Autor Tópico: Fotógrafo condenado a indenizar...  (Lida 16814 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 26 de Julho de 2019, 11:30:28
Mais um caso...
https://fhox.com.br/news/fotografo-tera-que-indenizar-cliente-porque-ela-nao-gostou-do-resultado-das-fotos-de-aniversario/?utm_campaign=fhox_drops_-_26072019&utm_medium=email&utm_source=RD+Station&fbclid=IwAR0-xtj2bSNhBBjPheK1iINQcowB0DQJ-NoYimn-VdZiYhF4P-xECThVSaI

Destacando:
Citação de: FHOX
A julgar pela quantidade de matérias recentes em situações similares. Está claro que cresce a jurisprudência contra fotógrafos em diversas situações. Abrindo um precedente para mais ações desse tipo e servindo de alerta aos profissionais brasileiros. Lá fora esses casos são muito comuns. E agora a jurisprudência avança no Brasil. Aproveite e ouça o episódio do FHOXCast falando sobre esse caso e outros clicando aqui: http://bit.ly/ProcessoFotografoFhoxCast

Independente do caso, podemos resumir que hoje não da pra fazer mais nada sem um contrato bem redigido.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2019, 11:57:20
Calma que já aparecem os que dizem que nunca tiveram problemas.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2019, 16:40:47
Rapaz.... vou colocar logo isso no meu contrato "sem reembolso" kkkkk


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2019, 17:15:17
Calma que já aparecem os que dizem que nunca tiveram problemas.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Nunca tive problemas!  :D

Brincadeiras à parte, já tive uma reclamação uma vez de uma mãe com as fotos do aniversário infantil da filha dela. Ela disse que eu não a surpreendi!
Sorte que a pouco tempo eu tinha colocado uma cláusula assim no meu contrato:

"11.4.   O CONTRATANTE se declara ciente do estilo artístico e técnico do CONTRATADO, através de portfólio online e impresso, não cabendo interferência do CONTRATANTE no resultado das fotos."

Citei esse ponto pra ela e ela concordou, disse que eu entreguei realmente o que ela tinha contratado, mas que esperava MAIS e eu não a surpreendi. Pedi mil desculpas e até entreguei mais fotos que o combinado, até mesmo um pequeno brindezinho na entrega do DVD.

Agora, não sei se por exemplo uma cláusula como essa seria atropelada ou não pelo juiz num caso desses. Eu ficaria putasso com um argumento desses, principalmente em balada de casamento eu corto cabeça de um moooonte de gente, além de pegar uma ou outra expressão hilária deles enquanto dançam... Mas esse é o meu estilo... tá no meu portfolio, tá nos meus álbuns...

Uma coisa que não entendi nessa matéria, e o EXIF das fotos com o horario delas, não foi usado como prova?
« Última modificação: 26 de Julho de 2019, 17:16:56 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2019, 17:52:10
Nunca tive problemas!  :D

Brincadeiras à parte, já tive uma reclamação uma vez de uma mãe com as fotos do aniversário infantil da filha dela. Ela disse que eu não a surpreendi!
Sorte que a pouco tempo eu tinha colocado uma cláusula assim no meu contrato:

"11.4.   O CONTRATANTE se declara ciente do estilo artístico e técnico do CONTRATADO, através de portfólio online e impresso, não cabendo interferência do CONTRATANTE no resultado das fotos."

Citei esse ponto pra ela e ela concordou, disse que eu entreguei realmente o que ela tinha contratado, mas que esperava MAIS e eu não a surpreendi. Pedi mil desculpas e até entreguei mais fotos que o combinado, até mesmo um pequeno brindezinho na entrega do DVD.

Agora, não sei se por exemplo uma cláusula como essa seria atropelada ou não pelo juiz num caso desses. Eu ficaria putasso com um argumento desses, principalmente em balada de casamento eu corto cabeça de um moooonte de gente, além de pegar uma ou outra expressão hilária deles enquanto dançam... Mas esse é o meu estilo... tá no meu portfolio, tá nos meus álbuns...

Uma coisa que não entendi nessa matéria, e o EXIF das fotos com o horario delas, não foi usado como prova?

Gostei dessa cláusula  :assobi:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2019, 18:14:58
Nunca tive problemas!  :D

Brincadeiras à parte, já tive uma reclamação uma vez de uma mãe com as fotos do aniversário infantil da filha dela. Ela disse que eu não a surpreendi!
Sorte que a pouco tempo eu tinha colocado uma cláusula assim no meu contrato:

"11.4.   O CONTRATANTE se declara ciente do estilo artístico e técnico do CONTRATADO, através de portfólio online e impresso, não cabendo interferência do CONTRATANTE no resultado das fotos."

Citei esse ponto pra ela e ela concordou, disse que eu entreguei realmente o que ela tinha contratado, mas que esperava MAIS e eu não a surpreendi. Pedi mil desculpas e até entreguei mais fotos que o combinado, até mesmo um pequeno brindezinho na entrega do DVD.

Agora, não sei se por exemplo uma cláusula como essa seria atropelada ou não pelo juiz num caso desses. Eu ficaria putasso com um argumento desses, principalmente em balada de casamento eu corto cabeça de um moooonte de gente, além de pegar uma ou outra expressão hilária deles enquanto dançam... Mas esse é o meu estilo... tá no meu portfolio, tá nos meus álbuns...

Uma coisa que não entendi nessa matéria, e o EXIF das fotos com o horario delas, não foi usado como prova?
Verdade hein? Bizarro, se o cliente contratou o que viu, porém acho q o grande problema disso é que a fotografia é uma prestação de serviços...

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2019, 22:46:37
Brincadeiras à parte, já tive uma reclamação uma vez de uma mãe com as fotos do aniversário infantil da filha dela. Ela disse que eu não a surpreendi!
Sorte que a pouco tempo eu tinha colocado uma cláusula assim no meu contrato:

"11.4.   O CONTRATANTE se declara ciente do estilo artístico e técnico do CONTRATADO, através de portfólio online e impresso, não cabendo interferência do CONTRATANTE no resultado das fotos."

Gostei disso também.

A matéria também cita a falta de fotografia dos convidados como um adendo ao processo, e nessa parte eu tenho uma clausula.

"O contratado tem por obrigação capturar imagens dos noivos, e somente desses, sendo qualquer outra imagem capturada um adicional ao trabalho fornecido, no qual não cabe obrigatoriedade na sua captura e entrega."

Coloquei isso depois de uma situação que passei, onde a irmã do noivo, que era madrinha, não quis ficar na fila para as fotos protocolares, e foi pra mesa com o marido sem avisar ninguém, e ninguém deu falta, nem eu, nem a cerimonialista, nem mesmo os noivos, a sessão terminou e ela não veio, a sorte foi que no fim da festa alguém lembrou, e fiz a foto, mas já com a mesa toda bagunçada e quase sem decoração. Se essa foto passa batida, e o casal resolve criar caso, eu ia ter uma baita dor de cabeça.
Não sei se o Juiz "atropelaria" está clausula também, mas só por ter no contrato já pode dar uma esfriada nas intenções.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2019, 09:05:10
...

No meu tem uma clausula que não fala especificamente sobre isso, mas ACHO que cobre essa situação, não?

11.2.   O CONTRATADO não se responsabiliza por fotos que porventura não sejam realizadas devido à falta de tempo hábil ou por falta de pedido no dia do evento por parte da CONTRATANTE, ou até mesmo por fotos que venham a ser prejudicadas em função de outros profissionais, como: cinegrafistas, cerimonial, celebrante, etc.

Robei do contrato de alguem aí que nem lembro quando  :D
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2019, 09:38:38
No meu tem uma clausula que não fala especificamente sobre isso, mas ACHO que cobre essa situação, não?

11.2.   O CONTRATADO não se responsabiliza por fotos que porventura não sejam realizadas devido à falta de tempo hábil ou por falta de pedido no dia do evento por parte da CONTRATANTE, ou até mesmo por fotos que venham a ser prejudicadas em função de outros profissionais, como: cinegrafistas, cerimonial, celebrante, etc.

Robei do contrato de alguem aí que nem lembro quando  :D

Eu tinha uma clausula assim, mas o problema ai é que ela é muito vaga e deixa uma brecha enorme, digamos que a noiva não peça uma foto por esquecimento ou qualquer outro motivo, e passado o tempo ela reclame, como você vai provar que ela não pediu? Se ela bater o pé e dizer que pediu será sua palavra contra a dela.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2019, 10:18:07
Eu já passei por algo parecido, mas não cheguei a ser processsado.

A noiva fez o casamento numa capela, que apesar de lindinha, é minuscula. Aí ela colocou 100 pessoas na capela, e também um conjunto, com violoncelo, baixo acustico, violino e um tecladista.
Os quatro músicos naquele cantinho, à direita, onde tem um tecladinho e a faixa...

a foto peguei na web, apenas para ilustrar o tamanho da capela.

Aí fiz o casamento, a mulé resolveu reclamar que eu não fiz uma foto que ela queria, que era POR TRÀS dos músicos, pegando eles entre os intrumentos....
Ela disse que viu na net e pedi a foto...

Era uma BAITA de uma igrejona, daquelas catedrais, nem sei de que época eram, mas tinha muito espaço, cabia umas quatro capelinhas dentro.

A vaca me levou ao PROCON pra reaver seu dinheiro, alegando que não ficou satisfeita.

Eu imprimi a foto que ela mandou em 20x30, imprimi uma geral do casamento dela, com gente saindo pela janela, e imprimi uma fechadinha do conjunto, todo mundo apertado, que os caras nem conseguiam tocar direito. Levei junto com o notebook e as fotos do casamento dela.

Aí eu argumentei com mediador, que ela colocou São Paulo dentro de Maringá, e que era humanamente impossível eu fazer essa foto que ela queria, porque ainda não aprendi atravessar parades.

O cara entendeu, concordou comigo. Ficou olhando as fotos do casamento, tudo top, bonito, mas não tinha A foto que a trem queria.

Depois de uma hora e meia de discussão, concordamos em eu devolver o dinheiro referente ao álbum, porque a coitadinha estava insatisfeita, e não iria conseguir fazer um album que a agradasse.
Sim, eu ouvi ISSO.
Por uma foto que não tinha como fazer.


Tem que tomar cuidado com esses clientes. Pessoal gasta o rim na festa e depois fica endividado. Depois quer tirar de onde der, para reaver um pouquinho.



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2019, 10:23:13
Eu tinha uma clausula assim, mas o problema ai é que ela é muito vaga e deixa uma brecha enorme, digamos que a noiva não peça uma foto por esquecimento ou qualquer outro motivo, e passado o tempo ela reclame, como você vai provar que ela não pediu? Se ela bater o pé e dizer que pediu será sua palavra contra a dela.


Dellano, li sua mensagem, e cheguei a pensar em algo como um termo de dispensa, para o casal ou um deles assinar no fim da festa. Algo como:

"EU, FULANO DE TAL, DECLARO QUE DISPENSO O FOTOGRAFO CICRANO,
POR TER PRESTADO O SERVIÇO DIREITINHO,
FOTOGRAFADO TODO MUNDO QUE EU QUIS, MINHAS CARAS DE BEBADO E TALS....

FULANO DE TAL _________________________________________"

Mas aí esbarraria na questão de, além de encher o saco ter que assinar um documento no meio da festa, o cara pode sei lá, estar chapado e argumentar que não valeu...

Complicado.


Nos freelas de formatura que faço, quando formando recusa foto na mesa, pego o cartão de controle e escrevo "RECUSA DE FOTOS" e peço pra assinar. Enquanto não assina, não saio da beirada da mesa dele.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2019, 10:39:48

Tem que tomar cuidado com esses clientes. Pessoal gasta o rim na festa e depois fica endividado. Depois quer tirar de onde der, para reaver um pouquinho.
Sempre deveria imperar o bom senso, mas tem um povinho brasileiro que gosta de ser oportunista e acha que isso é o que vale, passar a perna nos outros é ser "vivo nesse mundo atual".
Infelizmente já aocnteceu comigo, em beeem menor escala, mas a pessoa vai lá no estúdio faz a seleção das fotos, era uma apresentação de ballet, ai um tempo depois de receber as fotos impressas ma procura dizendo que não tinha escolhido determinadas fotos que devo ter errado, pq a cara da menina tava "feia", parecendo uma deficiente, pronto deixa essas fotos aqui que fazemos a seleção que "vc quer".

Ai depois conversando com minha assistente chegamos a conclusão de que certas pessoas, no caso a academia de ballet, merecem certos fotografos da minha cidade, que fazem mais barato e ainda não entregam o material direito. Não participarei mais da pesquisa de preço deles, das 50 bailarinas que fiz as fotos de estúdio e palco a única que criou problema foi a dona da academia, sempre chorando descontos e "brindes" ah vá. Sem contar que várias mães fizeram brigas pra que não fosse o "outro" o fotografo, na votação acabaram optando pelo "mais caro" na situação, justamente pela qualidade e entrega nos prazos. Todo o final de ano eles fazem a apresentação, meu estúdio vai estar aberto para as mães que quiserem fazer comigo as fotos, e já soube que não são poucas haha.

Na minha pequena cidade a gente conhece várias pessoas e muitos aniversários faço sem contrato, a mãe e amiga/conhecida, já fez um monte de fotos e já conhece meu trabalho, se eu fico meio assim ou o evento envolve "bastante" material a ser entregue faço contrato certinho. Pessoas desconhecidas só com contrato mesmo que seja um simples batizado haha.

O que temos de clientes que criam situações que os favoreçam depois do evento não é fácil, acho que já planejam contratar e passar a perna depois pq não tem como pagar e eles sabem disso. É a única explicação. :ponder:

« Última modificação: 29 de Julho de 2019, 10:50:39 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2019, 17:31:13
"11.4.   O CONTRATANTE se declara ciente do estilo artístico e técnico do CONTRATADO, através de portfólio online e impresso, não cabendo interferência do CONTRATANTE no resultado das fotos."

Rapaz, eu tinha colocado isso no meu contrato, mas hoje estava pensando cá com os meus botoes, e acho que isso pode se tornar um grande tiro no pé!

Vou falar por mim.
Com uma média de mil fotos em um casamento, separo uma média de 20 fotos, as que considero melhores, e uso de portfólio. Uma média de 2%, mas vamos chutar alto, que uma média de 10% das fotos sejam dignas de portfólio, e o restante? No meu caso, a grande maioria das fotos de um casamento, são retratos comuns, bem fotometrados e tecnicamente dentro dos parâmetros, mas nem de longe são fotos autorais.

E se a noiva leva para o tribunal, o seu portfólio, e as "mil" fotos que você entregou, alegando que não estão iguais?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2019, 04:36:26
Insira fotos em um blog anexo ao site e altere a clausula.

P. S. Que terror ein....



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2019, 15:39:24
Tem outros casos acontecendo, mas nao quero mais nem ver. .. 

Muito problema.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2019, 15:45:29 por Leonardo Tonin »