 5517 vezes)

Matheus Yan Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Julho de 2019, 20:15:16
Olá, boa noite.

Gostaria de dicas pra fazer ensaio externos sem estourar o fundo das fotos como o CÉU.
Isso me incomoda nas fotos ao ar livre. Obrigado


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2019, 20:19:04
Olá, boa noite.

Gostaria de dicas pra fazer ensaio externos sem estourar o fundo das fotos como o CÉU.
Isso me incomoda nas fotos ao ar livre. Obrigado
Se você tiver uma câmera com bom alcance dinâmico ou souber usar muito bem o flash isso se resolve fácil.

Porém se você não dominar flash e não tiver uma câmera com excelente alcance dinâmico  fica muito difícil contornar, até porque o céu vai ficar estourado se você fizer fotos em situação de contra-luz, eu particularmente prefiro pegar o sol sempre de lado.

Em tempo: Você pode também fazer uso de rebatedores.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 21 de Julho de 2019, 20:20:57 por cfcsosa »


Matheus Yan Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2019, 20:30:03
Se você tiver uma câmera com bom alcance dinâmico ou souber usar muito bem o flash isso se resolve fácil.

Porém se você não dominar flash e não tiver uma câmera com excelente alcance dinâmico  fica muito difícil contornar, até porque o céu vai ficar estourado se você fizer fotos em situação de contra-luz, eu particularmente prefiro pegar o sol sempre de lado.

Em tempo: Você pode também fazer uso de rebatedores.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk


Obrigado, estou faz pouco tempo fotografando, tenho t5i e ainda não comprei um flash, estou vendo um de custo beneficio para poder comprar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2019, 20:34:03
Obrigado, estou faz pouco tempo fotografando, tenho t5i e ainda não comprei um flash, estou vendo um de custo beneficio para poder comprar.
Tenta direcionar a(o) modelo sempre em 45 graus em relação ao sol:

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2019, 08:32:32
Você pode usar um rebatedor também pra iluminar melhor o modelo e não ter que sacrificar o céu. No Aliexpress você compra um rebatedor de 60cm por uns 50R$


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2019, 08:45:56
Fotografe a favor do Sol, se vc colocar o modelo de frente pro sol, usando como luz principal o ceu estará na mesma "fotometria", já no contraluz pra expor o céu vc terá que subexpor o modelo, ai recupera na pós ou usa algum artifício, rebatedor ou flash.
Lembre-se, quando usa um flash vc pode mudar a fonte de luz de lugar, no caso do sol é vc que tem que se movimentar pra chegar no resultado que deseja.

Um exemplo que me refiro é essa foto, veja que o sol é quase frontal, por isso o céu fica sem "excesso" de luz.


Já se for um contraluz e quer o céu sem estouros exagerados, vc precisa subexpor o resto, fotometrar no céu.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2019, 10:25:06
Rebatedor é uma opção fácil de usar e barata.
Os colegas já te deram informações preciosas que devem te ajudar bastante.
Outra dica é fotometrar também o céu. Cuide pra não passar de +2 na fotometria dele. Nesse nível você consegue corrigir na pós sem grandes problemas.


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2019, 14:56:10
Rebatedor é uma opção fácil de usar e barata.
Os colegas já te deram informações preciosas que devem te ajudar bastante.
Outra dica é fotometrar também o céu. Cuide pra não passar de +2 na fotometria dele. Nesse nível você consegue corrigir na pós sem grandes problemas.
Lembrando agora de uma opção que não sei se funciona pra ensaios, mas é a opção de HDR, pelo menos é algo que tem na T6i, onde a câmera tira instantaneamente 3 fotos com exposições diferentes, aí no Lightroom é só juntar as tres fotos, ele tem uma opção pra fazer isso. Ja usei em fotografia de arquitetura onde precisei recuperar o céu. Tem esse video aqui do Heitor, onde ele chama essa função de Bracting (ou algo parecido): https://www.youtube.com/watch?v=JFa60xKa_Tc&t=278s


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2019, 15:37:22
Fotometre em matricial deixando o fotômetro em -1... use flash fora da câmera há mais ou menos 1 metro do modelo para iluminar a pessoa. O céu ficará azul e o modelo iluminado, comigo funciona bem. Exemplo com o céu subexposto:

foto-203 by Chefferson Amaro, no Flickr

Exemplo com o céu um pouco estourado (propositalmente) ... flash fora da câmera a +- 60 graus do modelo e distância de +- 1 metro .

foto-201 by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 22 de Julho de 2019, 15:43:08 por cheferson »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2019, 16:57:51
Escolher um dia de céu limpo é importante tb. Céu nublado acaba difundido a luz do sol e acaba não tendo mto o que fazer.


Matheus Yan Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2019, 22:30:41
Obrigado a todos que me deram ideias e dicas! :clap: :)