Autor Tópico: Ajuda em restauração de imagem  (Lida 12533 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Online: 24 de Julho de 2019, 18:21:57
Boa tarde pessoal!

Estou precisando de ajuda para recuperar uma imagem antiga e bem deteriorada.

Recentemente estive em uma comunidade indígena na Colômbia, fronteira com o Brasil, no alto Rio Negro. Estava fazendo fotografias para as famílias que quisessem uma lembrança, pois a maioria não tem fotos, e uma senhora me trouxe esta foto antiga e pediu se eu conseguia recuperar, pois está se desmanchando e é a única fotografia que tem dos filhos pequenos.
Infelizmente eu não tenho nenhuma noção de como fazer este tipo de trabalho, por isso estou postando aqui no fórum caso haja uma boa alma disposta a fazer uma boa ação e me ajudar nesta tarefa.
Depois de pronta vou mandar revelar e dar um jeito de enviar para eles, se não pessoalmente através de um conhecido que frequentemente vai para aqueles lados.

A fotografia é esta abaixo. Se alguém se dispor a recuperar eu envio o arquivo RAW.

_DSC9149 by leandro reichert, no Flickr

Desde já agradeço a quem possa ajudar e caso tenham alguma dúvida estou a disposição (até domingo, depois desta data volto a subir o rio e fico totalmente sem internet).


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2019, 20:00:54
Dá uma procurada em artigos que falam sobre esse tipo de restauração, acredito que seja um processo parecido com colorização de imagens PB, mas usando ferramentas de retoque...

Essas faixas que aparecem na imagem estão no papel? :ponder:

É o que falo pra todo mundo na minha família, se você joga o negativo fora achando que está guardando o mais importante vai se dar mal uma hora! Com o negativo em mãos seria muito mais fácil.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2019, 21:06:37
Dá uma procurada em artigos que falam sobre esse tipo de restauração, acredito que seja um processo parecido com colorização de imagens PB, mas usando ferramentas de retoque...

Essas faixas que aparecem na imagem estão no papel? :ponder:

É o que falo pra todo mundo na minha família, se você joga o negativo fora achando que está guardando o mais importante vai se dar mal uma hora! Com o negativo em mãos seria muito mais fácil.

Obrigado por responder ao tópico, Lucas! Sua ideia é boa mas no momento estou com acesso bem restrito a internet para conseguir baixar o PS e tutoriais para aprender a fazer restaurações. Utilizo apenas o LR para minhas fotos.

Você está corretíssimo quanto a guardar os negativos das fotos, mas esse pessoal a situação é diferente. Eu não sei quem tirou a foto e com qual máquina, pois certamente não era deles pois não tem acesso a esse tipo de coisa na comunidade indígena.
Tudo q ela soube me dizer foi que um professor imprimiu esta foto pra eles há alguns anos, a foto está impressa em papel comum, igual folha de ofício e eles colaram sobrem um papel mais rígido. As listras estão no papel mesmo.

 :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2019, 07:58:00
Pois eu ia dizer que parece impressão jato de tinta.
Essa foto vai realmente se acabar.
O estado dela já é bem ruim.
De difícil recuperação.
Um trabalho desse deve demorar dias pra ficar bom. Eles podem tentar selar essa foto dentro de um saco plástico pra tentar fazer ela durar um pouco mais.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2019, 08:01:22
Acho que é mais fácil descobrir quem tirou essa foto e ver se tem ela ainda do que restaurar :ponder:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2019, 08:06:56
Eu diria que até seria possível se fosse uma impressão fotográfica. Dá um trabalho gigantesco. Mas dá pra fazer.
Agora a impressão jato de tinta é mais difícil ainda. Por que as cores muitas vezes são formadas por um pontilhado chatíssimo de reproduzir.
Como disse, seria um trabalho possivelmente de dias. Com certeza de muitas horas ininterruptas.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2019, 09:34:33
Acho que é mais fácil descobrir quem tirou essa foto e ver se tem ela ainda do que restaurar :ponder:

Infelizmente esta não é uma opção.  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2019, 09:43:07
Eu diria que até seria possível se fosse uma impressão fotográfica. Dá um trabalho gigantesco. Mas dá pra fazer.
Agora a impressão jato de tinta é mais difícil ainda. Por que as cores muitas vezes são formadas por um pontilhado chatíssimo de reproduzir.
Como disse, seria um trabalho possivelmente de dias. Com certeza de muitas horas ininterruptas.

Acredito mesmo, Nando, que leve muito tempo para ficar realmente bom, mas uma edição simples recuperando um pouco a qualidade já ajuda muito, não há necessidade de ser um trabalho perfeito.


Pois eu ia dizer que parece impressão jato de tinta.
Essa foto vai realmente se acabar.
O estado dela já é bem ruim.
De difícil recuperação.
Um trabalho desse deve demorar dias pra ficar bom. Eles podem tentar selar essa foto dentro de um saco plástico pra tentar fazer ela durar um pouco mais.

Sim, o estado da foto já está bem ruim, o que é agravado pelo fato de estar impresso em papel comum e pela umidade da região. Sem dúvidas é um trabalho difícil, já imaginava isto. Quando ela me pediu se era possível restaurar falei que não fazia ideia de como recuperar imagens, já que não trabalho com PS, mas que tentaria ajudar de alguma forma, pois é o único registro que ela tem dos filhos nesta idade, e ao que me parece a única fotografia que tem dos filhos.

Caso não encontre ninguém disposto a ajudar, vou corrigir como consigo no próprio Lightroom e fazer uma nova impressão em papel fotográfico, ao menos vai durar mais um bom tempo.


ps: alguém conhece algum fórum de edição de imagens, pode ser gringo, onde eu possa encontrar alguma pessoa que se disponha a fazer uma boa ação por esta família?
ps2: apenas para deixar claro, não estou ganhando nada com isto, pelo contrário, vou fazer a impressão da foto (esta e mais duas que fiz das crianças) e presentear esta família pois eles vivem em condições bem precárias e em uma região bem isolada da floresta amazônica, a cidade mais próxima fica a 3 dias de barco e ainda assim é uma cidade que não dispõe de boa infraestrutura.

Abraços


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2019, 13:13:31
ps: alguém conhece algum fórum de edição de imagens, pode ser gringo, onde eu possa encontrar alguma pessoa que se disponha a fazer uma boa ação por esta família?
ps2: apenas para deixar claro, não estou ganhando nada com isto, pelo contrário, vou fazer a impressão da foto (esta e mais duas que fiz das crianças) e presentear esta família pois eles vivem em condições bem precárias e em uma região bem isolada da floresta amazônica, a cidade mais próxima fica a 3 dias de barco e ainda assim é uma cidade que não dispõe de boa infraestrutura.

Abraços

https://iphotochannel.com.br/criatividade-fotografia/as-impressionantes-restauracoes-de-fotografia-de-tetyana-dyachenko

Cara, esse é um trabalho demorado e minucioso, e certamente quem for fazer irá te cobrar.
Tem como fazer mas vai além de saber usar o Ps.


Ali Tuna

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2019, 13:00:19
por favor me diga mais tarde qual método de restauração você escolheu e o resultado do trabalho.  Desde que é muito interessante.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2019, 14:22:41
por favor me diga mais tarde qual método de restauração você escolheu e o resultado do trabalho.  Desde que é muito interessante.

Amigo, vou só dar um tapa na imagem no LR mesmo e mandar imprimir, pois não sei usar PS. Ao menos a família terá uma cópia em papel fotográfico pois a original está se deteriorando.  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2019, 17:48:42
Tem uma ferramenta que já foi assunto aqui no fórum:
https://www.digitaltrends.com/photography/nvidia-inpainting-ai-healing-brush-tool/

Mas concordo, restauração é trabalho minucioso e detalhista.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2019, 08:29:58
Expectativa.

Acho q se relaciona com expectativa.
Uma grande amiga me pediu pra restaurar uma foto antiga dela. A foto tava pequena e não tinha como fotografar de novo. Fiz o restauro rápido, eu achei meio ruim, tive q interpolar. Achei ruim
Ela amou.
Ela não via pixel, nem nada, ela via apenas a imagem dos entes queridos dela.

Acho q qualquer trabalho w vc possa fazer vai ser de grande valia pra pessoa!
« Última modificação: 25 de Setembro de 2019, 08:30:52 por galeno »
Nikon D810


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2019, 10:23:27
Expectativa.

Acho q se relaciona com expectativa.
Uma grande amiga me pediu pra restaurar uma foto antiga dela. A foto tava pequena e não tinha como fotografar de novo. Fiz o restauro rápido, eu achei meio ruim, tive q interpolar. Achei ruim
Ela amou.
Ela não via pixel, nem nada, ela via apenas a imagem dos entes queridos dela.

Acho q qualquer trabalho w vc possa fazer vai ser de grande valia pra pessoa!

Com certeza. Já imprimi a foto em papel fotográfico e essa semana vou enviar para a comunidade através de uma pessoa que está indo para lá. Tenho certeza que ficarão muito felizes.